Após um período de cuidado ativo com as colônias de abelhas e fornecendo-lhes a nutrição necessária para a reprodução, chega a hora de coletar o mel. Se o apiário for grande, é aconselhável que o apicultor utilize dispositivos especiais. Alguns deles são feitos em casa. O extrator de mel faça você mesmo é um dispositivo indispensável na coleta do produto.
O que é isso
Um extrator de mel é uma pequena unidade usada para bombear o mel.Claro, você pode passar sem ele se o apiário for pequeno, mas para uma fazenda grande é necessário. Muitas vezes, o extrator de mel é adquirido em loja especializada, mas alguns apicultores o fazem eles próprios, usando sucata e desenhos.
O design do dispositivo é representado por um recipiente cilíndrico, dentro do qual giram cassetes verticais com favos de mel. No fundo existe uma bandeja onde é recolhido o mel.
As vantagens do aparelho são óbvias: com sua ajuda a coleta do mel é muito mais rápida, além disso, os favos permanecem intactos, podendo ser reaproveitados.
Princípio da Operação
Os extratores de mel são feitos de diversos materiais, mas o princípio de funcionamento é sempre o mesmo. O funcionamento do dispositivo é baseado na força centrífuga, que é fornecida por um recipiente cilíndrico. Os favos de mel são impressos com faca e colocados em cassetes. Quando o tambor se move com aceleração, surge a força centrífuga, o mel voa para as paredes da unidade e depois flui para baixo. Para isso, são fornecidos furos especiais e um recipiente para coleta de mel.
Dentro do extrator de mel existe um acionamento que gira o rotor, molduras e cassetes. O acionamento pode ser elétrico, manual ou acionado por pedal. O número de molduras dentro do extrator de mel varia. Depende do volume de produção. Alguns designs são projetados para vários quadros, mas existem unidades que podem conter até 50 peças.
Depois que o mel é totalmente bombeado, as armações são devolvidas ao seu lugar nas colmeias, onde os insetos voltam a bombeá-las com o produto. Se não houver suborno, as abelhas precisarão de tempo para construir novamente o favo de mel. Nessas condições, o apicultor perde não só tempo, mas também dinheiro.
Opções de fabricação
Existem dois tipos de dispositivos - extrator de mel radial e cordal.Na moldura radial com favos de mel, eles são colocados ao longo do raio, e na cordal se diferencia pela fixação das molduras, que ficam localizadas ao longo da superfície interna do contêiner.
Um dos critérios que determina o tipo de projeto é o drive. Se o apiário for pequeno, um acionamento manual é bastante adequado. É importante considerar que ao instalar um motor elétrico, será necessário um dispositivo que possa controlar o número de rotações. Às vezes, em velocidades muito altas, o dispositivo quebra os quadros e isso leva a perdas. O acionamento manual permite controlar de forma independente a velocidade e as rotações.
Acionado eletricamente
Nos projetos onde é fornecido acionamento elétrico, a rotação do recipiente ocorre por meio da rede elétrica ou bateria, o que é conveniente no bombeamento do mel para o campo. Os extratores elétricos de mel são ideais para apiários que produzem toneladas do produto. A velocidade e a direção de rotação podem ser controladas, mas há uma desvantagem - o dispositivo é bastante difícil de manter.
Sem acionamento elétrico
Se o projeto for feito sem acionamento elétrico, o tambor gira manualmente. Esta opção é considerada tradicional, pois é a que muitos apicultores utilizam. O extrator de mel não depende de fonte de energia, podendo ser utilizado em quaisquer condições. Outra vantagem do design é o baixo custo. Entre as desvantagens, os usuários observam a baixa velocidade de bombeamento. No entanto, isto não é tão importante se o apicultor tiver apenas algumas colmeias.
