A enxameação é um processo comum para abelhas selvagens, através do qual as colônias são separadas e a população de insetos aumenta. Na maioria dos casos, os apicultores não precisam dessa reprodução (um aumento descontrolado no número de indivíduos pode começar no apiário). Nas colmeias de 12 quadros, eles tentam usar métodos anti-enxame para evitar a formação de colônias adicionais.
- Biologia do processo
- Divisão de famílias por meio verão
- Ninhada aberta adicional
- Método Vitvitsky
- Placa no útero
- Grade divisória
- Trabalho de criação
- Mudança do útero e manutenção dos dois úteros
- Método Demari
- Técnica de Dernov
- Método Taranov
- Cortando células-rainha do enxame
- Formação de camadas
- Medidas de prevenção
Biologia do processo
A separação de novas famílias é uma propriedade inerente ao programa biológico dos insetos, ocorre naturalmente e é considerada uma característica distintiva de uma colônia de abelhas em desenvolvimento padrão. Razões pelas quais a enxameação começa:
- aumento significativo da temperatura na colmeia - assim que o nível ultrapassar +36 °C, o programa de reassentamento é ativado;
- com um aumento acentuado no número de indivíduos (geralmente após a reprodução no período primavera-verão), a “casa” fica lotada, o que também se torna um sinal para a formação de colônias filhas de abelhas;
- a família não tem suborno habitual - isso significa que as abelhas estão descansando e “na ociosidade” começam a procurar novos lugares onde possam fazer subornos.
Atenção! As espécies de abelhas não enxameiam da mesma maneira. Algumas espécies se dispersam espontaneamente - até 12 colônias de abelhas separadas (às vezes mais) podem se formar em um curto período de tempo. Para outros - por exemplo, cruzamentos com a raça georgiana - este é um fenômeno pouco frequente com o qual o apicultor praticamente não tem problemas.
Divisão de famílias por meio verão
O método consiste em dividir o número atual de abelhas em duas metades aproximadamente iguais. As condições necessárias:
- os bandos na primavera devem ser suficientemente estáveis e bem alimentados para suportar facilmente o reassentamento (até o final de maio, os ninhos devem estar cheios);
- Deve haver várias rainhas densas disponíveis.
Processo - durante o verão, uma colmeia vazia é trazida para a metade forte, onde as molduras foram previamente movimentadas (é importante que no seu interior estejam presentes abelhas, mel, pão de abelha e ninhada). É bom que você consiga rastrear onde está o útero, mas não precisa procurá-lo especificamente.
Atenção! Para que o reassentamento ocorra de maneira uniforme e sem problemas, a nova colmeia deve copiar a antiga em forma, tamanho e cor.As casas são afastadas umas das outras, uma pode ficar no mesmo lugar.
Ninhada aberta adicional
Esta opção é preferida pela maioria dos apicultores. Recursos do processo:
- a criação aberta está presente em pequenas quantidades e é produzida mais geleia real do que o necessário;
- as abelhas começam a consumir quantidades desnecessárias de leite e, com o tempo, ocorrem excessos;
- então, indivíduos supersaturados começam a botar ovos não fertilizados;
- a certa altura, estes passam a ser maioria e, durante a coleta do mel, começam a enxamear, o que precisa ser evitado.
Método Vitvitsky
A base desta técnica, utilizada na apicultura para evitar a enxameação, é a divisão de um ninho ocupado. É necessário utilizar uma estaca vazia adicional, com a qual é necessário separar o ninho. Depois disso, um espaço vazio se formará, as abelhas começarão a ocupá-lo e não sobrará tempo nem energia para se dividir em novas famílias.
Placa no útero
Uma opção adicional, que se realiza da seguinte forma:
- é necessário levar uma moradia sobressalente de casa;
- Anexe um fundo separado (de preferência feito de madeira compensada) por baixo;
- os quadros com a rainha são movidos para um novo local;
- a ninhada e a célula real são deixadas no lugar;
- nas demais molduras são acrescentados alimentos e ração seca, e a estrutura é coberta com lona;
- A caixa sobressalente é instalada na parte superior.
Atenção! Este método é utilizado quando não foi possível evitar a enxameação de abelhas - a divisão dos insetos em famílias tornou-se perceptível (início do processo) e novas células-rainha começaram a ser colocadas.
Grade divisória
O nome do método indica o método de trabalho para combater uma possível enxameação de abelhas nos canteiros. O elemento está posicionado para separar a ninhada em crescimento da rainha. A parte superior do corpo da caixa é separada e uma grade é colocada entre a parte superior e inferior. Para evitar que a rainha “escape” para a parte inferior do corpo, ela deve ser retirada da colmeia por um curto período de tempo.
