O que é um apiário moderno e sua história, segredos da coleta e arranjo do mel

A apicultura não é apenas um ofício, mas uma verdadeira arte. Inicialmente, a apicultura era muito difundida - a coleta de produtos apícolas produzidos por abelhas selvagens. Aos poucos, as pessoas aprenderam a criar insetos domésticos para obter mel e outras substâncias valiosas sem sair de casa. Mas mesmo agora, nem todo apicultor novato sabe o que é um apiário pessoal, como montá-lo e o que é necessário para isso.


A história do primeiro apiário

Um apiário de mel é uma área especialmente equipada destinada à colocação de colmeias.Na apicultura, desempenha um papel fundamental na criação e manutenção de insetos benéficos.

A apicultura é um ofício milenar que não perdeu relevância ao longo dos muitos séculos de existência. Segundo relatos arqueológicos, as primeiras menções ao uso de produtos apícolas datam de 10 a 15 mil anos atrás. Mas naquela época as pessoas estavam engajadas na coleta; a apicultura não era praticada naquela época.

Os historiadores não conseguem sequer dar uma data aproximada em que começou a construção das primeiras “casas” artificiais para abelhas. Mas é sabido que mesmo os povos primitivos aprenderam a usar toras ocas de madeira como casas para insetos melíferos. Esta prática foi especialmente difundida no Antigo Egito.

Fato interessante. Um verdadeiro avanço na apicultura foi feito por Pyotr Prokopovich, um residente do Império Russo. Em 1814, ele criou as primeiras colmeias de estrutura, que se tornaram o protótipo das atuais "casas" de abelhas.

Apiário moderno

O apiário atual é todo um complexo constituído por estruturas que permitem ao apicultor controlar todo o ciclo de reprodução, crescimento e atividade vital dos insetos. A base é formada por colmeias – pequenas estruturas que servem de lar para insetos benéficos. Aqui eles crescem, dão à luz e também produzem e acumulam produtos valiosos - mel, pinto, própolis, geleia real e pólen.

Junto às colmeias principais é instalada outra “casa”, chamada colmeia de controle.

Graças a ele, o apicultor tem a oportunidade de entender se há problemas na coleta de néctar e avaliar a intensidade do acúmulo de produtos apícolas.

Tipos existentes

A organização de uma fazenda apícola depende diretamente da direção escolhida. A classificação geral divide essa apicultura nos seguintes grupos:

Tipo de apiário Características e descrição
1 Mercadoria de mel A variedade mais popular. É utilizado para obter diversos tipos de produtos apícolas - mel, cera, própolis e outros.
2 Mel polinizado Útil para aumentar o rendimento das culturas vegetais em grandes explorações agrícolas domésticas ou industriais. Além disso, é uma fonte de produtos apícolas.
3 Polinizado É necessário exclusivamente para garantir a polinização das culturas agrícolas. Os produtos apícolas não são coletados. Essas fazendas geralmente estão localizadas perto dos campos ou diretamente dentro das estufas.
4 Abelha rainha Está instalado com a finalidade de criar abelhas jovens para posterior comercialização.

Outro tipo de apiário, que também pertence à categoria das apiculturas mais populares, é o complexo. É equipado com elementos selecionados pelo apicultor, descritos anteriormente.

A classificação também divide os apiários em fixos e portáteis. Os nomes falam por si: as colmeias fixas estão sempre no mesmo lugar e as móveis movem-se de um local para outro.

Recebendo um passaporte

O passaporte veterinário e sanitário de um apiário é necessário não só para a produção legal, mas também para a comercialização de produtos apícolas. Para receber um documento oficial, você deve primeiro redigir um requerimento dirigido ao médico sanitarista-chefe da cidade ou distrito.

Especialista:
O requerimento deve indicar o endereço das colmeias, indicar o número de colônias de abelhas e indicar informações básicas sobre o requerente.

Assim que o documento for analisado, representantes do serviço veterinário visitarão o apiário. Eles colherão amostras de produtos e também avaliarão o estado do meio ambiente.Caso não sejam registrados desvios das normas e os peritos não tenham reclamações sobre o território fiscalizado, o proprietário do apiário receberá o passaporte do apiário.

Alojamento em área de lazer

Não é possível colocar colmeias em uma área de lazer. Uma fazenda de abelhas não pode estar localizada a menos de meio quilômetro de estradas ou ferrovias.

Para criar abelhas em uma casa de verão, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:

  • as colmeias devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 3 metros do terreno vizinho;
  • o sentido das entradas das abelhas é apenas no lado oposto aos terrenos vizinhos;
  • o apiário deve ser cercado com cerca alta ou cerca viva em todo o perímetro, a altura da cerca é de pelo menos 2 metros.

Se você planeja colocar um apiário perto de casas vizinhas, deve pelo menos avisar seus vizinhos sobre isso. Também vale a pena perguntar se eles ou seus entes queridos são alérgicos a picadas de insetos melíferos.

O procedimento para fornecer terras para um apiário

Aos apicultores é fornecido um terreno para instalação de apiário de acordo com a legislação em vigor. Podem solicitar loteamento pessoas físicas e jurídicas.

Os apiários nômades devem estar localizados próximos às fontes de coleta de mel, mas a uma certa distância de outras colmeias. Para estabelecer explorações apícolas no território de associações sem fins lucrativos de horticultura, horticultura ou dacha, são utilizados os seus documentos constitutivos.

Arranjo

Então, tendo descoberto como colocar um apiário e por que é necessária uma colmeia de controle, você deve observar mais alguns pontos. Ao montar uma fazenda apícola, é importante colocar bebedouros em seu território. São pequenas bandejas cheias de água ou fertilizante.São necessários para alimentar e aumentar a produtividade dos insetos.

Recomenda-se também a colocação de edifícios utilitários de uso geral no apiário. Você não precisa prestar muita atenção ao seu design ou posicionamento. O principal é que tenham paredes densas e uma base sólida. Essas edificações servirão de cabana de inverno e servirão como uma espécie de casa para o apicultor, onde ele poderá realizar trabalhos básicos e guardar os equipamentos necessários.

Montar seu próprio apiário é um processo trabalhoso. Mas a apicultura sempre foi procurada e popular. Afinal, os produtos produzidos pelos insetos listrados são saudáveis, por isso não perderão seu valor.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim