A raça ovina Hampshire possui certas características. São animais de lã semifina que pertencem à categoria de carne e lã. Ovelhas desta raça são criadas em diversos países, incluindo a Rússia. Os animais são caracterizados por uma constituição forte e corpo maciço. É largo e profundo, com ossos ásperos. Para criar animais de estimação com sucesso, é importante cuidar deles adequadamente.
Descrição e características das ovelhas Hampshire
A raça ovina Hampshire pertence à categoria de carne e lã. Foi criado na Grã-Bretanha.Isto aconteceu em Wiltshire, Hampshire e outras áreas no início do século XIX. A raça era baseada em carne de lã áspera e ovelhas locais de cabeça escura e animais de Southdown. Como resultado, foi possível obter ovelhas de grande porte, que se distinguem pelo corpo largo e profundo. Eles não têm chifres. Estes animais são caracterizados por elevados parâmetros de maturidade precoce e excelentes formas de carne.
O peso vivo dos carneiros é de 94-104 kg, das ovelhas – 58-63. Os parâmetros de fertilidade são 115-130 cordeiros por 100 rainhas. De 1 animal é possível obter 7 quilos de lã. O comprimento do pêlo é de 7 a 8 centímetros. É utilizado principalmente para confecção de malhas. Ovelhas desta raça são criadas em diferentes países do mundo - elas se espalharam pelos EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.
Vantagens e desvantagens
As ovelhas pertencentes à raça Hampshire são caracterizadas por uma série de vantagens. As principais vantagens dos animais incluem o seguinte:
- excelentes parâmetros para maturação precoce de cordeiros;
- alta porcentagem de rendimento de lã após a lavagem;
- fácil adaptação a diferentes condições climáticas;
- desenvolvimento rápido.
A única desvantagem dos animais é considerada a fertilidade não muito alta. Esta desvantagem deve ser levada em consideração antes de iniciar a criação de animais.
Requisitos para manutenção e cuidados
As ovelhas são consideradas animais muito dóceis, caracterizadas por um pronunciado instinto de rebanho. No verão é recomendável pastar em pastagens. Durante o inverno, os animais precisam de um quarto isolado. Deve fornecer ventilação adequada.
Ao mesmo tempo, é importante isolar as paredes, fazer um comedouro e organizar um sistema de ventilação completo. É importante garantir que a temperatura ambiente seja de pelo menos +6 graus. Durante o período de parto, a temperatura deve ser de pelo menos +15 graus.
O ponto fraco das ovelhas são os cascos. Portanto, recomenda-se fazer o piso da sala com tábuas. Deve ser coberto com uma cama de palha por cima. A limpeza e aparagem regular dos cascos são importantes. Se isso não for feito, existe uma grande probabilidade de problemas nas articulações.
Alimentando
No verão, geralmente não surgem problemas com a alimentação das ovelhas se houver pasto suficiente ao redor. Recomenda-se prestar atenção especial à alimentação dos animais no inverno. Neste momento, é permitido o uso de variedades grosseiras de rações, que devem ser preparadas no verão. Às vezes, as ovelhas até comem folhas secas, que os agricultores usam como cama.
Para manter as ovelhas calmas no inverno, elas precisam ser alimentadas de 3 a 4 vezes ao dia. Quando o tempo está bom, é recomendável fazer isso ao ar livre. Além do feno, vale usar silagem e palha para alimentação. Também é permitido incluir raízes vegetais na dieta das ovelhas. É aconselhável dar comida às ovelhas ao mesmo tempo. A criação de carneiros requer cuidados mais cuidadosos. Definitivamente, você deve adicionar aveia e batatas à comida. Ao mesmo tempo, o feno deve ser de alta qualidade.
Como criar a raça
O parto dessas ovelhas ocorre uma vez por ano. Vale a pena reunir os animais durante uma caçada, que dura de 18 a 36 horas. Uma ovelha é capaz de dar à luz aos 6-8 meses. Porém, pela primeira vez é melhor cobrir em 1 ano.
O período de gestação é de cerca de 5 meses.Neste momento, as ovelhas precisam de boa nutrição e cuidados adequados. O melhor é fazer a fertilização para que o cordeiro nasça no inverno. Nesse caso, quando começar o pastoreio, os filhotes comerão verduras. Isso permitirá que ganhem um peso corporal decente no outono.
Durante a segunda parte da gestação e lactação, as ovelhas necessitam de maior nutrição. Porém, a dieta alimentar não deve conter silagem ácida ou outros produtos que possam provocar fermentação no organismo. Durante a gravidez, as ovelhas devem receber os seguintes tipos de alimentos:
- feno;
- raízes;
- alimento composto
Durante a primeira semana, os cordeiros devem ser alimentados com leite materno. Esses alimentos saturam totalmente o corpo com substâncias valiosas. Já durante 2-3 semanas é permitido introduzir cenouras e feno pequeno na dieta. Também vale a pena dar vitaminas aos animais. Aos 4 meses, os cordeiros podem pastar em pastagens separadas das da mãe.
Do que eles estão doentes?
Para evitar que as ovelhas adoeçam, elas precisam de nutrição adequada e de certas condições de vida. É importante que os animais permaneçam bem alimentados e recebam o máximo de vitaminas dos alimentos. No verão, as ovelhas são incomodadas por insetos. Eles não apenas os mordem, mas também deixam uma infecção nas áreas danificadas.
Portanto, o gado deve ser sistematicamente inspecionado em busca de áreas danificadas. Se forem detectados, é necessário tratamento com desinfetantes - é melhor usar iodo.
Para evitar o desenvolvimento de diversas patologias infecciosas, recomenda-se a vacinação. É importante fazer isso sob a supervisão de um veterinário.
A raça ovina Hampshire é muito popular entre os agricultores. Esses animais são fonte de carne e lã de qualidade. Para que os animais de estimação sejam produtivos, eles devem ser bem cuidados.Uma dieta equilibrada e de alta qualidade não é de pouca importância.