Os avicultores prestam grande atenção à nutrição do gado alado nas fazendas. Misturas feitas levando-se em consideração a necessidade das aves em minerais e vitaminas afetam os indicadores de produtividade. Portanto, são impostas exigências maiores à composição da ração para codornas. Adultos e pintinhos requerem ingredientes diferentes para o desenvolvimento normal.
Vantagens e desvantagens dos alimentos compostos para animais
A base da ração são os grãos, aos quais foram adicionadas substâncias benéficas.
Os kits prontos têm seus prós e contras.
As vantagens da ração pronta superam os inconvenientes, como curto prazo de validade e custo do produto.
Composição do produto
Os fabricantes incluem todos os elementos necessários para o crescimento em produtos alimentícios para codornas.
Esquilos
O componente mais importante da ração são as proteínas. Dependendo da idade, as codornas necessitam de diferentes quantidades da substância:
- Para o desenvolvimento normal no primeiro mês de vida, os pintinhos consomem alimentos cujo teor de proteínas é de pelo menos um quarto do volume total de componentes úteis.
- Nos próximos 14 dias, a quantidade de proteína é reduzida para 17-24%.
- As misturas de codornas adultas adicionam 16% de proteína.
- 21% é o limite calculado para galinhas poedeiras.
Os agrônomos calcularam que esta distribuição da substância é ideal para aves em diferentes períodos de vida.
Carboidratos
Os carboidratos afetam a atividade locomotora das codornas. Os principais fornecedores de reservas energéticas são as usinas de grãos. As misturas prontas geralmente incluem grãos como trigo e cevada. A composição também é complementada com milho ou milho.
A aveia é utilizada na alimentação em pequenas quantidades, principalmente não processada. A casca representa um perigo para os pintinhos. O trato gastrointestinal de animais jovens não está adaptado para processar matéria sólida. Tal produto pode levar ao bloqueio do esôfago e causar a morte da ave.
Outros suplementos nutricionais
Aminoácidos úteis, bem como minerais e vitaminas, são incluídos na ração para garantir o rápido crescimento das aves e prevenir a ocorrência de doenças. A deficiência de certos elementos leva à falha dos processos metabólicos do corpo. Suplementos populares:
- A necessidade de vitaminas E e B é suprida pelo farelo e bolo de sementes de girassol.
- Levedura, sal e alimentos verdes servirão como fonte de várias substâncias úteis.
- Farinha (osso ou peixe) como fornecedor adicional de proteína.
- O cálcio é fornecido por giz e rochas transformadas em pó.
Os pintinhos geralmente recebem leite desnatado em pó. Outros tipos benéficos de suplementos minerais:
- Cascas pré-trituradas.
- Cinzas.
- Preparações de cálcio.
- Grãos germinados - no inverno.
Para obter o máximo benefício, a alimentação é fornecida estritamente dentro do cronograma.
Tipo industrial de ração
As misturas prontas são especialmente comuns entre os avicultores novatos. Os fabricantes forneceram kits diferentes para animais jovens e codornas que atingiram a maturidade sexual. Em diferentes idades, são utilizadas misturas rotuladas como PC, de 1 a 6.
Para garotas
Preparar a mistura sozinho leva muito tempo e erros na dosagem afetarão o crescimento e a saúde dos pintinhos. A linha “Start” foi desenvolvida para codornas jovens. A ração composta leva em consideração todas as necessidades nutricionais de um corpo frágil e, para comodidade dos bebês, o produto é triturado.
É benéfico para pintinhos de 1 mês consumir grãos de 3x3 mm, enriquecidos com os aditivos necessários. Esta dieta promove ganho de peso e fortalece o sistema imunológico. Os agricultores consideram a mistura número 5-41 a melhor.
À medida que as codornas envelhecem, o teor de proteína e a dosagem de outros elementos nos kits prontos são ajustados.
Para um pássaro adulto
Variedades de rações para aves em idade reprodutiva são menos nutritivas, mas contêm um grande número de componentes que promovem ganho de peso acelerado e mantêm a saúde. O conjunto PC 1-24 é considerado universal para galinhas poedeiras. A composição é selecionada de forma a fortalecer a casca e aumentar a produtividade dos produtores. Para codornas poedeiras, também é recomendável adquirir kits marcados como DK-52, e para raças de carne – DK-53. Todos os tipos de rações industriais são diluídos em água antes do uso.
Como fazer ração composta em casa
Para alimentar codornas, os agricultores experientes preferem selecionar suas próprias misturas alimentares. O custo das formulações do tipo faça você mesmo será menor que o dos kits industriais.
Os kits geralmente são baseados em culturas de grãos. Legumes e frutas da estação são usados como aditivos, diferentes elementos são selecionados. Etapas de preparação do produto:
- Os componentes são limpos de danos e podridão e lavados.
- Cozinhe por 45 minutos.
- A mistura resultante é amassada até obter consistência de purê.
- Cascas de ovos ou cascas de casca são mergulhadas em água fervente e depois esmagadas.
Na hora de criar kits de codornas, é aconselhável seguir as normas de proteínas e carboidratos para diferentes faixas etárias.
Como dar corretamente
Para alimentar os pintinhos pela primeira vez, a comida não é colocada em um comedouro, mas no chão ou em um pano de cor viva que vai chamar a atenção dos bebês. No futuro, siga as seguintes recomendações:
- Dê comida às codornas em temperatura ambiente.
- Durante os primeiros 7 dias, a comida é dividida em 5 partes todos os dias e gradualmente transferida para uma dieta de 3 refeições.
- Os restos de comida do comedouro são removidos após 2 horas.
Também é importante manter a água limpa. Para desinfecção, as codornas são soldadas com uma solução de permanganato de potássio de baixa concentração.
Cada agricultor escolhe independentemente o tipo de ração para codornas. Os avicultores aconselham combinar misturas feitas em fábrica e caseiras. É melhor usar kits industriais para alimentar os pintinhos. O volume da ração é pequeno, mas a composição contém elementos vitais na dosagem correta. Aves adultas tolerarão mais facilmente desvios da norma.