O buxo, ou buxus, é um arbusto decorativo perene ou árvore baixa, usado desde a antiguidade para decorar jardins e produzir madeira extremamente forte e durável. Vive muito tempo, mas pode ser atacado por uma praga perigosa - a mariposa do buxo. Este inseto voraz é capaz de destruir plantações perenes e até centenárias e arbustos naturais pela raiz.
Que tipo de praga é a mariposa do buxo?
Esta é uma espécie invasora que apareceu na Europa há relativamente pouco tempo, começando em 2006, quando as borboletas foram avistadas na Alemanha.Desde então, espalhou-se por vários países e causou muitos danos às plantações de buxo. A pátria do inseto é o Sudeste Asiático (Japão, China, Taiwan, Índia, Península Coreana) e o Extremo Oriente.
A borboleta adulta tem asas triangulares claras com borda acastanhada escura. Depois que a fêmea põe os ovos no buxo, eclodem lagartas, de até 40 milímetros de comprimento, de cor verde-amarelada, com duas fileiras de pontos pretos convexos ao longo do corpo e com largas listras cinzentas e estreitas brancas no dorso e nas laterais. Além disso, os pelos brancos estão esparsamente espalhados por todo o corpo da lagarta. Ela tem uma grande cabeça preta. A pupa hiberna no buxo. Também é de cor verde-amarelada. Durante uma temporada, uma mariposa pode dar à luz, em média, três filhotes.
A praga come a folha densa e coriácea do buxo em apenas 4 horas e não desdenha a casca da planta. Como resultado da propagação da mariposa, todas as plantações de arbustos e florestas relíquias podem ser completamente destruídas.
Sinais de aparência
Um dos primeiros sinais da presença da mariposa do buxo é a formação de uma densa camada de teias de aranha esbranquiçadas. As lagartas envolvem as áreas danificadas do arbusto. Destaca-se também o odor desagradável emitido pelas folhas e galhos processados e pelos resíduos de insetos.
Enquanto a folhagem não é comida, as pragas se escondem atrás dela. Uma planta gravemente afetada fica marrom, fica nua e morre em um curto período de tempo. Quando a lagarta destrói todas as buchas disponíveis, ela pode “se espalhar” para um bordo, lariço ou freixo próximo.
Como se livrar de uma praga?
A mariposa deve ser destruída assim que as primeiras pragas forem descobertas.Ovos e lagartas são coletados manualmente ou as pontas danificadas dos brotos são cortadas. Os galhos, casulos e pragas coletados são queimados. Quando os insetos se espalham, você terá que usar tratamento químico ou biológico.
Você também pode reduzir o número de pragas podando as plantas regularmente.
Por meios químicos
Você pode proteger o buxo da praga usando medicamentos à base de piretróides - “Actellik”, “Bi-58”, “Fufanon”, à base de lambda-cialotrina e deltametrina - “Decis”, “Operkot”, “Enzhio”, ação sistêmica - “ Aktara" ou "Confidor Maxi".
Ao usar meios químicos para matar a mariposa do buxo, é preciso levar em consideração que a eficácia dos medicamentos chega a duas semanas e o ciclo reprodutivo da borboleta é de 40 dias. Portanto, é necessário repetir os tratamentos várias vezes com intervalo de 10-14 dias, alternando vários meios - ação sistêmica e de contato.
Métodos biológicos
As seguintes preparações biológicas atuam na mariposa do buxo:
- "Actofit".
- "Guapsin", que auxilia no combate às lagartas mais jovens.
- "Lepidocida."
- "Bitoxibacilina".
Ao utilizar vários métodos para matar a mariposa, é necessário o uso de adesivos para garantir que os fármacos ativos atinjam o maior número possível de folhas e brotos.
Medidas de prevenção
Para evitar a infecção em massa pela traça do buxo, é necessário realizar as seguintes medidas preventivas:
- Inspeção regular das plantações com rápida destruição das pragas, antes que as borboletas tenham tempo de iniciar a reprodução ativa.
- Atrair pássaros para o jardim que comem lagartas e borboletas prontamente.
- Alta tecnologia agrícola. O cuidado constante evita a proliferação de pragas. O solo tratado e a pulverização frequente com agentes biológicos ajudam a reduzir o número de pragas perigosas para o buxo e outras plantas.
- Poda regular de arbustos buxus.
- Coletando lagartas e borboletas manualmente. Isto é eficaz quando a praga se espalha de forma insignificante e ajuda a prevenir um aumento no número de mariposas do buxo.
- Criação de vespas ichneumon, que podem parasitar as lagartas da mariposa.
A atenção cuidadosa às plantações de buxo ajudará a preservar tanto as florestas relíquias de buxus quanto as plantações decorativas modernas em jardins e parques.