A apicultura na Rússia é entendida como uma área tradicional da agricultura, que consiste na produção de produtos biologicamente ativos valiosos para a população e matérias-primas industriais. Ao mesmo tempo, esta indústria se distingue por certas características que todos os apicultores novatos deveriam definitivamente levar em consideração. Também vale a pena conhecer as regiões russas mais promissoras e escolher a raça de abelha certa.
História
Na Rússia, as pessoas se dedicam à apicultura desde os tempos antigos. Acredita-se que este ramo da agricultura floresceu entre os séculos IX e XVIII.Porém, posteriormente as florestas começaram a ser derrubadas em massa, o que levou ao declínio dessa direção.
Até o final do século XIX, a apicultura era primitiva. Muitas abelhas viviam em troncos e ninhos. Ao mesmo tempo, a produtividade das colônias de abelhas não ultrapassava 3-4 kg. A apicultura recebeu uma nova etapa de desenvolvimento na União Soviética. Em 1934, foi criado o Departamento de Apicultura, subordinado ao Comissariado do Povo da Agricultura. Em 1938, o número de colônias de abelhas atingiu 8,6 milhões. Ao mesmo tempo, a sua produtividade aumentou gradualmente.
Em 1989, havia 8,5 milhões de famílias na URSS, cada uma das quais trazia 14 quilos de mel comercializável. Nas fazendas avançadas, o indicador de produtividade era de 35 a 40 quilos.
Em 1990, havia 4,3 milhões de colônias de abelhas na Rússia. Paralelamente, em 1991, foram produzidas 42 mil toneladas de mel. Durante 1991-2001, a produção de mel ascendeu a 50 mil toneladas por ano - principalmente devido ao sector privado. Em 1993-1998, o número de colônias de abelhas diminuiu 25%.
Apicultura hoje
Segundo a União Nacional de Apicultores da Federação Russa, em 2014 a produção de mel ultrapassou 102 mil toneladas. Posteriormente, esse número ficou no mesmo nível. Uma característica distintiva da apicultura moderna é considerada uma elevada percentagem de produtos falsificados no mercado. Dependendo da área de criação das abelhas, esse parâmetro é de 30 a 70%.
Em 2017, cientistas da Escola Superior de Economia publicaram uma pesquisa segundo a qual o número de abelhas na Rússia diminuiu 40% em 10 anos. Se esta tendência continuar, as abelhas poderão desaparecer completamente já em 2035. Isso causará um desastre ambiental.Para evitar isso, em 20 de março de 2024, foi formada a organização pública russa “União dos Apicultores da Rússia”. Seu trabalho visa apoiar a indústria.
As principais vantagens da apicultura na Rússia incluem o seguinte:
- Quantidade relativamente pequena de capital inicial. É permitido iniciar a sua atividade nesta área adquirindo literalmente várias colónias de abelhas e colmeias. Você também precisará de roupas e equipamentos especiais.
- Sem impostos para amadores. Ao mesmo tempo, é bastante aceitável vender produtos excedentes.
- Condições climáticas favoráveis no país.
Centros de desenvolvimento
Hoje na Rússia existem os seguintes centros para o desenvolvimento da apicultura:
- Região de Belgorod. Este é um local conveniente para esta área. Existem 6.400 apicultores registrados aqui. A região utiliza constantemente novos programas, planos e projetos que visam aumentar a produção de mel.
- Região de Volgogrado. Embora a maior parte da região seja ocupada por florestas e os prados representem apenas 10%, a apicultura nesta região está a desenvolver-se bem. Existem 2.500 apicultores privados na região.
- Região de Bryansk. Esta região é caracterizada por uma natureza mista, propícia ao efetivo desenvolvimento da apicultura. A maior parte do mel é produzida por apicultores amadores. A maior fazenda inclui 120 colônias de abelhas.
- Região de Kemerovo. Está localizado no sudeste da Sibéria. É por isso que em 1957 foi necessário criar um sistema Kemerovo especial. Baseia-se em 4 inspeções de colmeias na primavera - limpeza, inspeção rápida, tratamento sanitário, auditoria.A criação de abelhas nesta região é considerada um processo difícil, pois é necessário abater constantemente colônias fracas, substituindo-as por fortes e produtivas. Além disso, o sistema prevê a substituição do útero antigo. Isso ajuda a aumentar a produtividade.
- Região de Voronezh. Esta região apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento da apicultura. É caracterizada por verões relativamente chuvosos e um clima quente. Hoje existem muitos apiários estacionários e nômades aqui.
- Região de Krasnoyarsk. Esta é uma região muito produtiva. Ao mesmo tempo, a apicultura está a tornar-se cada vez mais difícil. Isto é devido a uma diminuição significativa no número de colônias de abelhas.
- Região de Rostov. A apicultura está se desenvolvendo rapidamente nesta região. Além disso, isso é mais típico do Noroeste. Esta parte da região possui um clima favorável e um território plano, que se apresenta em forma de estepes.
Raças adequadas
Para criação na Rússia, é permitido usar diferentes raças de abelhas. As opções mais preferidas incluem o seguinte:
- Rússia Central - generalizou-se. Eles são grandes e podem resistir a geadas severas. Esses indivíduos são caracterizados pela resistência a muitas doenças. Também se distinguem pela alta produtividade e rainhas muito férteis.
- Buckfast - as abelhas desta raça são consideradas as coletoras de mel mais populares. Esta é a única raça completamente artificial hoje. Esses indivíduos têm muitas vantagens. Adaptam-se facilmente a qualquer clima e são altamente resistentes a doenças. As abelhas também são caracterizadas por um olfato muito apurado e uma natureza pacífica. Eles não são propensos à enxameação ativa e produzem muito mel.
- Estepe ucraniana - na aparência, os representantes desta raça se assemelham às abelhas da Rússia Central. Distinguem-se pela cor cinza com pequenos elementos em tons de amarelo e preto. A massa de um indivíduo é de 110 miligramas e a tromba chega a 6,7 milímetros. Essas abelhas toleram facilmente o frio e são altamente produtivas. Eles são caracterizados por forte imunidade e alto nível de enxameação.
Para escolher a raça certa de abelhas, é recomendável focar em vários parâmetros. As principais características incluem o estado do sistema imunológico, tendência a enxamear, produtividade, agressividade e fertilidade do útero.
A apicultura na Rússia é considerada uma área promissora e lucrativa. Ao mesmo tempo, é caracterizado por vários recursos. Para obter muito mel de qualidade, é importante escolher a raça certa de abelhas dependendo do clima e outras características da região.