Dimensionamento
Ao fazer um extrator de mel, você precisa se concentrar nos desenhos. As dimensões do dispositivo dependem do número total de quadros. Para um apiário pequeno, um dispositivo projetado para duas molduras é suficiente. Conseqüentemente, se o mel for produzido em grande escala, será necessária uma unidade que possa acomodar várias dezenas de quadros.
Quais materiais podem ser usados
Fazer um extrator de mel com as próprias mãos a partir dos materiais disponíveis requer uma seleção cuidadosa de materiais. A resistência à umidade e a admissibilidade do contato com alimentos são importantes. Na maioria das vezes, madeira ou compensado, plástico, alumínio ou aço inoxidável são usados como base. O material mais caro é o aço inoxidável, porém, junto com isso, também é da mais alta qualidade.
Independentemente do material utilizado como base, você precisará preparar elementos adicionais:
- acessórios;
- eixo;
- consequência;
- cinto;
- polia;
- selante de silicone;
- malha ou arame para cassetes;
- torneira para escoamento do produto e porca para fixação;
- suporte;
- rotor;
- reostato;
- motor elétrico para acionamento.
As ferramentas que você precisa preparar são um quebra-cabeças, uma serra circular, uma chave de fenda ou furadeira, parafusos auto-roscantes, além de pregos e um martelo. Essas ferramentas são essenciais para trabalhar madeira. Se plástico ou alumínio for usado como material principal, você precisará de um moedor, uma serra e um ferro de soldar.
Como fazer um extrator de mel com as próprias mãos
O algoritmo e os recursos de execução do dispositivo dependem do material selecionado.
Da máquina de lavar
O tambor da máquina de lavar é universal. Em combinação com um corpo de material semelhante, permite fazer um extrator de mel durável e de alta qualidade.Você pode usar dois tambores - recomenda-se que o maior seja usado como corpo do dispositivo.
O algoritmo de execução é o seguinte:
- Corte o fundo do tambor menor.
- Instale-o na caixa.
- Solde várias hastes de metal na parte inferior, por dentro. Solde suas extremidades ao rolamento.
- Insira um eixo de tamanho e diâmetro adequados no rolamento. Prenda com parafusos auto-roscantes.
- Prenda uma polia na parte superior do eixo, prenda uma alça e prenda a conexão com um cinto.
Feito de madeira
Para fazer em casa um extrator de mel de madeira, qualquer madeira é adequada, a principal condição é que não contenha resina. Somente material seco é necessário.
Recomenda-se fazer o tambor em forma de octógono. No seu interior deverá ser instalado um rotor, bem como fixações para as molduras. Para a parede lateral você precisará de uma placa sólida. É necessário um furo com diâmetro de 20 mm na parte inferior da estrutura. Você pode conectar uma torneira ou fazer um tampão com vedação.
Madeira compensada
Você pode fazer um pequeno dispositivo caseiro com madeira compensada, adequado para uma pequena fazenda. O extrator de mel será leve, mas durável. Esta opção é ideal para transporte frequente. Além disso, o processo de fabricação do aparelho é simples.
A espessura do compensado não deve ser superior a 10 mm.Caso contrário, o processo de fabricação não difere de um extrator de mel de madeira. A superfície interna deve ser cuidadosamente tratada com cera, aplicando preferencialmente 2 a 3 camadas. Fixe a estrutura com pregos ou cola própria para madeira. Para garantir resistência, aperte os painéis laterais com um aro de metal na fase final.
De um barril de plástico
O design do cano de plástico é uma opção adequada para iniciantes. O plástico escolhido para o projeto deve ser de qualidade alimentar. Não corrói, não absorve odores e é resistente aos esforços mecânicos. Outra vantagem do plástico é que a manutenção é simples e não causa dificuldades.
É claro que alguns elementos adicionais serão necessários durante a fabricação, como hastes metálicas, placas e uma estrutura rotativa. Para o elemento rotacional são utilizados pedais de bicicleta ou máquina de costura. Girar os pedais faz com que o mel escorra pelas paredes do dispositivo.