Como se livrar das lagartas pretas do pinheiro e como tratar a árvore contra a mosca-serra

O aparecimento de lagartas pretas nos pinheiros é considerado um grande problema. É acompanhada por amarelecimento maciço e ressecamento dos galhos, roedura da casca e deformação dos brotos. As árvores afetadas por essas pragas perdem suas propriedades decorativas, ficam para trás no desenvolvimento e morrem após 3-4 anos. Portanto, as plantações de coníferas requerem prevenção oportuna. Quando os parasitas são identificados, há necessidade de tratamento intensivo.


Que tipo é esse

As árvores coníferas que sofrem ataques de pragas são mais suscetíveis a diversas doenças.As lagartas pretas costumam infectar os pinheiros, entrelaçando suas agulhas em teias de aranha. Isso os ajuda a permanecer na árvore. Posteriormente, uma mariposa mineira emerge deles.

Lagartas que roem agulhas, à medida que se desenvolvem, transformam-se nos seguintes insetos:

  1. As moscas-serras vermelhas estão espalhadas por toda a Eurásia. Eles também são parcialmente distribuídos na América do Norte. Os indivíduos adultos são caracterizados por um corpo longo e brilhante de cor preta ou marrom-amarelada - determinado pelo dimorfismo sexual. As fêmeas põem pelo menos cem ovos durante a temporada. Eles são capazes de resistir a geadas de até -40 graus. Entre o final de agosto e o início de setembro, os adultos emergem dos casulos. O principal alimento das pragas são as agulhas. Eles também podem absorver os sucos dos ramos jovens.
  2. As mariposas do casulo do pinheiro são comuns na Europa e na Sibéria. Esses insetos são considerados bastante perigosos. As borboletas adultas têm asas marrom-acinzentadas com 3 listras transversais. As lagartas aparecem em meados do verão. Ao mesmo tempo, seu corpo é coberto por um grande número de vilosidades e atinge 80 milímetros de comprimento. Nas diferentes fases do ciclo de vida, a cor dos insetos difere. Essas pragas se alimentam apenas de espigas de pinheiro. Com o início do tempo frio, os parasitas rastejam para o musgo localizado perto do tronco durante o inverno. Em um curto período de tempo, os parasitas podem destruir um hectare de pinheiros.
  3. As mariposas do pinheiro são borboletas com asas pretas ou vermelhas. Eles põem ovos principalmente em velhas agulhas de pinheiro. As lagartas têm corpo verde e atingem 3 centímetros de comprimento. São caracterizados por 5 faixas longitudinais brancas. Esses insetos aparecem em junho. Além disso, a pupação ocorre em novembro. Os insetos consomem agulhas e botões jovens.Uma característica distintiva dos parasitas é o deslizamento dos casulos nas folhas caídas.
  4. As lagartas do pinheiro são comuns no hemisfério norte. O perigo das pragas reside na sua ampla distribuição e na capacidade de transmitir outros parasitas. As borboletas adultas podem ser identificadas pela franja manchada nas asas e na barriga amarelo-acinzentada. A cor dos insetos pode ser diferente - marrom, marrom acinzentado, avermelhado. O aparecimento de lagartas é observado 2 semanas após a postura dos ovos. Alimentam-se de agulhas de pinheiro, rebentos e botões.
  5. A mariposa do cone é comum na Eurásia. Esses parasitas levam um estilo de vida oculto. Os adultos são caracterizados por uma tonalidade cinza claro nas asas. Ao mesmo tempo, listras transversais e pontos brancos são visíveis no par superior. As lagartas têm corpo marrom-acastanhado. Alimentam-se de sementes de cones e brotos apicais. Muitas vezes, as larvas são encontradas em áreas de árvores afetadas por fungos, onde a resina se acumula.

Por que é perigoso para uma árvore?

As lagartas pretas são muito perigosas para as plantas. As larvas jovens da mosca-serra do pinheiro comem as laterais das agulhas, então você precisa combatê-las o mais cedo possível. Fragmentos intocados de agulhas começam a secar, amarelam e enrolam. Indivíduos mais maduros absorvem completamente as agulhas. O grande número de larvas e a falta de alimento levam à roedura da casca, o que logo provocará ressecamento maciço dos galhos no sangue.

As árvores coníferas jovens podem secar dentro de 3-5 anos. Os parasitas provocam o enfraquecimento físico da árvore. Ao mesmo tempo, as características decorativas do pinho afetado e a composição geral são drasticamente reduzidas. A infecção repetida por larvas em uma estação pode causar a morte das plantações.

Especialista:
O grupo de risco inclui pinheiros com idade não superior a 30 anos. Entre as coníferas, os pinheiros Banks e Weymouth são os mais afetados. As plantas localizadas em altitudes mais elevadas com solo seco, arenoso ou franco-arenoso, ou árvores isoladas, geralmente são danificadas por moscas-serras.

Como lidar com lagartas

Sujeito às regras de cuidado, as coníferas raramente sofrem ataques de pragas. Condições favoráveis ​​​​para eles são criadas pela composição e acidez incorretas do solo. Os problemas também podem ser causados ​​pelo não cumprimento dos parâmetros de umidade e pela falta de prevenção.

