Cultivar castanhas a partir de nozes é considerada uma atividade bastante emocionante que qualquer pessoa pode realizar. Em casa é bem possível conseguir uma colheita decorativa ou um exemplar frutífero. Porém, é importante levar em consideração as características da planta, a tecnologia de plantio e as regras para cuidados posteriores. Então, como você pode cultivar uma castanha a partir de uma noz em casa?
Variedades populares de castanha
A castanha tem muitas características, sendo a principal delas considerada o rápido crescimento em condições favoráveis.Até uma idade muito avançada, a árvore produz nozes, próprias para a obtenção de novos exemplares.
Atualmente, existem mais de 30 espécies dessa cultura. No entanto, nem todos são adequados para cultivo por conta própria. É permitido cultivar as seguintes espécies em casa:
- Japonesa - esta castanha distingue-se pela sua rápida velocidade de desenvolvimento. Literalmente 3 anos após o plantio, a planta começa a dar frutos e a produzir grandes nozes comestíveis.
- Crenate - esta árvore não cresce como arbusto. Esta cultura é caracterizada por um tronco poderoso, que atinge uma circunferência de 1 a 1,5 metros.
- Americano - é resistente às oscilações de temperatura e fatores climáticos. As árvores maduras atingem 28-30 metros. Variedades adaptadas ao clima produzem frutos grandes e de sabor adocicado.
- Os chineses são os mais macios - os representantes desta espécie chegam a atingir 15 metros. Eles se distinguem por lindas folhas pequenas e frutos comestíveis.
- Muda - esta árvore pode viver mais de 50 anos. Atinge 35-37 metros de altura. Os frutos das castanhas com sementes não podem orgulhar-se de um sabor requintado, mas são bastante comestíveis.
- Baixo crescimento - a altura desta árvore não ultrapassa 12-15 metros. Possui uma coroa arredondada. Existem também exemplares em forma de arbustos com altura máxima de 2 metros. As castanhas de baixo crescimento não exigem solo. Eles são capazes de crescer mesmo em condições de deficiência de umidade.
Características da planta
A castanha é considerada uma das plantas mais antigas do planeta. As características distintivas desta cultura incluem o seguinte:
- crescimento rápido - observado em condições favoráveis;
- a capacidade dos tocos germinarem mesmo na velhice;
- forma decídua;
- variedade de espécies – existem variedades de arbustos e árvores com mais de 45 metros de altura;
- casca marrom-acastanhada - às vezes tem tonalidade avermelhada, é coberta por sulcos profundos e apresenta espessamentos no tronco;
- folhagem oval-alongada com ponta pontiaguda - localiza-se nos ramos em espiral, formando 2 fiadas;
- frutos esféricos em forma de noz cobertos por uma casca densa - distinguem-se pela cor chocolate escuro, mas outras tonalidades são possíveis dependendo da variedade.
Como escolher nozes para plantar
O cultivo da castanha só terá sucesso se for utilizado material de plantio de alta qualidade. Neste caso, as sementes devem atender aos seguintes requisitos:
- Os frutos devem estar maduros e cair sozinhos da árvore. Nozes verdes pequenas não germinam.
- As sementes são colhidas de uma forte cultura perene.
- É importante que a noz esteja dura e inteira. Não pode ter amassados ou danos.
No preparo do material de plantio, vale considerar que de 5 pedaços apenas uma noz germinará. Portanto, a quantidade de sementes deve ser reservada.
Preparando solo e nozes
Para que o cultivo da castanha seja bem sucedido, é importante preparar adequadamente as sementes. A estratificação é considerada um pré-requisito. Se você colher nozes no final do outono e plantá-las no solo, a própria natureza fará tudo. Porém, em casa, as sementes de castanha precisam ser estratificadas.
Para isso, após a colheita, as nozes devem ser colocadas em um recipiente com areia e colocadas em local fresco. Um porão ou geladeira é perfeito para isso. Jardineiros experientes aconselham enterrar um recipiente com nozes no jardim, sob a neve. Eles precisam ser armazenados desta forma até a primavera. Uma semana antes do plantio, o recipiente pode ser obtido.
Condições de cultivo
As castanhas são cultivadas na Rússia há muitos anos. Durante esse período, a cultura ganhou forte imunidade e capacidade de resistir a condições climáticas adversas. No entanto, os requisitos iniciais para as condições de pouso permaneceram os mesmos:
- Quantidade suficiente de luz - em locais escuros, as mudas ficam atrofiadas e fracas. Portanto, é recomendável colocar os vasos com sementes no lado ensolarado.
- Proteção contra a seca.
- Umidade moderada do solo.
- Exposição ao calor. Os vasos devem ser protegidos da hipotermia e as plantas que saíram devem ser protegidas das correntes de ar. A faixa de temperatura adequada é de +17 a 26 graus.
Processo de plantio
Depois de escolher o local e preparar o material de plantio, você pode começar a plantar a planta. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Para obter uma colheita, você precisa de 6 a 7 nozes. Para eles, é necessário preparar buracos no solo com no máximo 5 centímetros de profundidade. É importante deixar um intervalo de 15 a 20 centímetros entre as mudas.
- Polvilhe os buracos com uma mistura de terra comum de jardim e areia grossa.
Isso conclui o processo de pouso. No inverno, o material de plantio fica inativo. Com a chegada da primavera, ele precisa prestar um atendimento de qualidade.
É possível plantar em casa
As castanhas também podem ser cultivadas em casa. Posteriormente, a colheita pode ser movida para terreno aberto. Para plantar uma planta você precisa fazer o seguinte:
- Coloque as nozes coletadas em camadas em um recipiente comum cheio de terra úmida. Depois disso, eles precisam ser polvilhados com areia úmida e colocados na geladeira por 2 a 3 meses.
