O cultivo de amendoim no clima frio da Sibéria é possível em terreno aberto. Para isso, é preciso conhecer algumas regras e seguir recomendações de cuidados. Utilizam-se variedades de amendoim de maturação precoce, que conseguem produzir uma colheita antes das primeiras geadas de outono.
- Características desta região
- Variedades de amendoim adequadas para cultivo na Sibéria
- Como cultivar amendoim no campo
- Preparação do site
- Seleção de material de plantio
- Processo de plantio
- Instruções de cuidados
- Semeando e regando amendoim
- Amontoando plantas
- Doenças e pragas das culturas
- Colheita
- Secagem de frutas
Características desta região
Cultivar amendoim na Sibéria é difícil porque a planta adora climas quentes. Aqui ele é criado artificialmente.Prepare canteiros isolados ou use estufas. Nessa região, o principal é escolher o momento certo para a transferência para o solo. No início do outono, a colheita é feita. As nozes são colhidas antes das primeiras geadas do outono.
Variedades de amendoim adequadas para cultivo na Sibéria
Para plantar amendoim neste clima, recomenda-se a utilização de variedades de maturação precoce que permitem a colheita 100-120 dias após a transferência para o solo. As seguintes variedades são adequadas:
- Bolota;
- Perzuvan 462;
- Adyg;
- Klinsky;
- Stepnyak.
Variedades com período de maturação mais longo são mais difíceis de cultivar. Para começar, são plantadas em casa e, quando chega o verão, são transferidas para campo aberto. Mudas de variedades tardias são preparadas 2 meses antes do plantio.
Como cultivar amendoim no campo
Para cultivar amendoim no campo é preciso saber preparar bem as parcelas, escolher um local bem iluminado, realizar todo o plantio corretamente e criar as condições recomendadas para o amendoim.
Preparação do site
O site está preparado desde o outono. Eles desenterram e fertilizam com esterco ou composto, bem como fertilizantes de fósforo e potássio. Na primavera, são adicionados fertilizantes nitrogenados e cinzas. Por 1 m². 100 gramas de cinza são adicionados ao solo.
O amendoim cresce e se desenvolve bem em solos férteis com ambiente neutro. Se você planeja plantar em solo preto, misture previamente com areia..
Seleção de material de plantio
As sementes são adquiridas em lojas especializadas que garantem germinação e germinação. Muitos jardineiros também usam suas próprias sementes de amendoim cruas. Mas, nesses casos, a germinação e a germinação não são garantidas. Também vendem mudas prontas, que são imediatamente transferidas para o solo. Na hora de escolher as mudas, é recomendável prestar atenção nas folhas. Devem ser resistentes, sem danos ou manchas.O caule deve ser denso, sem curvas atípicas, sem danos.
Se o cultivo de sementes dá bons resultados e se obtém uma colheita, na safra seguinte utilizam material próprio.
Processo de plantio
As sementes são plantadas quando o solo aquece até 15°C. Nos Urais e na Sibéria, esta temperatura ocorre no início de junho. Somente com esse valor eles germinam. Os primeiros rebentos aparecem após 10-12 dias. No uso de mudas, as plantas são transferidas para o solo 20-25 dias após a germinação. O processo de pouso ocorre da seguinte forma:
- Prepare a área.
- Cave buracos a uma distância de 20 a 30 centímetros um do outro. É deixada uma distância de 60-70 centímetros entre as camas.
- Após o plantio, as plantas são regadas com água morna.
Importante! Na utilização de sementes, após transferi-las para o solo, os buracos são cobertos com filme até o surgimento dos brotos. Durante o dia, o filme é retirado por 30 minutos para que a planta se acostume com o clima..
Instruções de cuidados
Para obter uma colheita de amendoim, é recomendável seguir dicas de cuidados com as plantas.
Semeando e regando amendoim
Após semear as sementes e receber os primeiros brotos, monitore o regime de rega. A planta é resistente à seca, por isso não deve ser regada em excesso. A rega é realizada 6 a 8 vezes por temporada. Acontece que a cada três semanas é usado um balde de água por arbusto. Use água previamente decantada, deve estar morna. Um mês antes da colheita, a rega é totalmente retirada. No calor extremo, regue a cada 2 semanas.
Amontoando plantas
O amendoim requer amontoamento constante da planta. É realizada após cada chuva e rega. A cada 3-4 dias, as plantas são inspecionadas, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto para criar uma boa aeração do sistema radicular.Isso estimula a formação de frutos.
Doenças e pragas das culturas
O amendoim tem um sistema imunológico bastante estável. Porém, existem doenças e insetos que podem atrapalhar o seu desenvolvimento. Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar pulverizações e tratamentos preventivos nas plantas. Doenças que afetam a cultura:
- Oídio. Uma camada branca aparece nas folhas do arbusto, elas gradualmente amarelam e secam. O desenvolvimento do amendoim está a abrandar. As áreas danificadas são removidas, todo o arbusto e as que crescem nas proximidades são tratadas com fungicida.
- Podridão cinzenta. Manchas escuras se formam nas folhas e aumentam gradualmente de tamanho. A derrota ocorre após a floração, os frutos não se firmam e, se houver ovário, o desenvolvimento é interrompido. As áreas afetadas são removidas e tratadas com fungicida.
- Podridão negra. Manchas pretas com borda roxa aparecem nas folhas. Eles estão crescendo lentamente. O desenvolvimento do arbusto cessa, as folhas morrem. Numa fase avançada, a planta morre. Para tratamento, trate com fungicida após remover as lâminas foliares danificadas.
- Fusarium. O arbusto murcha completamente. A doença penetra nas raízes e elas apodrecem. O desenvolvimento do amendoim é interrompido e as nozes não são formadas. É difícil salvar uma planta assim, ela é retirada do jardim para que a infecção não se espalhe para as mudas vizinhas.
O amendoim também é danificado por insetos:
- Pulgão. Pequenos insetos pretos se multiplicam nas folhas e formam visualmente uma película. Localizado na parte inferior da folha. Alimentam-se dos tecidos das placas, que gradualmente amarelam e morrem. Inseticidas são usados para combatê-los.
- Quebra-nozes. Os insetos vivem e se reproduzem no solo. Eles têm um aparelho roedor bem desenvolvido. Eles roem buracos nas vagens e comem as nozes por dentro.Para evitá-los, são feitas armadilhas para eles ao lado dos canteiros. Cave buracos e coloque cenouras ou beterrabas neles. Cubra o topo com uma tábua. Uma vez capturados, os insetos são destruídos.
Importante! Para prevenir o desenvolvimento de infecções e ataques de insetos, recomenda-se que após 20 dias da transferência para o solo seja realizada pulverização preventiva com fungicidas e inseticidas..
Colheita
Os amendoins são colhidos no início do outono, quando a planta seca e as nozes são facilmente separadas das vagens. É importante colher antes das primeiras geadas para evitar danos aos frutos. As plantas são desenterradas e enroladas em hastes. Deixe-os secar por vários dias. Em seguida, os caules são separados dos frutos. Os caules são descartados e os frutos secos.
Secagem de frutas
A secagem é feita em vagens. As nozes são distribuídas em prateleiras com espessura não superior a 10 centímetros. A sala de secagem deve ser bem ventilada para evitar apodrecimento e desenvolvimento de mofo. Secar a 40°C até a casca ficar seca. Ele quebra facilmente quando pressionado.
Em seguida, os frutos são acondicionados em sacos de pano e armazenados em temperatura de 8 a 10°C. Se as condições forem atendidas, as nozes ficam bem armazenadas até o início da próxima safra.