Fazendo um extrator de mel caseiro em uma máquina de lavar com as próprias mãos, desenhos

Fazer um extrator de mel caseiro em uma máquina de lavar automática não é tão difícil. Muitos apicultores estão pensando em criar uma unidade mecanizada para extração de mel. Principalmente aqueles que vão colocar o negócio em funcionamento e vender os frutos do seu próprio trabalho. Os produtos acabados produzidos em fábrica são confiáveis, mas caros. A solução é montar um extrator de mel com eletrodomésticos que não funcionam.


Extrator de mel
Tipos de extratores de mel

A maioria dos designs existentes são fáceis de fabricar. Eles não requerem conhecimentos, habilidades especiais ou ferramentas complexas.

Foto do extrator de mel

Na fase inicial, você deve escolher qual material será usado para criar um extrator de mel. Eles são os seguintes:

  1. Árvore. O design mais comum. Qualquer recipiente adequado serve. Um barril de carvalho, por exemplo.
  2. Alumínio. Também é bastante utilizado na fazenda. Uma caldeira com tanque de grande capacidade é adequada. Ou uma panela.
  3. Aço inoxidável. Isso é um pouco mais complicado. Para evitar que o futuro extrator de mel vaze e funcione por muito tempo, é necessário conectar as folhas por meio de soldagem. Ou use uma solução pronta - um tanque de uma velha máquina de lavar tipo ativador.
  4. Plástico. Os plásticos modernos não são muito inferiores ao metal em termos de resistência e resistência ao desgaste. A capacidade da “Malyutka”, uma máquina de lavar de pequeno porte, será a ideal. Outro tanque de polímero de tamanho adequado servirá. O principal é que a espessura das paredes garante rigidez e estabilidade estrutural.

Qual opção escolher depende de você. Se ao menos o futuro extrator de mel justificasse o investimento e os custos, com modificações mínimas no tanque acabado. E sem a utilização de soluções técnicas complexas.

Extrator de mel de ferro

Os limites de tamanho do extrator de mel são definidos pelo próprio designer. O principal indicador aqui são as dimensões dos quadros. Os cassetes são instalados no tanque, onde são fixadas molduras com favos de mel. A fixação deve ser simples, mas eficaz. A seguir, será analisado detalhadamente o projeto do extrator de mel.

Vamos nos concentrar nos tipos por enquanto. Existem 2 deles:

  • radial;
  • cordal.

O princípio de funcionamento do extrator de mel é simples e claro. O tanque com moldura gira por meio de acionamento elétrico manual. A força centrífuga espreme o mel para fora do favo de mel e, em seguida, o produto acabado flui para a parte inferior, onde é fornecida uma torneira de drenagem. Na maioria das vezes, os extratores radiais de mel são usados ​​​​em soluções caseiras.

Ferramentas e materiais necessários

Dependendo do design e das capacidades do extrator de mel escolhido, uma lista de materiais e ferramentas é determinada. Você definitivamente precisará de:

Martelo de bancada (marreta pequena)

  1. Torno.
  2. Furadeira (manual, elétrica, chave de fenda).
  3. Rebarbadora (rebarbadora).
  4. Transformador de soldagem.
  5. Ferro de solda elétrico.

Aqui está um conjunto básico de ferramentas. Pode ser complementado ou aparado. Os materiais necessários são placas de aço, hastes, bem como consumíveis de equipamentos (rodas de corte, eletrodos, brocas, solda). Uma visão aproximada de um extrator de mel acabado com acionamento elétrico e unidade de controle é mostrada na figura.

Vista aproximada de um extrator de mel acabado com acionamento elétrico

E os vídeos vão te ajudar a entender o princípio de funcionamento e estrutura da unidade:

Desenhos e dimensões

A seguir estão as dimensões típicas de um extrator de mel caseiro. Os desenhos mostram dimensões aproximadas, que podem ser ajustadas de acordo com as necessidades do fabricante.

Desenho

O desenho a seguir mostra a estrutura detalhada da unidade, indicando os componentes.

O próximo desenho de um extrator de mel

Os desenhos detalhados mostram vistas ampliadas de componentes individuais.

Barras transversais

Barras transversais

Barras de rotor

Barras de rotor

Agora você quase sabe fazer um extrator de mel. Restam alguns detalhes, uma descrição e dicas para fazer um móvel a partir de uma máquina de lavar velha. A velha questão: escolher um design manual ou eletrificado permanece em aberto. Ambas as opções têm certas vantagens. Bem, e as desvantagens, como sem elas.

A movimentação manual é mais simples e confiável. Permite ajustar a velocidade de rotação. A solução eletrificada proporciona maior produtividade. Isso significa o rendimento do produto final, querida. O design complicado envolve a instalação de uma unidade de controle. Esta unidade fornece ajuste de rotação e elimina a necessidade de controlar o processo.

E estas são engrenagens cônicas

Engrenagens cônicas

Especialista:
A utilização de rolamento (bronze, bucha de latão) no eixo do tanque reduzirá o ruído e garantirá o funcionamento ininterrupto do extrator de mel.

Fazendo um extrator de mel em uma máquina de lavar

Criar uma unidade a partir de meios improvisados ​​e com custo mínimo é uma excelente solução para um apicultor novato. E fazer um extrator de mel com as próprias mãos não é tão difícil. Você precisa de uma máquina de lavar que não funcione (desnecessária) com um tanque pronto de tamanho adequado. Os modelos “Sibéria”, “Alma-Ata”, etc. A idade do “produto semiacabado”, a máquina de lavar, não importa.

O tanque da máquina tem paredes bastante grossas e quase não está sujeito a desgaste. Resta modificar a capacidade. Feche todas as aberturas não utilizadas para que não vazem. Brew (você precisa de uma máquina de solda), sele com tampões, revestimentos e solda.

Fazendo um extrator de mel caseiro em uma máquina de lavar com as próprias mãos, desenhos

Compreender o design de um extrator de mel não é difícil. Qualquer pessoa que tenha pelo menos o ensino médio e saiba trabalhar com metal pode fazer isso.

Cassete

Os tamanhos padrão e geralmente aceitos dos cassetes dependem das colmeias usadas. Ou seja, precisa ser ajustado localmente. A proporção típica é 435x300 mm.

Normalmente, as estruturas dos gabinetes acabados são um pouco menores. Na fabricação manual de cassetes, é aconselhável utilizar aço inoxidável. É um material inerte que não pode ser oxidado e não prejudica a qualidade do mel. Qual método de montagem usar - soldagem, aparafusamento - depende de você. O aço inoxidável não é um material amplamente disponível. Mas vale a pena tentar garantir que tudo esteja como deveria estar. A substituição por “ferrugem” ou aço comum não é aconselhável.

Desenho

A figura mostra uma estrutura feita de canto e arame tensionado.

Unidade de acionamento

A questão da presença de impulso no projeto é motivo de debate entre os apicultores. Por um lado, o método manual determina a velocidade de centrifugação.E não é tão traumático para os quadros. Afinal, eles são sempre reaproveitados. Por outro lado, o motor elétrico dispensa a necessidade de monitorar constantemente o processo. Perder tempo.

Especialista:
Mas isso exigirá um motor, bem como uma transmissão por correia. A versão manual requer um par de engrenagens cônicas. Recomenda-se a obtenção de peças de máquinas agrícolas desgastadas. E na alça você terá que cortar um fio para fixar as peças.

Se você escolher a opção elétrica, deverá adquirir um motor. Os motores modernos proporcionam altas velocidades, são compactos e eficientes. Mas você precisa ajustar a velocidade. Para isso, utiliza-se um simples acionamento por correia, além de um par de polias de diferentes diâmetros. Um disco menor é montado no eixo do motor. No eixo do tanque - maior. Na versão manual é o contrário. A proporção do diâmetro é selecionada experimentalmente. Automação, a unidade de controle permitirá controlar a velocidade dentro de limites aceitáveis, tornando a extração do mel uma coisa comum.

Suporte para extrator de mel

Para desacoplar a unidade da base é necessário um suporte. Isso garantirá uma operação estável do extrator de mel e reduzirá o nível de ruído. Além disso, a instalação deve estar localizada em alguma elevação para que possa ser colocado um recipiente para escoar o produto.

A melhor opção é fazer 3 pernas em todo o perímetro do extrator de mel. Eles podem ser fixados por soldagem ou aparafusamento. O principal é que o selo não esteja quebrado. E o mel não saiu do recipiente e não foi desperdiçado. Um suporte ou moldura soldada feita de acordo com as dimensões do dispositivo é adequada.

A questão da pintura permanece controversa. O produto acabado não deve conter impurezas. E sob nenhuma circunstância seja perigoso para os humanos.Porém, as superfícies externas podem ser revestidas com tintas e vernizes modernos, seguros e atóxicos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim