As ovelhas da raça Lacon (Lakayune) são mais difundidas na França. Ao longo de um ano, estes animais produzem um pouco menos leite do que a raça da Frísia Oriental, mas as propriedades nutricionais dos primeiros são superiores. Por exemplo, o leite de ovelha Lacon é usado para fazer o famoso queijo Roquefort. A criação desta raça é uma atividade necessária e muito procurada, por isso os cientistas trabalham constantemente para melhorá-la e se esforçam para aumentar a produtividade.
Descrição e características do verniz
O local de origem desta raça é a França.No início, as lakayunas tinham baixa produtividade e eram exigentes em termos de cuidados e manutenção. Mas depois de anos de seleção cuidadosa, começaram a produzir mais leite e tornaram-se resistentes a diversas doenças.
Os animais são criados apenas para produzir leite e raramente são utilizados para alimentação (apenas cordeiro, já que a carne das ovelhas adultas é totalmente insípida). Também não são adequados para a produção de lã, pois o volume desta é significativamente menor em comparação com outras raças. O número de ovelhas no mundo ultrapassa 1 milhão. Lacon é a melhor raça leiteira da França e recebeu esse nome em homenagem ao distrito de Mont-de-Lacon.
As características de aparência do lakayune são as seguintes:
- Tamanhos médios ou grandes. O peso médio dos carneiros varia entre 80-100 kg, enquanto as ovelhas pesam 55-60 kg.
- A lã é de cor branca e possui uma estrutura fina. Ao mesmo tempo, a cabeça está descoberta.
- Não há chifres (exceto os chifres de 2 centímetros que os machos possuem).
- O focinho é alongado e fino.
- A cauda é longa e fina.
- A altura na cernelha dos carneiros é de 75 centímetros e a das ovelhas é de 70 centímetros.
- A parte posterior do corpo é caracterizada por músculos bem desenvolvidos.
- O peito é profundo.
Vale ressaltar que os machos Lacon são utilizados para melhorar outras raças.
Vantagens e desvantagens
Requisitos para manutenção e cuidados
Esta raça é despretensiosa, mas para alcançar alta produtividade é importante prestar cuidados de qualidade aos animais. As condições para manter ovelhas Lakon são as seguintes:
- No verão, as ovelhas são enviadas para o campo (durante o dia) e conduzidas para currais (à noite). Durante o tempo frio, o gado é mantido em curral.
- É aconselhável manter as fêmeas lactantes em baias separadas. Se necessário, deverá ser colocado um aquecedor. Também é muito importante limpar regularmente o ambiente e ventilá-lo periodicamente.
- Você deve se preparar cuidadosamente para o processo de ordenha. Para fazer isso, você precisará de currais especialmente equipados com entrada e saída. O tamanho da sala deve corresponder às dimensões do animal. É importante que o piso tenha um plano levemente inclinado - graças a isso, a cabeça do animal ficará mais alta que as patas durante a ordenha. Isso garantirá um comportamento calmo do animal.
O próprio processo de ordenha inclui as seguintes etapas:
- Sente-se em uma cadeira ao lado das ovelhas.
- Coloque o recipiente sob o úbere.
- Cubra o recipiente com gaze limpa dobrada ao meio.
- Estique o úbere.
- Comece a ordenha: pegue 2 bicos e aperte alternadamente com os dedos.
- Em seguida, passe para os próximos mamilos.
- Ao final do procedimento, o úbere é lavado com água morna e enxugado com toalha.
- O leite é filtrado novamente.
Você também deve seguir as regras:
- Antes de iniciar o procedimento, o recipiente deve ser bem lavado, o mesmo se aplica às mãos da leiteira;
- lave o úbere com água morna;
- despeje os primeiros jatos de leite em um recipiente separado para verificar sua qualidade;
- O processo de ordenha leva alguns minutos.
Alimentando
A dieta dos representantes do Lakon consiste principalmente em pastagens (grama, grãos). O cardápio também é diversificado com ração especial.
No inverno, a disponibilidade de feno e silagem, bem como de tubérculos, é importante. Os animais são alimentados 3-4 vezes ao dia.
Sutilezas da criação
Lacayune é uma raça precoce: as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 7 a 10 meses e estão prontas para acasalar. Em média, 100 ovelhas Lakon produzem 131 cordeiros. O período de gestação é de 145 dias. Na maioria das vezes, não há mais do que 2 cordeiros em uma ninhada. A próxima gravidez ocorre após 1 ano (em novembro-janeiro). A lactação dos cordeiros dura cerca de um mês, ao final do qual o peso dos animais jovens chega a 15 quilos. A vida útil das ovelhas Lakon é de cerca de 25 anos.
Possíveis doenças
Os representantes de Lakon são caracterizados por maior resistência a doenças e infecções por parasitas. No entanto, como a maioria das raças leiteiras, o Lacayune é suscetível à mastite. Esta doença é motivo para o abate de ovelhas.
Lacon é uma das melhores e mais populares raças de ovinos leiteiros. A criação de gado é uma atividade lucrativa se você a abordar com seriedade e profundidade.