Os Urais são uma área pouco adequada para a apicultura. Esta região é caracterizada por invernos frios, primaveras chuvosas e verões bastante curtos. No entanto, muitas pessoas estão envolvidas na apicultura nos Urais. Lá é possível obter mel com número de diastase 30. Este é considerado um excelente indicador. Ao mesmo tempo, ao criar abelhas, é importante levar em consideração algumas características.
História da apicultura dos Urais
A história do desenvolvimento da apicultura nos Urais começou nos séculos XVI e XVII. Naquela época, foram criadas fazendas de gado e apiários de toras nesta área.Eles foram organizados em propriedades privadas e mosteiros. Grandes fazendas incluíam de 600 a 700 toras. Os principais produtos produzidos nesse período incluíam mel e cera.
A apicultura recebeu um desenvolvimento especial após a chegada dos Velhos Crentes aos Urais. Para eles, esse tipo de atividade era uma das principais, como a pesca, a caça e a agricultura.
No século XIX, os insetos melíferos começaram a ser criados em massa. Portanto, este período é frequentemente chamado de idade de ouro da apicultura. Na primeira metade do século XX, os apicultores russos notaram as abelhas locais e começaram a estudá-las.
Na década de trinta do século passado, um apiário foi criado a partir de insetos florestais na região de Verkhoturye e denominado “Record”. Incluiu 87 famílias de abelhas. A fazenda produzia cerca de 80 quilos de mel por ano. No início, os insetos eram mantidos em toras e depois em colmeias. No inverno, as abelhas foram enviadas para porões e omshaniks.
Características da região
Os Urais são caracterizados por condições climáticas bastante adversas. Esta região é caracterizada por invernos longos e verões curtos e chuvosos. Portanto, as abelhas são obrigadas a permanecer sem voar por 6 a 7 meses. Mas agora a apicultura é considerada uma das indústrias mais desenvolvidas. Ao mesmo tempo, os insetos são criados principalmente no sul dos Urais.
Há várias décadas, a região é líder na produção de produtos como mel e cera. Lá também existem fazendas especializadas na criação de abelhas de raça pura.
As melhores raças de abelhas
As abelhas da Rússia Central são mais adequadas para os Urais. Eles também cultivam carnika, uma raça dos Cárpatos. Esses insetos podem sobreviver em climas adversos.
As abelhas da Rússia Central são caracterizadas por uma cor cinza escuro e tamanho grande.O peso dos insetos chega a 100-110 miligramas. Eles também são caracterizados por uma tromba curta. É aconselhável criar abelhas da mesma raça em apiário. Isso torna a manutenção simples e lucrativa.
Além disso, os representantes da raça da Rússia Central são caracterizados por uma série de características distintivas. Isso inclui o seguinte:
- caráter agressivo;
- tendência a enxamear;
- imunidade forte;
- alta produtividade;
- a necessidade de uma quantidade mínima de ração no inverno;
- Excelente adaptação a diferentes tipos de colmeias.
Também nos Urais, a raça Krajina é muito comum. A principal vantagem dos seus representantes é considerada a sua natureza pacífica. Os insetos são de tamanho médio e de cor cinza. O peso é de 100-230 miligramas. Os indivíduos também são caracterizados por uma tromba longa - seu tamanho chega a 7 milímetros.
As abelhas toleram bem as baixas temperaturas e requerem quantidades mínimas de comida no inverno. A principal desvantagem desta raça é considerada a instabilidade genética. Se um drone estrangeiro entrar na família, a espécie não receberá as qualidades exigidas.
As abelhas dos Cárpatos também são criadas ativamente nos Urais. Eles se distinguem pela cor cinza e são cobertos por penugem prateada. A massa de um indivíduo é de 210 a 230 miligramas. Os insetos se distinguem por um alto grau de resistência e toleram bem os invernos. Ao mesmo tempo, as abelhas são caracterizadas por um caráter agressivo. As vantagens da raça são consideradas a ausência de tendência ao enxame e a mudança silenciosa de rainhas.
Métodos básicos de apicultura
Nos Urais, são utilizados diferentes métodos de manutenção de plantas melíferas. Os métodos mais conhecidos de criação de abelhas em um apiário incluem o seguinte:
- Kopteva e Kharchenko;
- Varre;
- Yermolaeva;
- Kashkovsky;
- conteúdo de casco duplo e casco duplo.
Ao criar insetos nos Urais, é recomendável levar em consideração uma série de características:
- É melhor dar preferência à raça de abelhas da Rússia Central. Esses insetos se adaptam melhor a climas adversos. São resistentes a baixas temperaturas e doenças.
- É permitido localizar um apiário apenas em áreas ecologicamente limpas dos Urais.
- As colônias de abelhas devem ser examinadas por um veterinário todos os anos. Isso ajudará a evitar a propagação de infecções virais.
A apicultura nos Urais é caracterizada por uma série de características associadas ao clima rigoroso. Condições desfavoráveis são consideradas muito arriscadas para a criação de abelhas. Mas os apicultores estão constantemente dominando novas tecnologias e dando preferência a raças resistentes ao inverno. Isso ajuda a criar apiários de sucesso e a obter excelentes taxas de coleta de mel.