A phacelia anual com flores é mais frequentemente usada como cultura de adubo verde para melhorar a qualidade do solo, forragem verde para animais e fertilização de hortas e hortaliças. A planta também é uma excelente planta de mel, da qual insetos trabalhadores coletam néctar doce. Phacelia é muito produtiva como planta de mel, plantada anualmente perto de apiários. Veremos os detalhes abaixo sobre como cultivar e cuidar adequadamente da planta.
Descrição da planta
No ambiente natural, a phacelia é encontrada apenas no continente americano.Na Rússia, nos países vizinhos e na Europa, a planta é cultivada como planta de mel e fertilizante verde.
Na natureza, existem mais de 130 variedades de culturas com flores, mas variedades de phacelia tansy, em forma de sino e retorcidas são mais frequentemente usadas como plantas melíferas.
- O caule principal é reto com múltiplos ramos, dependendo da variedade atinge uma altura de 40 cm a 1 m.
- Placas de contorno alongado são colocadas alternadamente no condutor, em tom esmeralda brilhante.
- Durante o período de floração, inflorescências complexas em forma de guarda-chuva aparecem na planta, florescendo com flores lilases ou azuis.
- Os frutos da planta melífera apresentam-se na forma de caixas alongadas contendo sementes.
Importante! A planta não é exigente em termos de condições de cultivo e cuidados, desenvolve-se e floresce ativamente em quaisquer condições meteorológicas e climáticas.
Como semear phacelia como uma planta de mel
O arbusto herbáceo cresce e se desenvolve rapidamente e entra no período de floração 30-40 dias após o plantio. Em regiões com invernos quentes e início da primavera, é permitido o plantio de melíferas no final de outubro. Nesse caso, o néctar curativo é coletado pelas abelhas já em meados de maio.
Se a planta for cultivada em latitudes temperadas, as atividades de plantio começam no início da primavera e continuam até meados de julho.
- As plantas de mel são plantadas em áreas bem iluminadas, entre árvores frutíferas e arbustos, juntamente com hortas e hortaliças.
- O solo é escavado, bem solto e misturado com matéria orgânica e elementos minerais.
- As sementes são plantadas em solo bem umedecido, a 1,5-3 cm da superfície do solo.
- Para cada hectare de área semeada serão necessários até 12 kg de material de plantio.
- Os primeiros rebentos aparecem 10-12 dias após a sementeira.
Para aumentar o número de plantas melíferas, sementes maduras são coletadas e plantadas para a próxima safra.
As regras para coleta de material de plantio garantirão alta germinação das sementes:
- As primeiras sementes maduras são consideradas as mais produtivas;
- A colheita é ceifada depois que as vagens das sementes ficam marrons;
- os arbustos ceifados são secos durante 5 dias e trilhados;
- as sementes são classificadas, separando-as de impurezas e poeira estranhas.
Importante! O material de plantio resultante é imediatamente utilizado para semeadura ou enviado para armazenamento em local seco e fresco.
Cuidados de cultivo
Phacelia é despretensiosa no cuidado, tolera facilmente mudanças de temperatura, geadas, calor, seca e encharcamento do solo. Antes de surgirem os primeiros brotos, o solo é bem umedecido. Depois que as plantas verdes aparecem, a quantidade de irrigação é reduzida. Além disso, as plantações jovens requerem solo respirável, por isso é realizado trabalho nas entrelinhas para soltar o solo. Os arbustos adultos lidam sozinhos com o afrouxamento do solo e o fornecimento de nutrientes e úteis. No início da estação de crescimento, as plantas jovens são alimentadas com matéria orgânica contendo nitrogênio.
Importante! As medidas de irrigação para plantas melíferas adultas são realizadas conforme necessário, durante períodos de calor e seca prolongados.
Época de floração e produtividade de mel
A erva com flor phacelia é considerada uma planta de mel muito produtiva. Sob condições climáticas favoráveis, até 1.000 kg de néctar valioso e curativo são obtidos de cada hectare de plantações por temporada. Durante o período chuvoso, a produtividade do mel das abelhas diminui significativamente - até 150 kg de néctar por 1 ha.
Phacelia floresce por muito tempo e é perfumada, então os insetos preferem esta planta, mesmo que outras plantas melíferas cresçam nas proximidades.A floração do arbusto depende diretamente da época de plantio. Se as atividades de semeadura foram realizadas no final do outono, o período de floração ocorre na segunda quinzena de maio. Phacelia, plantada no início da primavera, floresce em junho.
Florescem alternadamente, cada período de floração não dura mais de 2 dias. O período total de floração da planta melífera leva de 30 a 50 dias.
Com o início de agosto, o horário de verão diminui e as mudanças diárias de temperatura aumentam, as abelhas nessa época começam a se preparar para o inverno e a produtividade do mel diminui.
Conselho! Para garantir a floração constante da phacelia, recomenda-se que a semeadura seja realizada antes de meados de julho, com frequência de 10 a 12 dias.
Beneficiar
O florescimento precoce da phacelia permite que as colônias de abelhas sobrevivam ao período da primavera, quando a maioria das plantas melíferas ainda não ativou seu crescimento e desenvolvimento.
O mel obtido do néctar das plantas é caracterizado por excelente sabor e propriedades curativas:
- as substâncias que compõem a planta têm efeitos antiinflamatórios e restauradores, fortalecem o sistema imunológico, protegem o organismo de infecções virais e bacterianas;
- o néctar de flores tem efeitos diuréticos e de limpeza, remove o excesso de água, toxinas e acúmulos nocivos do corpo e é eficaz na perda de peso;
- tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema cardiovascular e dos órgãos digestivos;
- tem efeito anti-séptico, promove a cicatrização de feridas e úlceras de órgãos internos e da pele;
- estimula a função cerebral, aumenta a resistência do corpo ao estresse físico e mental e tem um efeito positivo no funcionamento do sistema nervoso.
É preciso lembrar que o produto apícola contém pólen e outras substâncias que provocam reações alérgicas.