A enxameação é o processo natural de separação de uma nova colônia de abelhas. Se não for controlado, o apicultor pode perder um grande número de insetos jovens e fortes, o que acabará por afetar a quantidade de mel coletado. Portanto, a tarefa do apicultor é controlar a formação de enxames. Uma história detalhada sobre o método de Taranov contra a enxameação de abelhas será do interesse de iniciantes e apicultores experientes.
Razões para enxameação
O início da enxameação pode ser desencadeado por vários fatores:
- muitos indivíduos, colméia lotada;
- a velha rainha não produz mais feromônios suficientes;
- má ventilação do apicultor;
- superaquecimento da colmeia;
- uma entrada, as abelhas não conseguem entrar na colmeia por muito tempo, pois voam em um riacho denso;
- falta de molduras para mel cheias de néctar e pólen;
A enxameação é um sinal de uma colônia de abelhas forte e saudável. Os sinais de que o processo está prestes a começar são:
- aumento do ruído na colmeia;
- aquisição de crias de zangões por abelhas;
- a rainha não semeia cria;
- formação de células rainhas por insetos.
Existem várias maneiras de prevenir o processo.
Descrição do método anti-enxameação Taranov
Este método de enxameação artificial foi proposto pelo professor G.F. Taranov e recebeu seu nome. Os insetos chegam ao estado de enxameação, por isso é importante estar constantemente no apiário nesse período para não perder o momento de preparar as abelhas para a enxameação.
O quadro de Taranov, que ele próprio chamou de “uma entrada para isolar enxames de abelhas de uma colônia”, é uma invenção simples e eficaz. É instalado próximo à colmeia e serve para coletar enxames de abelhas. Os apicultores ingleses foram os primeiros a avaliar o método. Chegou até nós da Inglaterra, o termo “conselho de Taranov” foi incluído em manuais de apicultura estrangeiros e em um dicionário explicativo de termos de apicultura. Esta técnica anti-ervas é frequentemente usada pelos apicultores, mas alguns a consideram muito trabalhosa.
Regras de aplicação
Opta-se por um dia quente, as abelhas fumigam-se com fumaça. Às vezes é até preciso bater na colmeia, porque os insetos precisam coletar mel em suas lavouras. A uma distância de 10-15 centímetros do furo da torneira com ligeira inclinação há uma folha de compensado. A borda inferior da folha fica no chão, a parte superior está localizada no nível do furo da torneira. As bordas da folha de compensado estão untadas com geleia real.
Depois disso, as abelhas são sacudidas das molduras para a folha.Às vezes, os apicultores colocam um lençol ou cobertor no chão próximo ao tabuleiro.
E as abelhas são sacudidas sobre ele. Depois disso, os insetos iniciam sua jornada ao longo da chapa de compensado.
Desta forma, a colônia de abelhas é dividida. As abelhas da colméia retornam para a casa, uma nova rainha é colocada com elas ou restam 1-2 realeiras e os insetos criam uma nova rainha. Uma rainha da colônia é colocada com insetos jovens prontos para enxamear. Os insetos se acumulam na parte de trás do compensado e ao longo das bordas da estrutura de extensão.
Os insetos que se reuniram em um enxame só podem ser sacudidos em um enxame e colocados em um local fresco, após o que o clube é transferido para uma nova colmeia e uma rainha é adicionada, ou a célula da rainha é deixada e os próprios insetos escolherá a rainha.
A enxameação artificial permite que famílias fracas se unam. Não há necessidade de pegar o enxame voador e removê-lo das árvores altas. As abelhas rapidamente esquecem o caminho para a antiga colmeia e começam a construir um novo lar.
O método Taranov é usado por apicultores iniciantes e experientes. A simplicidade e confiabilidade deste método de separação de colônias de abelhas permitiram que nossos apicultores e os estrangeiros não perdessem enxames, aumentassem o número de insetos e a quantidade de mel coletado.