Métodos e instruções para tratamento de abelhas com ácido oxálico, benefícios e malefícios

A infestação de insetos pelo ácaro Varroa causa danos significativos à apicultura. Ao tratar as abelhas com ácido oxálico, é possível prevenir a propagação da doença. O produto é ecologicamente correto, não agride os insetos e não prejudica a qualidade dos produtos apícolas. Vantagens do produto: rapidez de ação, baixo custo de mão de obra, facilidade de preparo da solução de trabalho.


O que é ácido oxálico?

A substância pertence a ácidos orgânicos fortes.Na apicultura, o medicamento é usado para proteger os insetos dos ácaros. O produto está disponível na forma de pó branco ou transparente. Os cristais dissolvem-se facilmente em água. O medicamento é comercializado em embalagens plásticas de 200 g ou acondicionado em sacos plásticos de 20 g.

A droga não faz mal aos insetos. Quando usado, o sabor e a tonalidade do mel não mudam. No entanto, a toxicidade do pó para os seres humanos deve ser tida em conta.

Em que casos é usado?

Em primeiro lugar, o produto é utilizado para proteger as abelhas do ácaro Varroa. Uma das doenças mais perigosas das abelhas melíferas é a varroatose, que afeta adultos e pupas. Como qualquer produto, o ácido traz benefícios e malefícios. Vantagens do pó: inocuidade para insetos benéficos, facilidade de uso, eficácia de uso. O principal dano é a toxicidade para os humanos.

ácido em um saco

O ácido para cuidar das abelhas é usado várias vezes durante a temporada. No verão, a colmeia é tratada com o medicamento após a extração do mel, antes do início da alimentação. Antes do início das geadas de outono, as colônias de abelhas também são tratadas no outono, depois que as abelhas emergem da ninhada.

Preparação

O tratamento é realizado com solução ácida preparada na véspera. Não é recomendado usar líquidos armazenados por mais de 48 horas. Prepare uma solução à base de água fervida, engarrafada ou destilada. Etapas de criação de uma solução:

  • um litro de água é aquecido a 30°C;
  • 20 g de pó são dissolvidos em 200 g de água;
  • a solução concentrada é despejada na água restante e bem agitada.

Para garantir que o medicamento adira bem às abelhas, recomenda-se adicionar uma pequena porção de açúcar granulado ao líquido.

preparação do procedimento

Regras de aplicação

Ao preparar a solução e utilizá-la, é importante seguir as recomendações dos fabricantes. Existem várias maneiras de tratar a varroatose com ácido oxálico. Em caso de infecção grave, é aconselhável o uso de solução aquosa do medicamento. O vapor pode ser usado para fins preventivos. O processamento pelo método sueco é popular entre os apicultores.

Pulverização

Recomenda-se tratar insetos com spray aerossol. O procedimento é realizado 3-4 vezes por temporada. Para pulverizar um favo de mel com abelhas, bastam 10-15 ml de líquido (concentração de 2%). Características do procedimento:

  • a centena de quadros é pulverizada em ambos os lados;
  • o pulverizador é mantido a uma distância de 35-40 cm da moldura, o jato é direcionado em um ângulo de 40-45 graus;
  • o útero é pré-isolado.
Especialista:
Ao manter insetos em colmeias com vários cascos, é recomendado iniciar o processamento pela parte inferior do corpo. O período ideal para o primeiro tratamento é o vôo das abelhas na primavera. Em caso de danos graves aos insetos pela varroa, o procedimento é realizado diversas vezes com intervalo de 12 a 14 dias. A eficácia da pulverização das abelhas com a solução é de 80%.

Tratamento com seringa

Para tratar insetos com vapor, você pode usar uma seringa médica padrão, você também precisa preparar um molde de cobre (soldar uma agulha de um lado e conectar uma mangueira de borracha do outro lado). Uma solução de ácido oxálico a 2% é usada como fluido de trabalho. Etapas de processamento:

  • prepare uma solução ácida;
  • a barra de cobre é calcinada no fogo;
  • 10 ml de solução são colocados na seringa, que é liberada no branco.

Recomenda-se bombear gradualmente o vapor ácido para a colmeia.

preencha com uma seringa

Canhão de fumaça

Para combater eficazmente a varroa das abelhas, você pode usar um dispositivo especial - um sublimador.O princípio de funcionamento do dispositivo baseia-se na evaporação de uma solução. Sequência do fluxo de trabalho:

  • o queimador de gás é inserido no fumigador;
  • aperte o parafuso de fixação do queimador;
  • acenda o queimador e aqueça o fumigador por um minuto;
  • O bico é inserido na entrada da colmeia e o pó é colocado no fumigador.

Para tratar uma colmeia, bastam 3 g de ácido oxálico. A evaporação da droga dura 30-40 segundos. Os insetos são tratados novamente após 7 a 8 dias. A eficácia do procedimento é de 90%. Recomenda-se utilizar o sublimador em temperatura do ar não superior a + 24° C. Periodicamente, o bico é limpo de cristais do produto.

fumaça em ação

Fumante

A eficiência no combate à varroatose das abelhas também fica evidente no uso da pistola de fumaça. Em lojas especializadas você pode adquirir o dispositivo “Varomor” para fumigação de insetos. Vantagens do método:

  • Devido à evaporação do vapor do ácido oxálico, as abelhas ficam irritadas e começam a se movimentar intensamente. Graças a isso, a eficácia do medicamento aumenta;
  • fácil de usar;
  • a capacidade de processar rapidamente muitas colmeias em pouco tempo.

Dosagem recomendada da solução de trabalho: 15 g de ácido oxálico, 100 g de álcool etílico 96%, 10 g de timol. Para preparar o produto, o ácido é dissolvido em álcool etílico (aquecido em banho-maria até a completa dissolução dos cristais), acrescenta-se timol. O volume da preparação resultante é suficiente para tratar 25 colónias de abelhas. O produto não deve ser utilizado no outono ou quando a temperatura cair abaixo de 15° C.

encher com gás

Medidas de segurança

Ao trabalhar com ácido oxálico, utilize equipamentos de proteção individual (respirador, luvas e sapatos de borracha, óculos de segurança, roupas especiais). Durante o trabalho é proibido retirar equipamentos de proteção, beber, fumar ou ingerir alimentos.Ao final do trabalho, tire o macacão, lave as mãos com água e sabão. Se a solução entrar em contato com a pele, lave a área afetada do corpo com água limpa.

O ácido oxálico é um meio popular de combate aos ácaros Varroa. Para utilizar o produto, você pode usar dispositivos especiais ou simplesmente pulverizar insetos, não sendo necessárias habilidades especiais para isso.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim