Como tratar o repolho contra as lagartas para evitar sua invasão ou expulsá-las prontamente quando detectadas? Existem muitas maneiras, entre as quais os remédios populares não são menos eficazes. Com o uso oportuno de uma composição devidamente preparada, o problema pode ser facilmente resolvido.
Informações sobre pragas
Os canteiros de repolho muitas vezes se tornam habitat para o repolho branco. Ela põe ovos em folhas de repolho. Depois de alguns dias, um grande número de lagartas emerge dos ovos, destruindo o repolho. A cor da lagarta é verde acinzentada, com listras amarelas e pontos pretos.Nos primeiros dias, quando as lagartas ainda são pequenas, danificam apenas a camada superior das folhas. Assim que o tamanho atinge aproximadamente 4 cm, come-se a própria couve.
As lagartas do repolho vivem em média pouco menos de um mês. Então eles se transformam em pupas e se transformam em borboletas. O ciclo se repete novamente. Se você não começar a combater a praga, até cinco gerações desses insetos podem mudar durante o verão. Portanto, ao se livrar das borboletas, você pode ter certeza que as lagartas não comerão a colheita. O repolho não é afetado apenas pelas lagartas do repolho. O nabo, assim como o branco, tem asas brancas, mas tem metade do tamanho. As lagartas são verdes com listras amarelas. A lagarta come não só as folhas, mas também a própria cabeça do repolho.
Lagartas da lagarta do repolho também são perigosas para o repolho. As borboletas são de tamanho pequeno e de cor marrom-acinzentada. As lagartas verdes também são pequenas. À noite, comem folhas, formando buracos nelas. Durante o dia dormem dentro do talo. A traça do repolho é de tamanho pequeno, atingindo aproximadamente 7 mm. O inseto é marrom-acinzentado com listras claras. Pequenas lagartas verdes que aparecem se alimentam da seiva da planta e se escondem na parte interna da folha.
Após 3-4 semanas, as lagartas transformam-se em pupas, transformam-se em borboletas e ficam prontas para eclodir a próxima geração.
As lagartas verdes conseguem arruinar toda a colheita sem intervenção. As cabeças do repolho ficam pequenas ou murcham completamente e apodrecem. É melhor engajar-se na prevenção do que perder tempo e esforço no tratamento.
Medidas de prevenção
Existe uma maneira simples, mas comprovada, de se livrar das lagartas do repolho. A praga não gosta de cheiros fortes e picantes, portanto, jardineiros experientes plantam aipo, salsa, coentro e manjericão perto de canteiros de repolho.Os cheiros de flores como malmequeres e calêndula repelem os insetos do repolho. Ao mesmo tempo que repele alguns insetos, seu cheiro atrai a atenção de outros insetos que se alimentam das lagartas. Esta opção de prevenção é um dos métodos eficazes.
O que fazer para prevenir ataques de insetos? Além de escolher vizinhos na horta, eles combatem o repolho de outras formas:
- prevenir o crescimento de ervas daninhas e realizar a remoção de ervas daninhas em tempo hábil;
- é necessário retirar as pontas da colheita anterior e arrancar o mato dos canteiros;
- inspecionar periodicamente a hortaliça, as folhas também devem ser examinadas por dentro;
- Quando as pragas são detectadas, elas são retiradas dos canteiros e destruídas.
Nem todas as pragas podem ser coletadas manualmente. Por exemplo, as lagartas da traça do repolho iniciam atividades ativas apenas à noite. Durante o dia escondem-se cuidadosamente na base do caule. Como proteger o repolho da propagação de pragas? Nesse caso, vespas ou formigas virão em socorro, pois se alimentam de larvas e lagartas. Para atraí-los, os canteiros de repolho podem ser regados com calda doce.
Ingredientes de ervas
Que remédios populares podem ser usados para tratar o repolho contra lagartas? Existem muitos meios comprovados e eficazes usados por jardineiros experientes. Você pode espantar as borboletas com uma decocção à base de pimenta. Pimenta, na quantidade de 1 kg, é esmagada e despejada em água fervente (10 litros). Após dois dias de infusão, o caldo deve ser coado. A solução é diluída com água antes de usar. Adicione 150 ml de decocção a 10 litros de água. “Uma vez lutamos contra lagartas com uma decocção amarga de pimenta. A receita funcionou rapidamente. Para aumentar a eficiência, adiciono 40 g de sabão triturado.”Isso permitirá que a solução permaneça nas folhas do repolho por mais tempo.
Você pode proteger os canteiros de repolho com uma decocção preparada com pimenta. A receita requer 100 g de pimentão seco por litro de água. As vagens são fervidas em água por duas horas. A solução resultante é diluída com água. O combate pode ser acompanhado de decocções à base de bardana, urtiga, casca de cebola ou camomila. Eles regam as camas. Além de repelir insetos, as infusões de ervas ajudam a suprir a falta de microelementos.
