A criação de um apiário industrial é considerada uma atividade lucrativa. Este termo refere-se a uma fazenda apícola com 500 ou mais colônias. A agricultura industrial visa obter o máximo lucro com a venda de mel e outros produtos apícolas. Ao mesmo tempo, é dada grande importância à automatização de processos e à minimização da participação humana. Graças a isso, um trabalhador consegue atender mais de 1.000 colmeias.
Diferenças entre apicultura industrial e apicultura amadora
Para que a criação profissional de abelhas seja bem-sucedida, é importante cumprir uma série de condições. Ao mesmo tempo, um apiário industrial é caracterizado pelas seguintes diferenças em relação a um apiário amador:
- Abordagem para organizar a economia. Em um apiário doméstico com até 10 colmeias, atenção especial é dada a cada colônia de abelhas e a todas as colmeias. Para os apicultores, o processo em si é mais importante. Num apiário industrial, é dada especial atenção ao aumento da rentabilidade sem perder a qualidade do mel. Portanto, a principal tarefa da produção é aumentar o volume.
- Número de colmeias. Um apiário amador inclui até 10 famílias de abelhas. Nas empresas industriais o seu número chega a 500.
- Automação e utilização de mão de obra humana. A principal diferença é a automação de processos. Os apiários industriais transferem o máximo de processos para equipamentos técnicos. Isso ajuda a aumentar os volumes de produção e economizar recursos humanos. Ao mesmo tempo, o trabalho manual humano é utilizado principalmente em apiários domésticos. Os apicultores usam pequenos extratores de mel e obtêm um mínimo de mel.
- Otimização de processos de trabalho. Os apiários amadores geralmente são mantidos por uma família de 1 a 2 pessoas. Fazendas industriais cuidam de 1.000 colônias de abelhas. Além disso, isso requer um funcionário qualificado.
- Padrões comuns. Os apiários industriais produzem mel e outros tipos de produtos apícolas de acordo com padrões fixos estaduais ou internacionais. Isso ajuda a obter um produto mais seguro.
Metas e objetivos
Cada produção tem suas próprias metas e objetivos. A apicultura profissional não é exceção. A principal tarefa de cada apicultor é obter e posteriormente vender mel e produtos afins.
Para realizar atividades plenas, vale equipar o apiário de acordo com todas as normas e comprar abelhas. Isso permitirá produzir muitos produtos e vendê-los.
As principais tarefas neste caso incluem o seguinte:
- equipamento técnico do apiário;
- escolha da raça do inseto;
- fornecer condições adequadas para colônias de abelhas;
- busca de canais de venda de produtos acabados.
Vantagens e desvantagens
As vantagens de um apiário industrial incluem o seguinte:
- Oportunidade de economizar dinheiro. Muito menos dinheiro é gasto em equipamentos necessários ao funcionamento normal de uma colônia de abelhas.
- Aumento da renda. Devido à escala, é possível aumentar a rentabilidade.
- Bom retorno. O apiário industrial é considerado um dos tipos de agricultura mais rentáveis. O período de retorno de um apiário para 500 famílias leva 2 anos.
A criação de um apiário industrial também apresenta uma série de desvantagens:
- A necessidade da capacidade de trabalhar corretamente com as abelhas. As picadas de insetos são muito dolorosas e perigosas.
- Necessidade de habilidades organizacionais.
- A necessidade de cuidados adequados com as abelhas.
- Alta competição. Para tornar um apiário lucrativo, é preciso levar em consideração muitas nuances.
É lucrativo criar abelhas?
Muitos apicultores novatos estão interessados em saber se a apicultura é lucrativa. A prática mostra que este negócio é considerado lucrativo. No entanto, isso requer um mínimo de 100 famílias e conformidade com a tecnologia.
A rentabilidade do negócio depende diretamente do apicultor. Recomenda-se encontrar canais de distribuição e fornecer produtos de alta qualidade. Caso contrário, o mel não será procurado. Em tal situação, a economia não trará lucro.
Riscos potenciais
Na realização de qualquer tipo de atividade, existem muitas ameaças que fogem ao controle dos apicultores. Os principais riscos incluem o seguinte:
- desastres naturais;
- roubo;
- incêndios;
- abelhas saindo das colmeias.
Termos de organização
Para abrir um apiário industrial é importante levar em consideração muitas nuances. Este negócio é considerado sazonal. O fluxo máximo de mel ocorre de abril a agosto.
Muitos trabalhos são automatizados, mas vale a pena contratar funcionários para atividades auxiliares. Se os processos no apiário forem de natureza mecânica, será necessário um mínimo de pessoas para administrar a fazenda.
Para o funcionamento normal de um apiário industrial, é importante fazer o seguinte:
- Instalar equipamentos para bombeamento de mel e processamento de matérias-primas secundárias - em particular mel.
- Escolha uma raça adequada de abelhas. Isso é necessário dependendo da região.
- Troque a abelha rainha em tempo hábil.
- Encontre fornecedores confiáveis que fornecerão materiais e ração para o trabalho.
- Fornecer cuidados de qualidade para as abelhas.
Para que uma empresa seja legal, é necessário registrar-se como empresário individual ou sociedade de responsabilidade limitada.
A escolha das colmeias é de grande importância na organização de tal fazenda. As opções adequadas incluem:
- design multicorpo com molduras de encaixe 435x200 milímetros e extensões;
- estrutura de casco simples com moldura de encaixe 435x300 milímetros e 2 extensões de 435x145 milímetros.
É importante que o projeto atenda às seguintes condições:
- intercambialidade de molduras e outros elementos;
- simplicidade, comodidade e facilidade;
- eliminação de doenças das abelhas;
- preparação rápida para o transporte de colmeias.
Rentabilidade do negócio
Os especialistas observam que os parâmetros de rentabilidade são em média 20-25%. Os custos do equipamento são geralmente recuperados dentro de uma temporada. Às vezes você pode até obter um pequeno lucro.
Cada apicultor trata da venda do produto de forma independente. Alguns vendem mel para amigos, outros em feiras. No entanto, a opção mais lucrativa envolve organizar uma cooperação estreita com diferentes vendedores de mel.
É importante considerar que os produtos apícolas têm uma vida útil longa. Portanto, não há perdas com vendas não operacionais.
Recursos na Rússia
Na Rússia existe uma Lei Federal sobre Apicultura. Existem também leis regionais que regulam o trabalho dos apicultores e o negócio apícola em diferentes regiões da Federação Russa. A Lei Federal regulamenta os principais conceitos que estão diretamente relacionados à apicultura. Define uma série de princípios para regular este tipo de atividade.
A legislação prevê o seguinte:
- Todos os anos, na elaboração do orçamento, são atribuídos fundos para o desenvolvimento e apoio à apicultura.
- Os requisitos para o controle veterinário e sanitário das fazendas estão se tornando mais rigorosos.
- O registo de um apiário é efectuado em relação à zona da sua localização.
- A condição da fazenda é avaliada anualmente. É importante envolver especialistas especialmente treinados.
- As fazendas de abelhas exigem uma placa que inclua informações de contato e um número de registro. É importante rotular cada colmeia.
Os produtos apícolas devem ser testados de acordo com os padrões estabelecidos. Ao mesmo tempo, as agências governamentais controlam a compra e venda de mel.
Um apiário industrial é um ramo de negócio lucrativo e que traz bons rendimentos.Para tornar um negócio lucrativo, é importante seguir certas regras e proporcionar condições adequadas aos insetos.