Muitos apicultores são forçados a organizar as abelhas no outono. Este procedimento é considerado familiar e inevitável em quase todos os apiários. Normalmente, no final do verão, há uma ou mais colônias fracas que não sobreviverão ao inverno. Nessa situação, é necessário unir as famílias. Isso ajuda a aumentar a produtividade durante a colheita do mel. Este procedimento pode ser realizado de diferentes maneiras.
Objetivos da associação
Do início da primavera até a chegada do outono, os apicultores monitoram o estado do apiário.Se a colônia de abelhas sobreviveu ao inverno e há pelo menos 6 quadros e ninhadas na colônia, estamos falando de uma composição de resistência média. Graças à presença de uma rainha reprodutiva, o enxame poderá ficar mais forte. Além disso, sua composição aumentará. Como resultado, uma família forte irá para o inverno.
Ao mesmo tempo, as colônias de abelhas fracas não terão tempo para criar, até a chegada do outono, um número suficiente de indivíduos jovens que possam sobreviver com sucesso ao inverno. Se as abelhas pararem de aceitar subornos para aquecer os bebês, a abelha rainha deixará de botar ovos. Ao mesmo tempo, as abelhas operárias começarão a coletar mel. Nessa situação, no final do outono haverá muito produto, mas poucos insetos. Essa família não conseguirá sobreviver ao inverno.
Assim, considera-se que a principal tarefa da unificação outonal das famílias é aumentar o seu número. Para fortalecer o ninho, você precisa combinar vários compostos fracos em um. Isto ajudará a aumentar a produtividade durante o período de colheita do mel. Esse apiário se tornará lucrativo e gerará renda para o apicultor.
Se houver uma colônia de abelhas sem rainha na fazenda, ela deverá ser combinada com uma colônia completa. Se não houver células da rainha na ninhada ou se a jovem rainha aparecer tarde demais e não puder ser fertilizada no início de setembro, a coleta de mel será interrompida. Se as medidas não forem tomadas a tempo, essa família não conseguirá sobreviver ao inverno.
Condições e termos necessários
O momento da fusão depende do motivo deste procedimento. Se o objetivo dela é formar uma família para uma boa colheita, é necessário conectar as colônias antes da coleta principal de mel. Para que as abelhas sobrevivam facilmente ao inverno, é recomendável unir as famílias em setembro.
A viabilidade deste procedimento é determinada pela análise do estado da colônia. Colônias de abelhas promissoras atendem às seguintes características:
- sem sintomas de infecção;
- existe um útero fertilizado, que possui excelente capacidade de postura de ovos;
- a quantidade de mel selado atende aos padrões;
- há um número suficiente de abelhas.
Se um ou mais problemas forem identificados durante o exame, as famílias precisam ser ajustadas. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de as colônias morrerem no inverno. Mesmo que isso não aconteça, o enxame ficará incapacitado na primavera.
Métodos possíveis
Existem muitos métodos para unir colônias de abelhas. Isso permite que cada apicultor escolha a opção mais adequada para si. É importante realizar este procedimento com bom tempo, quando os drones voam em busca de néctar.
Com alimentação
Para unir as colônias de abelhas desta forma, é importante realizar trabalhos preparatórios. Um favo de mel com mel deve ser colocado na clava fraca. Eles devem estar um terço ou meio cheios. Depois de algumas semanas, a fertilização precisa ser feita novamente. Isso ajudará a tornar os insetos menos agressivos. No total, faça 2-3 mamadas.
Através da partição
Este método de conectar colônias de abelhas requer certas habilidades do apicultor. Uma colmeia com uma família fraca deve ser gradualmente transferida para uma forte - 1-2 metros em 3 dias. Então precisa ser instalado em uma colmeia aberta de uma família forte.
Primeiro você precisa colocar uma divisória de qualquer madeira entre as casas. Após 3 dias, os insetos se adaptam ao cheiro de outra família.Nesta fase, a partição pode ser removida. Recomenda-se fazer isso à noite.
Através do jornal
Este método é usado com bastante frequência na apicultura. É utilizado quando a maior parte das plantas melíferas termina de florescer, geralmente em meados ou final de setembro. Para unir colônias de abelhas dessa forma, você precisa fazer o seguinte:
- Mova gradualmente a colméia onde a família realocada está localizada.
- Remova a rainha de uma colônia fraca. Isso é feito 5 horas antes da unificação.
- Trate os ninhos com uma mistura aromática. Você pode adicionar medicamentos para prevenir a varroatose.
- Coloque um jornal na moldura de uma família forte.
- Coloque um alojamento com uma colônia fraca por cima.
Os insetos irão gradualmente mastigar o papel e retirar seus restos da colmeia. O tempo de trabalho conjunto será suficiente para a adaptação ao bairro.
Pulverização
Para melhorar a associação dos insetos, recomenda-se polvilhar os favos de mel com calda de açúcar líquida. Recomenda-se adicionar substâncias odoríferas. Após a combinação, as abelhas começam a lamber ativamente a massa umas das outras. Graças a isso, seus cheiros se misturam, o que ajuda a diminuir o nível de agressão a estranhos.
Pela passarela
Para conectar colônias de abelhas dessa forma, é recomendável mover as casas dos insetos umas em direção às outras. Nesse caso, eles precisam ser entregues gradativamente. Para uma colmeia com uma família forte, você precisa colocar um pequeno pedaço de madeira compensada em ângulo. Ao mesmo tempo, ele deve chegar à última cela. Antes da realocação, os úteros dos mais fracos devem ser removidos. Além disso, precisa ser preservado.
Ao voar, você precisa de tempo para borrifar os insetos na prancha com açúcar doce e solução aromática. Graças a isso, ambas as casas adquirirão o mesmo cheiro. Se sobrarem abelhas na colmeia, elas precisam ser sacudidas para a passarela. Como resultado, eles próprios se mudarão para a nova casa. Ao mesmo tempo, os insetos não podem ser apressados. Isso fará com que eles saiam do apiário.
Precauções básicas
Para que o procedimento seja bem-sucedido, é importante seguir estas regras:
- adicione um enxame fraco a um forte;
- uma família doente não deve ser unida a outra saudável, para não transmitir infecções;
- Indivíduos de raças diferentes não podem ser alojados na mesma casa;
- É proibido combinar abelhas pacíficas com abelhas agressivas;
- na hora de escolher uma rainha, é preciso dar preferência a um indivíduo mais produtivo - ela precisa ser colocada sob um capô por vários dias;
- o trabalho deve ser feito à noite - as abelhas operárias cansadas aceitarão estranhos com mais calma.
A colônia que será alojada deve estar bem alimentada. Isso evitará que a família anfitriã considere as novas abelhas como ladrões.
Dicas e truques
Para que a unificação das famílias leve aos resultados desejados, devem-se seguir as seguintes regras:
- é melhor colocar as famílias em uma colmeia nova e inodora - isso ajudará a realizar o procedimento com tranquilidade;
- na nova família é necessário deixar apenas uma rainha;
- O procedimento deve ser realizado em clima quente e seco;
- Não é recomendado combinar representantes de raças diferentes.
A associação de abelhas no outono é considerada um procedimento difícil. No entanto, muitas vezes surgem situações em que é impossível prescindir dele. Para que a manipulação seja bem-sucedida, é importante escolher o método correto para sua implementação. Seguir as recomendações de apicultores experientes também é de grande importância.