Para preservar a colônia de abelhas para o próximo ano, ela deve ser cuidadosamente preparada no inverno. É importante que as colmeias sejam de alta qualidade e bem isoladas. Nesse caso, a disponibilidade dos alimentos necessários é considerada uma condição importante para as abelhas. Para isso, o apicultor deixa mel para os insetos. No entanto, nem todo apicultor sabe exatamente quantos quadros precisam ser deixados na colmeia durante o inverno.
Características das abelhas invernantes
Em regiões com condições climáticas adversas, é importante fornecer aos insetos condições adequadas de inverno. Muitas vezes isso requer mover o enxame para uma cobertura.
Neste caso, os preparativos para o inverno incluem o seguinte:
- manutenção de parâmetros de umidade adequados;
- isolamento térmico;
- criando condições confortáveis;
- conveniência das entradas.
Para esperar o inverno no apiário, você pode usar capas. Eles são feitos de um material de cobertura especial. No entanto, isso acarreta certos custos. As colmeias podem ser combinadas em uma única estrutura e deixadas nesta forma por vários meses. Em invernos com neve, os montes de neve podem ser usados como abrigo. De qualquer forma, é importante que o apicultor cuide da secura e da ventilação.
Quantos quadros de mel as abelhas devem deixar para o inverno?
Para salvar todas as abelhas para o próximo ano, é importante estimar corretamente a quantidade necessária de mel. Além de alimentar os insetos, é preciso encontrar um local para o inverno. Em climas quentes, o consumo de mel será mínimo. Além disso, no frio aumentarão 40%.
Manter colmeias em uma sala quente no inverno
As abelhas devem passar o inverno com comida. Ao manter os insetos dentro de casa, eles precisarão de 8 quilos de mel. Esse valor é suficiente para 1 família. Não é aconselhável deixar quantidade menor. A deficiência nutricional fará com que a produção de ovos diminua. Além disso, as abelhas precisam ser alimentadas com calda de açúcar. Para prepará-lo, recomenda-se combinar o açúcar com água e vinagre.
Invernando lá fora
Se não for possível mover as colmeias para dentro de casa, elas podem ser deixadas do lado de fora. Porém, primeiro a estrutura precisa ser isolada. Neste caso, será necessária mais ração. Para 1 colônia de abelhas, devem ser utilizados 11 quilos da substância.
Preparação de molduras
Antes de usar alimentos adicionais, os apicultores devem prestar atenção ao preparo do ninho para o inverno. A vida em baixas temperaturas depende de sua condição.A principal condição é a instalação de feed. Seu volume é determinado pela força da família.
Neste caso, você deve se concentrar nos seguintes parâmetros:
- famílias fortes precisam de 8 a 10 quadros;
- Em média, 6 a 8 quadros são suficientes;
- famílias fracas requerem de 5 a 7 quadros.
É importante que as molduras sejam preenchidas com mel e lacradas. Estruturas com 2 a 2,5 kg de néctar são consideradas mel completo. Variedades leves devem ser usadas como alimento principal. Nesse caso, a tarefa do apicultor é verificar se o produto contém aditivos de melada. As substâncias que os contêm não podem ser deixadas durante o inverno, pois há risco de morte.
Para verificar se há impurezas, você deve usar os seguintes métodos:
- Colete 1 colher de sopa de mel de diferentes favos e misture com a mesma quantidade de água. Dilua a mistura com 10 partes de álcool e agite. Quando aparece um sedimento turvo, podemos falar da presença de melada na composição. Se a massa permanecer limpa, o produto pode ser utilizado nas abelhas no inverno.
- Misture mel com água de limão e ferva. O aparecimento de flocos indica a presença de melada.
Durante o inverno, fertilizantes adicionais podem ser introduzidos. Para isso, é permitido o uso de kandi, xarope de açúcar e mel natural. Recomenda-se alimentar as abelhas levando em consideração o tamanho e a saúde da colônia.
Termos e regras para colocação de molduras com mel
A preparação das colônias de abelhas para o inverno pode ser diferente - tudo depende das características regionais. Se o clima é caracterizado por invernos frios e baixas temperaturas à noite, é preciso começar a se preparar em setembro. No sul, isso é feito mais tarde - na primeira quinzena de outubro.
Ao colocar quadros, vale a pena considerar vários recursos:
- Coloque molduras com baixo teor de cobre na parte central da colmeia. Isso é necessário para acomodar famílias em um clube familiar.
- Coloque molduras totalmente de cobre ao longo das bordas. Eles devem ir claramente um após o outro.
- O número de quadros deve ser selecionado de acordo com o método de armazenamento. Se os insetos estiverem densamente colocados em 6 quadros, eles precisam de 7 para hibernar.
- Antes de serem colocadas na cabana de inverno, o estado das colmeias é avaliado novamente. Se as molduras nas bordas não estiverem totalmente preenchidas com o produto, elas serão substituídas por outras totalmente de cobre.
- Em ambientes quentes, recomenda-se instalar 2 a 3 molduras a mais do que em ambientes externos.
O inverno das abelhas é caracterizado por muitas nuances. Para que tenha sucesso, é importante seguir rigorosamente as recomendações de apicultores experientes. O ponto principal é a alimentação correta dos insetos. Também é importante saber de quantas armações as abelhas precisam e como colocá-las corretamente na colmeia. Ao mesmo tempo, a escolha correta da nutrição afeta o desenvolvimento das abelhas adultas e sua produtividade adicional.