As abelhas cortadeiras são insetos incomuns que não produzem mel nem vivem em colônias. Esses indivíduos são capazes de deixar buracos redondos ou ovais na folhagem das plantas, o que leva à deterioração do seu aspecto. No entanto, eles ainda representam um componente importante do ecossistema. Esses insetos contribuem para a polinização de diversas culturas, o que ajuda a aumentar sua produtividade.
Descrição da abelha cortadeira
Na aparência, a abelha cortadeira de alfafa se assemelha a indivíduos comuns. No entanto, existem algumas diferenças na forma de um tom mais escuro e um abdômen levemente desfocado.Ao contrário das abelhas comuns, esses indivíduos se alimentam das folhas verdes das plantações. Eles também absorvem o néctar das flores.
Os cortadores de folhas comem muito rapidamente. Portanto, em literalmente 1 minuto eles podem visitar 20 variedades de flores. Quando as abelhas comem, elas coletam pólen nas patas. A cada visita a uma nova flor, ocorre a polinização.
Características de comportamento
Os cortadores de folhas são abelhas solitárias. As fêmeas constroem seu próprio ninho e fornecem células de cria. Embora esses indivíduos sejam considerados solitários, eles preferem se estabelecer não muito longe de outros cortadores de folhas. As abelhas também conseguem viver em abrigos artificiais. Portanto, são frequentemente usados pelas pessoas para polinizar plantas agrícolas.
As fêmeas passam a noite em seu ninho e são mais ativas em climas quentes e ensolarados, quando os parâmetros de temperatura são superiores a +20 graus. Eles geralmente não se alimentam em tempo nublado ou em temperaturas mais baixas. Durante os meses mais frios, as abelhas da alfafa são menos ativas. Às vezes, as fêmeas adultas usam o ferrão para fins defensivos, mas não podem ser chamadas de agressivas.
Que mal isso causa?
Esses insetos não prejudicam as plantas, mas podem estragar sua aparência. Além disso, mordiscar folhas leva apenas alguns segundos. Nem todos os jardineiros gostam disso. Por isso, tomam medidas para combater os insetos.
Caso contrário, os cortadores de folhas só trazem benefícios.Eles ajudam a polinizar as plantas e a coletar o néctar dos caules das flores. Graças a isso, o número de ovários aumenta.
Como determinar a aparência no jardim?
Quando esses insetos aparecem no jardim, formam-se depressões redondas e ovais nas rosas e outras flores. Parece que foram feitos com tesoura. Normalmente, todas as culturas fortes lidam com tais danos sem problemas. No entanto, a aparência e as propriedades decorativas das flores deterioram-se.
Como se livrar disso?
Para manter a atratividade do jardim de flores, os cortadores de folhas devem ser manuseados corretamente. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- cobrir os arbustos com rede de malha fina ou usar gaze;
- polvilhe as plantas com cinza de madeira peneirada ou pó de tabaco;
- trate as flores com água e sabão.
É importante levar em conta que o uso de soluções, cinzas ou pó de tabaco dará efeito, mas durará até as primeiras chuvas.
Para proteger a rosa, recomenda-se alimentá-la com preparações de potássio. Essas substâncias tornarão as folhas mais duras e pouco atraentes para os insetos. Os agentes nitrogenados, ao contrário, levam ao crescimento da massa verde e tornam a folhagem macia e atraente para os cortadores de folhas.
Se você quiser distrair as abelhas de alfafa das rosas, é recomendável plantar flores e árvores próximas que sejam atraentes para os insetos. Para limpar completamente o seu jardim desses insetos, você deve seguir as seguintes regras:
- Remova cardos mortos, juncos, juncos e cardos. Os cortadores de folhas geralmente vivem nos caules secos dessas plantas ou nas proximidades. Neste caso, as árvores secas e caídas representam um perigo particular.
- Se um ninho de abelha for encontrado de fácil acesso, ele deve ser removido com cuidado e levado o mais longe possível. Também é permitido sair do ninho.Neste caso, na próxima primavera, após a emplumação dos jovens, recomenda-se calafetar o buraco.
As abelhas cortadeiras são insetos benéficos e raros. Eles fornecem processamento de um grande número de plantas, incluindo culturas difíceis de polinizar. Ao mesmo tempo, os danos que causam são mínimos. Os especialistas não recomendam se livrar dos cortadores de folhas em sua propriedade. Eles ajudam a aumentar a produtividade, especialmente no cultivo de leguminosas.