Durante a floração das plantas melíferas, as abelhas saem da colmeia todos os dias em busca de néctar e pólen, necessários ao pleno funcionamento de uma grande família. A quantidade de néctar produzida depende diretamente da distância percorrida pelos insetos em atividade. Até que ponto os insetos voam e por quanto tempo as abelhas conseguem ficar longe da colmeia, veremos mais detalhes.
Qual é a velocidade média e máxima de uma abelha em km/h
Os trabalhadores que colecionam iguarias nascem no meio da primavera e, depois de 2 a 3 semanas, podem pedir suborno. As baleias Minke obtêm néctar e pólen, a partir dos quais são preparados mel e pão de abelha para alimentar a família durante a estação fria.
Ao escolher um local para um apiário, os apicultores calculam o alcance do vôo dos insetos e a rapidez com que eles se movem em diferentes condições.
A velocidade do movimento pode variar dependendo de vários motivos:
- fatores meteorológicos e climáticos na forma de chuva, rajadas de vento, altas temperaturas do ar;
- o terreno por onde sobrevoam os insetos;
- as abelhas estão sobrecarregadas com néctar e pólen.
A velocidade média de um indivíduo que trabalha sem presa é de 30 a 35 km/h. Se os insetos se moverem sem suborno contra um vento forte, o indicador cai para 18-20 km/h. Com néctar e pólen, a velocidade de movimento em ventos fortes é reduzida para 12-13 km/h.
Em condições normais, as baleias minke carregadas com presas atingem velocidades de até 20-22 km/h. A velocidade máxima registada pelos apicultores numa extensão plana de prados e campos é de 60 km/h.
Importante! Na presença de uma grande concentração de árvores e arbustos, as baleias minke não conseguem voar rapidamente, por isso nas florestas a velocidade de movimento das abelhas é reduzida para 250-300 m/h.
Altura e raio
Durante o dia, cada indivíduo trabalhador faz aproximadamente 10 voos desde o ninho, durante os quais consegue coletar até 2 g de pólen. No processo de movimentação, as operárias gastam muita força e energia, além de necessitarem de alimentação constante, que recebem do néctar coletado. Ao longo de 1 km de distância percorrida, a baleia minke ingere até 0,5 mg do produto doce colhido nas flores.
Ao colocar colmeias, os apicultores calculam o raio de voo dos insetos, que varia de 1 a 2 km.
Nesse caso, os voadores trabalhadores alcançam facilmente as plantas com flores e retornam à colmeia com as presas sem perdas significativas.
Em tempo claro e sem vento, a altura do movimento dos insetos que voam para fora da colmeia em troca de suborno é de 8 a 10 m acima do nível do solo. Depois de coletar os produtos necessários, as abelhas ficam mais pesadas, de modo que a altura ao voar até o ninho não ultrapassa a marca dos 5 metros. Em caso de ventos fortes e tempestuosos, a altitude de voo dos insetos é reduzida para 1 m da superfície do solo.
Interessante! Para garantir a máxima coleta de produtos apícolas, apicultores experientes adquirem colmeias móveis, que são transportadas perto do local de floração das plantas melíferas.
A que distância as abelhas voam da colmeia?
O alcance de voo dos trabalhadores depende diretamente da distância do apiário às plantas com flores. Em média, os apicultores esperam que os insetos não tenham que viajar mais do que 1-2 km até o local do suborno. Mas se as abelhas descobrirem que existem plantas com alto teor de pólen e açúcar no néctar da zona de acesso, poderão facilmente percorrer uma distância de até 4,5 km do local das colmeias.
Voando para fora do ninho, os insetos enchem a plantação com até 2 g de alimento necessário para o vôo.No processo de coleta de néctar, as abelhas de famílias fortes podem obter até 50 mg de néctar em um vôo. A taxa média de produção de guloseimas por um indivíduo de um ninho comum varia de 7,5 a 20 mg.
Em famílias bem desenvolvidas, os trabalhadores caracterizam-se por uma excelente resistência e, se necessário, voam até uma distância de 10 a 12 km do apiário.Normalmente, esses voos são provocados pela floração em áreas remotas de trevo, framboesa florestal, tília, trevo doce, macieira e pereira.
Importante! A distância de voo das abelhas do apiário é afetada pelas condições climáticas e pela presença de plantas melíferas em flor.
Quantas vezes uma abelha voa por dia?
Durante o período de coleta ativa de néctar, a jornada de trabalho das trabalhadoras baleias minke começa ao nascer do sol e continua até o pôr do sol. As abelhas também são capazes de trabalhar em condições extremas sob a lua cheia ou em noites brancas, mas só o fazem se houver plantas melíferas adequadas.
Dependendo da localização do apiário, o vôo em busca de produtos valiosos leva de 30 minutos a 2 horas para uma abelha. Em seguida, as operárias trazem a presa para a colméia, entregam a presa coletada aos seus irmãos e voam de volta aos campos para a próxima porção de néctar e pólen.
Durante um dia de trabalho, um indivíduo faz cerca de 8 a 12 voos, cada um variando de 3 a 8 km. Com base nesses dados, pode-se calcular que durante o dia um inseto percorre de 40 a 90 km.
Ao coletar o néctar de arbustos floridos, as operárias voam ao redor de uma planta com muitas flores melíferas, o que reduz significativamente a distância total percorrida pelos insetos por dia.