Se aparecerem lagartas, você pode usar folhas de bardana. São picados finamente, enchidos com água e deixados em infusão por três dias. Antes de regar, dilua com água. As plantas devem ser pulverizadas contra borboletas durante o voo e quando as lagartas emergem dos ovos. Os remédios populares não podem prescindir das cascas de cebola. É derramado com água fervente. Após algumas horas de infusão, são adicionadas raspas de sabão. Regue ou pulverize as plantas com a solução resultante.
Pode-se colocar a casca da cebola junto com a própria cebola, previamente picada. Basta insistir por um dia. Antes de pulverizar as plantas, a infusão deve ser filtrada. Você pode destruir a lagarta com outra infusão. Pegue as folhas e pontas do tomate, o absinto e pique finamente. A mistura verde resultante é despejada em água e depois de um dia a infusão estará pronta para uso.
Você pode regar o repolho com uma infusão à base de folhas e folhas de tomate sem absinto. Verduras picadas são despejadas em água fervente por 4 horas. Em seguida, deixe ferver novamente e cozinhe por 3 horas. A infusão resultante é filtrada e diluída na proporção de 1:2 antes da rega. O repolho deve ser processado no período de aparecimento das lagartas.
Você pode tratar o repolho com uma infusão à base de alho.Dentes de alho picados são despejados em água e deixados por uma semana. Para pulverizar é preciso pegar 25 ml da infusão e diluir em 10 litros de água. Todas essas receitas ajudarão a proteger contra infestações de insetos, livrar-se das lagartas e impedir sua propagação.
Outras composições de remédios populares
Muitos jardineiros usam remédios populares para tratar o repolho contra lagartas. Todas as composições contêm ingredientes naturais e não prejudicam a cultura. Você pode tratar o repolho contra a mosca branca com uma solução de vinagre. Um copo do componente principal é diluído em 10 litros de água, adicionam-se 60 g de sal e 50 ml de amônia. “Há muito tempo que combatemos os insetos com este produto. Apenas a solução resultante deve ser borrifada no repolho, não se pode regar pela raiz.” Para fins preventivos, você pode borrifar o repolho várias vezes por temporada.
Como lidar com a mosca branca no repolho, a cinza de madeira tem se mostrado bem. Você pode simplesmente espalhar no solo ao redor de cada muda ou fazer uma decocção. A cinza de madeira é despejada em água (1 litro de água por 100 g de cinza), levada à fervura e fervida por 20 minutos. Depois disso, deixe esfriar. Conselhos de jardineiros: “Tenho borrifado repolho com uma decocção de cinzas todos os anos. Antes de usar, coloco água, levando o volume para 10 litros.”
Uma infusão de cinzas ajudará no combate às moscas brancas. A cinza de madeira é despejada em água e deixada em infusão por dois dias. Dissolva 40 g de sabão em pó amassado com ralador na composição resultante. Um remédio natural como o pó de tabaco irá salvá-lo; ele afasta muitas pragas e ajuda a lidar com a lagarta.
Você pode simplesmente polvilhar a mistura nos canteiros de repolho, mas existem receitas para preparar decocção e infusão. Para obter uma infusão, infundir 50 g de pó de tabaco em um litro de água durante 24 horas.Para a decocção, é necessário pegar 100 g de pó de tabaco, adicionar água (10 l) e ferver por meia hora. Em seguida, deixe em infusão por um dia, coe e dilua em água, acrescentando sabão.
Você pode envenenar lagartas e borboletas com mostarda. Para a infusão será necessário pó de mostarda na quantidade de 10 G. Infundir em um litro de água por dois dias. Antes de pulverizar as hortaliças, a solução é diluída em água na proporção de 1:5. A proteção também é realizada com infusão. A mostarda (aproximadamente 90 g) é despejada em um litro de água e bem misturada. Você precisa insistir por três dias em recipiente fechado.
Antes de pulverizar o repolho, filtre a solução, dilua em água na proporção de 1:20 e adicione 40 g de sabão em pó triturado.
Formulações prontas inofensivas
Você também pode envenenar lagartas com medicamentos comprados. Os produtos biológicos sem produtos químicos são produzidos com base em bactérias e fungos vivos. Essas drogas não são prejudiciais a humanos ou animais. Acumulando-se no solo, criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de qualquer hortaliça. As plantações de vegetais tratadas são eliminadas de pragas após 6 horas usando os seguintes meios:
- A verticilina é usada contra brancos;
- se aparecerem moscas do repolho, o Nemabact ajudará;
- Para se livrar das lagartas, os medicamentos Actofit e Avertin são frequentemente usados.
Você não pode usar produtos biológicos e químicos ao mesmo tempo. As bactérias vivas morrem sob a influência de componentes químicos e o resultado não será alcançado.