- No final do inverno, verifique o material da semente. A essa altura, todos os frutos devem inchar e produzir pequenos brotos, o que levará ao rompimento da casca.
- Mesmo que não haja brotos nas nozes, elas podem ser replantadas.Para fazer isso, você precisará de outro recipiente cheio de uma mistura de terra de jardim e areia. A semente deve ser enterrada de 4 a 5 centímetros.
- Durante os primeiros 2 meses, o solo deve ser umedecido sistematicamente. É importante garantir que o solo não seque.
- Assim que os brotos atingirem pelo menos o tamanho de meio dedo mínimo e as primeiras folhas aparecerem neles, você poderá replantar. No entanto, os jardineiros aconselham realizar este procedimento não antes de maio.
Cuidados adicionais
Após o plantio de uma muda, ela precisa receber os devidos cuidados. É importante considerar o seguinte:
- As plantas jovens localizadas em domínio público devem definitivamente ser cercadas com estacas. Isto ajudará a proteger a colheita de pessoas e animais.
- Amarre a planta para que não seja danificada por fortes rajadas de vento.
- Mudas jovens precisam de rega regular e abundante.
- Todos os anos, na primavera, a árvore deve ser limpa de brotos secos e congelados.
- Árvores com mais de 10 anos precisam de poda regular de galhos e formação de copas.
Além disso, uma árvore jovem em crescimento requer fertilização regular. Recomenda-se alimentar o solo com composto. Além disso, toda primavera vale a pena usar uma solução de 1 quilo de esterco, 15 gramas de uréia e 10 litros de água. Árvores com mais de 10 anos não precisam de cuidados especiais. Se desejar, você pode começar a formar sua coroa.
Instruções de transplante
Os rebentos de castanha podem ser transplantados para terreno aberto em maio. Ao mesmo tempo, é importante garantir que o tempo quente e uniforme chegue e que a ameaça de geada passe. Antes do transplante, às vezes as plantas precisam ser levadas para fora para que se adaptem ao ar da rua e fiquem mais fortes.
Ao escolher um local de pouso, considere o seguinte:
- O sistema radicular da planta é superficial e cresce horizontalmente. Portanto, você não deve aprofundar muito.
- A árvore prefere solo moderadamente úmido. Aridez ou pantanal não são as melhores opções.
- Na hora de escolher a composição do solo, é preferível dar preferência ao chernozem.
- À medida que a cultura cresce, ela adquire uma copa em forma de tenda, que cria uma sombra densa. Portanto, você não deve colocar plantas que gostam de luz perto do castanheiro.
- A castanha distingue-se pelo seu crescimento poderoso. Portanto, você não deve plantar muitas culturas pequenas perto dele.
É importante considerar que os castanheiros são capazes de absorver muitos elementos tóxicos. Portanto, não devem ser cultivadas em regiões ambientalmente poluídas. Dachas, áreas suburbanas e locais tranquilos da cidade são muito mais adequados para isso.
Ao transplantar a castanha para um local, é recomendável levar em consideração as seguintes características:
- Esta planta é bastante grande. Portanto, o intervalo mínimo entre mudas deve ser de 3 metros.
- Se você planeja plantar mudas cultivadas após 2 anos, no primeiro verão elas podem ser colocadas em intervalos de 60-85 centímetros.
- Forneça às plantas jovens proteção contra a luz solar direta.
- A profundidade da cova de plantio deve corresponder ao tamanho das raízes da planta. Em média, deve ter 35-60 centímetros. A largura do furo deve ser de 55 centímetros. É importante dar ao recesso uma forma cúbica.
- As árvores podem ser plantadas em grupos em uma linha. Geralmente é o perímetro da área ou o contorno ao redor dos caminhos. Você também pode plantar castanhas em alguns pontos, levando em consideração a composição geral do projeto do local.
- Não se deve colocar as castanhas aos pares ou em forma de plantação. Essas árvores criam muita sombra e podem se sobrepor.Isso retardará seu desenvolvimento.
Para realizar os trabalhos de plantio é importante seguir rigorosamente as instruções. Ao transplantar mudas de castanha para solo aberto, você precisa fazer o seguinte:
- Cubra o fundo dos furos com uma camada de drenagem. Sua espessura deve ser de 10 a 15 centímetros. Seixos, areia e brita são adequados para isso.
- Faça um substrato próximo à raiz. Para fazer isso, você precisa misturar húmus, areia e terra do recesso na proporção de 1:1:2.
- Adicione cal apagada em solo altamente ácido. Isso ajuda a melhorar o desenvolvimento do sistema radicular na fase inicial. Basta adicionar 500 gramas da substância em cada poço. A farinha de dolomita traz o mesmo efeito.
- Aplique fertilizantes à base de potássio e fósforo no solo. 1-2 punhados são suficientes para 1 planta.
- Coloque a muda no buraco. Neste caso, o colo da raiz deve estar localizado ao nível da superfície do solo. Ao mesmo tempo, o broto deve ser polvilhado com substrato por todos os lados e a camada superior levemente compactada próximo ao ponto de crescimento do tronco.
- Para proteger a muda do vento, amarre-a em uma estaca. Recomenda-se instalar o suporte de 5 a 7 centímetros da raiz.
- Aumente ligeiramente a altura da cova de plantio. Graças a isso será possível evitar a exposição do tronco durante o encolhimento do solo.
Cultivar castanhas a partir de nozes é considerada uma atividade muito emocionante. Para obter uma planta forte e viável, é necessário realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar da cultura com qualidade.