Um número significativo de parasitas é observado em áreas onde a higiene do solo é deficiente e as mudas sofrem de fungos e bactérias. Para lidar com as pragas, você precisa começar a combatê-las aos primeiros sintomas. Quando o número de parasitas é pequeno, os métodos mecânicos e biológicos são suficientes. Durante ataques em massa, surge a necessidade de agentes químicos fortes.

Aparecimento de lagartas pretas

Limpeza manual

Este método é adequado para eliminar um pequeno número de moscas-serras do pinheiro que atacam as culturas jovens. Nesse caso, é necessário retirar ovos, larvas e adultos dos galhos. Também é recomendável eliminar brotos e botões estragados. Eles devem ser coletados junto com os parasitas em um recipiente separado e queimados fora do local. Recomenda-se realizar a manipulação com luvas e óculos.

Além disso, é necessário desenterrar o círculo do tronco da árvore. Isso ajuda a se livrar dos indivíduos em fase de pupa, que posteriormente trarão novos descendentes. Alguns jardineiros removem as lagartas com um poderoso jato de água. Após esses procedimentos, é importante prestar atenção na limpeza do entorno do tronco.

Ao coletar lagartas manualmente, não toque no rosto ou em outras áreas expostas do corpo com luvas.Isto pode causar reações alérgicas.

Recomenda-se colocar cintas de retenção em plantas altas. Eles ajudam a bloquear parasitas que se aproximam. Na maioria das vezes, é utilizada uma massa adesiva para esse fim, que consiste em alcatrão ou resina. Está espalhado em um cinto de tecido enrolado no tronco.

Em vez de uma substância adesiva, você pode tratar o material com um inseticida. É importante considerar que tal armadilha ajuda a se livrar das lagartas apenas na fase de aproximação da pupação. Graças a isso eles deslizarão para o chão.

Foto do aparecimento de lagartas pretas

Agentes biológicos

Este método envolve o uso de produtos especiais feitos à base de ingredientes naturais. São melhor utilizados na primavera – na fase de floração e polinização.

O pinho pode ser tratado com os seguintes meios:

  1. A “bitoxibacilina” é um inseticida bacteriano cujo componente ativo é considerado uma exotoxina. Ele também contém esporos bacterianos. Eles lidam com sucesso com lagartas. As pragas começam a morrer após 3 dias, mas o processo dura 2 semanas. Depois de uma semana você precisa tratar novamente.
  2. “Lepidocida” - a composição tem efeito devido à presença de esporos microbianos. Quando as lagartas entram no corpo, as bactérias sintetizam cristais que levam à morte dos parasitas.
  3. “Lepidobactocida” é uma substância usada para proteger as plantações de coníferas no local.
  4. "Biostop" - inclui um complexo de avermectinas. Quando as lagartas entram no corpo, as bactérias sintetizam substâncias tóxicas que provocam a destruição do sistema digestivo dos parasitas.

Métodos químicos

Os agentes químicos são considerados os mais eficazes.Nos estágios iniciais da infecção, um tratamento é suficiente, mas em casos complexos, serão necessárias 2 a 3 pulverizações. Os meios mais eficazes deste grupo incluem:

  1. "Actellik" - produz um efeito de contato intestinal sobre os parasitas. O produto é comercializado em ampolas ou latas. Após o tratamento, o sistema nervoso dos parasitas é danificado e eles morrem.
  2. “Confidor” - o produto contém imidacorídeo. Graças a isso, ajuda a combater as pragas com sucesso.
  3. “Monção” - a composição protege perfeitamente contra ataques de parasitas e não tem medo de oscilações de temperatura.
  4. “Arrivo” - o medicamento contém cipermetrina, que provoca danos às pragas por meio de envenenamento.
  5. “Senpai” – causa danos às pragas por contato.

Foto do aparecimento de lagartas pretas

Residentes de verão experientes escolhem inseticidas com efeitos diferentes, já que os parasitas se acostumam com um veneno. Recomenda-se pulverizar as plantações em clima seco e sem vento. Neste caso, é necessário seguir as regras para trabalhar com agentes tóxicos.

Como evitá-lo no futuro

Ao usar inseticidas, você deve se concentrar nas condições climáticas. As moscas-serras se reproduzem em climas quentes e secos. Portanto, nesses momentos vale a pena ficar atento. O período chuvoso leva à morte de lagartas.

Especialista:
A pupação de parasitas é observada no solo ao redor do pinheiro. Portanto, para prevenção, o círculo do tronco da árvore é desenterrado em novembro. Na primavera vale a pena combater as larvas com inseticidas e produtos biológicos.

Ao criar uma composição paisagística, vale a pena plantar pinheiros próximos a árvores caducifólias. Graças a isso, a conífera sofre menos com os mosquitos. A alternância de pinheiros e árvores de madeira dura torna difícil para as fêmeas parasitas encontrarem alimento.

Também é útil atrair pássaros que se alimentam de lagartas para o seu local.Para fazer isso, você pode colocar casinhas de passarinho nos troncos ou fazer ninhos. Também é benéfico plantar mais flores no jardim.

As lagartas pretas afetam negativamente a condição das árvores coníferas. Quando os pinheiros são atacados, podem até causar a sua morte. Para enfrentar os parasitas, vale a pena usar produtos biológicos ou químicos. Em casos simples, as pragas podem ser coletadas manualmente.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim