O solo arenoso, pelas suas características específicas, apresenta uma certa dificuldade tanto para os veranistas como para os produtores agrícolas industriais. Esse solo necessita de enriquecimento e tratamento especial. Também é importante saber o que cresce bem em solos arenosos pobres e soltos, porque é adequado para uma gama restrita de plantas ornamentais, frutíferas, vegetais e frutos silvestres.
Especificidades do solo arenoso
Os solos arenosos têm certas vantagens sobre outros:
- Alta permeabilidade à água.A precipitação e a água durante a irrigação penetram profundamente no solo, não estagnam e não provocam o apodrecimento de raízes sensíveis.
- Aquece rapidamente e retém o calor mesmo em tempo frio, por exemplo, causado pela chuva.
- Este solo é solto, as raízes crescem bem e é fácil de cavar e cultivar.
- É excelente para o cultivo de plantas resistentes à seca, cujas raízes não toleram o excesso de umidade.
Esses terrenos também têm desvantagens:
- Não é capaz de reter umidade. Depois de regar ou chover, penetra rapidamente no solo, mas seca com a mesma rapidez.
- Contém poucos minerais e, quando adicionados, são rapidamente eliminados e transferidos para as camadas inferiores do solo.
- Há muito pouca matéria orgânica no solo arenoso e, mesmo com aplicação regular, ela se decompõe rapidamente.
- Essas terras devem ser regadas e fertilizadas regularmente.
Quando todas as características e características específicas são levadas em consideração, ele pode ser utilizado com sucesso no cultivo de diversas plantas.
Dicas para melhorar o solo
Para tornar as areias tão adequadas quanto possível para o cultivo de plantas, elas precisam ser cultivadas e melhoradas. Vários métodos são usados para isso.
Argila
A principal razão para a baixa aptidão do solo com predominância de areia é a sua rápida secagem, devido à sua estrutura solta e maior permeabilidade. Para melhorar as características técnicas do solo e seu valor nutricional, utiliza-se argila - 3 baldes por metro quadrado de terreno.
Uma característica importante do processo é que a argila é adicionada apenas no estado de pó seco. Se tiver grumos, eles não se misturarão com a areia por muito tempo e a argila não dará resultado.
A aplicação de argila é um processo trabalhoso e caro, por isso pode ser caro executá-lo em grandes áreas. É mais adequado para uma pequena casa de verão ou jardim.
Cobertura morta com matéria orgânica
O solo arenoso precisa ser corrigido com doses generosas de fertilizantes orgânicos, principalmente estrume semi-apodrecido, composto ou turfa não ácida. Isso deverá ser feito com frequência e regularidade, principalmente nos primeiros anos de operação do site. O mesmo se aplica à aplicação de fertilizantes minerais.
Quando apodrecida, a cobertura orgânica melhora a estrutura e enriquece-a com matéria orgânica e nutrientes.
Plantando adubo verde
Semear plantas com adubo verde no início da primavera proporciona uma colheita abundante de folhagens e raízes, e cavar no outono enriquece-a com matéria orgânica. Nesse solo, as raízes e a massa verde superaquecem rapidamente, formando húmus e depois uma camada de húmus. Várias plantas cultivadas crescem bem nele.
Para isso, utilizam-se ervilhas, tremoço anual, mistura de ervilhaca e aveia e outros adubos verdes. No final da estação de crescimento, as colheitas são desenterradas ou enterradas no solo.
O que você pode plantar?
Com tecnologia agrícola de alta qualidade, diversas variedades de culturas ornamentais, frutas, frutos silvestres e vegetais podem ser cultivadas em areias melhoradas.
Culturas frutíferas
Os solos arenosos são caracterizados por maior frouxidão, de modo que as raízes penetram profundamente neles. Mas as plantações jovens precisam de cuidados intensivos e rega até que as raízes estejam bem estabelecidas.
Morangos e arbustos de bagas crescem bem nesses solos: groselhas, groselhas, amoras, madressilva, bérberis, chokeberry (chokeberry) e espinheiro.
Se você quiser cultivar plantas frutíferas - cerejas, ameixas e macieiras - terá que adicionar uma quantidade significativa de húmus, outras matérias orgânicas, nutrientes do solo e minerais. Eles não crescerão em areia limpa.
Plantas ornamentais
Coníferas e coníferas crescem bem entre arbustos e árvores ornamentais, assim como espinheiro, bexiga, lilás, bérberis e tojo. Eles têm raízes longas e poderosas que os ajudam a se ancorar no solo e alcançar a água. Mas nos primeiros anos após o plantio, as mudas precisarão de muitos cuidados.
Também nessas áreas você pode cultivar plantas com flores, entre elas as melhores perenes: lavanda, erva-de-gato, freixo, euforia, anêmona, orégano, coreopsis, alyssum, pata de gato, mil-folhas e muitas outras.
Plantas alpinas como sedum, phlox, pervinca, arabis, speedwell e assim por diante crescem bem nesses solos. Você também pode fazer gramados - ingleses e grama, claro, desde que saturados de matéria orgânica e regados.
Legumes e verduras
A vegetação mais óbvia para terras arenosas são os melões, especialmente as melancias. Eles têm raízes longas e poderosas, fortalecem o solo e ficam suculentos, doces e açucarados.