Trabalho de criação
A seleção se resume a reduzir o número de indivíduos propensos à enxameação. Processo:
- você precisa escolher rainhas calmas e abelhas bastante resistentes;
- então, com base nos indivíduos selecionados, eclode uma nova ninhada;
- os ovos de abelhas machos “ativas” devem ser sistematicamente destruídos;
- A rainha é escolhida para ser de raça pura.
As rainhas mais resistentes e férteis vêm de colônias que não enxameiam há vários anos. Mais detalhes no próximo vídeo.
Mudança do útero e manutenção dos dois úteros
A substituição de úteros antigos é uma operação planejada. Os jovens se reproduzem mais, a família cresce mais rápido e isso, por sua vez, tem um efeito positivo na coleta de mel. O procedimento é realizado na primavera. Nas colmeias onde a rainha é trocada regularmente, as abelhas calmas se reproduzem e o inverno é tolerado com mais facilidade.
Atenção! Além de mais ninhada, as rainhas jovens têm outra vantagem. Estes emitem feromônios especiais que reduzem o desejo das abelhas de se reproduzir e, portanto, de enxamear.
O alojamento com duas rainhas também tem um efeito positivo na prevenção da enxameação. A segunda rainha é plantada e separada por uma treliça, por onde a rainha não caberá, mas as demais poderão penetrar até ela para fecundação.
Método Demari
Este método distingue-se pela utilização de uma habitação com dois edifícios. A tarefa do apicultor é aumentar rapidamente a área de vida da colônia de abelhas. Abaixo é instalada uma grade que ajuda a controlar a vida da rainha. Use as seguintes opções:
- de um lado ficam a rainha e a treliça com ninhada, as restantes são transferidas para o segundo edifício, separadas por uma moldura com favos de mel e fundação;
- a rainha é colocada no favo de mel e as abelhas jovens são transferidas para o segundo prédio;
- a ninhada e a rainha ficam na mesma habitação.
O método é utilizado por alguns apicultores, mas requer prática para escolher o melhor curso de ação.
Técnica de Dernov
Existem três variações desta técnica:
- Durante o dia, o enxame é transferido para um quarto escuro (por exemplo, um porão), a ninhada é separada, à noite as abelhas são devolvidas ao seu antigo local, uma extensão adicional é colocada, os insetos começam a se instalar, a enxameação cessa ;
- os indivíduos voadores são colocados na segunda colmeia, um é transferido para o local onde começou a enxameação, após o que os insetos começam a destruir as células reais, e a habitação é transferida para o local antigo;
- a célula real selada é deixada, destruindo a rainha velha, novos crescimentos são removidos (para evitar o crescimento de rainhas jovens).
Os métodos também precisam ser testados; famílias de raças diferentes não reagem da mesma maneira às mudanças.
Método Taranov
A técnica deste apicultor consiste em realizar várias etapas:
- os insetos em enxame são separados da família principal;
- é necessário garantir que os indivíduos coletem mel em suas lavouras;
- a casa é fumigada;
- o enxame criado artificialmente é estabelecido na nova colméia dois dias depois.
Atenção! O método é indicado para apicultores que já possuem alguma habilidade no trabalho com apiários.Para iniciantes, é melhor usar técnicas mais simples.
Cortando células-rainha do enxame
Esta opção é considerada muito radical. Um resultado positivo depende da floração das árvores e gramíneas da região. Nesse caso, os insetos estarão ocupados coletando mel e a enxameação será reduzida. É necessário remover mecanicamente células-rainha e larvas do tipo enxame.
Atenção! A técnica é perigosa porque terá que incomodar outras abelhas e o ninho de cria será desmontado. Além disso, é difícil encontrar todas as realeiras, pois algumas abelhas tentam escondê-las.
Você pode conhecer os detalhes por meio do vídeo.
Formação de camadas
Neste caso, a colmeia se abre e uma pequena quantidade de fumaça é liberada em seu interior. É necessário esperar até que os insetos passem da camada superior para a inferior. O primeiro é então removido e colocado de lado. Um teto adicional é fixado à parte restante, girando-o em 180 °C. Em seguida, a parte removida do corpo é devolvida ao seu lugar e a torneira é aberta.
Medidas de prevenção
Existem várias opções para prevenir a enxameação. As regras gerais são alimentação adequada e uma colmeia devidamente equipada. Recomendações para iniciantes:
- melhoria da casa - expansão oportuna, rastreamento de fundações e favos de mel;
- o trabalho de criação é o controle da vida da família;
- ventilação regular;
- localização correta das casas.
Os requisitos são simples, mas exigirão prática e estudo da experiência de outros apicultores e apicultores.