Alimentar pepinos com fermento é o ingrediente mais comum nas receitas da medicina tradicional. O fermento estimula o desenvolvimento das plantas, previne muitas doenças e mantém as pragas longe dos canteiros. Seu efeito é potencializado em combinação com outros ingredientes.
Momento para adicionar um componente valioso
Leveduras são microrganismos unicelulares de origem fúngica. É possível alimentar pepinos com eles? O fermento como fertilizante para pepinos permite ativar bactérias benéficas no solo e promover sua reprodução. O crescimento das raízes das plantas acelera, recebendo nutrição natural, tornam-se fortes, aumenta a capacidade de combater muitas doenças e aumenta o tamanho da colheita.
A alimentação com fermento para pepinos cultivados em canteiros abertos é aplicada 2 a 3 vezes durante toda a estação de crescimento.
- A primeira fertilização de pepinos em terreno aberto é realizada quando o primeiro par de folhas se desdobra no broto. A alimentação das mudas pode ser realizada em combinação com fermento e outros componentes.
- Na segunda vez, é aconselhável aplicar fertilizante antes do início da floração, para que se formem muitos ovários fortes.
- A última vez que o fertilizante é aplicado é após a primeira colheita em massa. A composição permitirá que a planta volte a ganhar força para a posterior formação dos frutos.
A principal recomendação de agrônomos e jardineiros experientes é: “Siga a dosagem dos componentes. Não exagere, pois isso pode levar ao desenvolvimento de massa verde e não de frutos. É melhor não alimentar uma hortaliça do que superalimentá-la.” Também é importante usar alternadamente fertilizantes orgânicos com fertilizantes minerais.
Em uma estufa ou viveiro de policarbonato, os pepinos precisam ser alimentados quase todas as semanas, três dos quais podem ser substituídos por compostos contendo fermento. Em condições de estufa, o processamento de pepinos com uma composição de fermento, pão e massa fermentada de cevada é popular. A fertilização de pepinos em estufa é realizada 10-14 dias após o plantio das mudas, antes do início da floração e após a colheita da primeira colheita massiva.
Caracteristicas importantes
Como fertilizar canteiros de pepino com compostos à base de solução de fermento? Ao usar a alimentação com fermento, você deve seguir e seguir algumas recomendações:
- A rega dos pepinos com fermento é realizada apenas em clima quente e seco (temperatura do ar acima de 16 graus);
- Não abuse da solução de fermento, a melhor opção é aplicá-la duas ou três vezes;
- é imprescindível manter a concentração, pois não só a deficiência, mas também o excesso de elementos pode levar a uma má colheita;
- conselho: “antes de regar ou pulverizar, dilua a solução resultante com água”;
- a eficácia se manifesta quando cultivada em área aberta ou fechada, mas ao usar fermento para pepino em estufa não é necessário adicionar açúcar;
- O tratamento foliar e radicular é permitido.
Numerosas análises positivas observam a melhoria nas condições dos canteiros de vegetais após composições caseiras de levedura. “Todos os anos trato canteiros de pimentão, pepino e outras hortaliças com compostos de levedura. Ao experimentar, adiciono outros componentes.
Gosto mais do resultado depois de usá-lo junto com cinza de madeira, fezes de frango e soro de leite.”
Dicas e vídeos da experiente jardineira Yulia Minyaeva, que mora na cidade de Serpukhov, são muito populares. Todos os anos ela experimenta muitos novos métodos de plantio e processamento de hortaliças. Ela acredita que o fertilizante mais útil para pepinos é o purê de fermento. É melhor levar fermento seco, a receita também envolve adicionar açúcar e água morna.
Opções de receita
Existem várias opções para alimentar pepinos com fermento. Você pode usar a solução resultante para pulverização foliar ou regar a planta pela raiz.
A etapa mais importante é a aplicação de fertilizantes durante o período de floração dos pepinos e durante a frutificação. Este é o momento principal para lançar as bases para a colheita futura. A fertilização oportuna e devidamente preparada permitirá a formação de ovários que não cairão e permitirá a formação de pepinos macios e crocantes.
Para que a fertilização com fermento beneficie apenas o desenvolvimento dos vegetais, é preciso saber preparar a composição. Para isso, basta seguir os conselhos da receita selecionada.
- Para que os frutos se desenvolvam e cresçam mais rapidamente, é melhor usar composições de fermento seco. Um sachê de fermento em pó pesando 10 g deve ser diluído em água morna (5 l), despeje 100 g de açúcar na solução e deixe fermentar em local escuro. Cada arbusto deve ser regado pela raiz com a solução resultante. Certifique-se de que, antes de regar os pepinos, a solução seja diluída em água na proporção de 200 ml por balde de água.
É melhor regar pepinos com fermento à noite, em clima calmo e seco. A composição é igualmente adequada para pepinos que crescem em terreno fechado ou aberto.
- Levedura seca para alimentação combina bem com ácido ascórbico. Um pacote de fermento seco é dissolvido em água morna e são adicionados apenas 2 g de ácido ascórbico. Tal composição não só ativará a formação de ovários, mas também reduzirá significativamente o número de flores estéreis.
Para preparar suplementos nutricionais, não se utiliza apenas fermento seco, mas também fermento vivo prensado culinário comum.
- 12 dias após o plantio das mudas, é útil aplicar a seguinte composição na área preparada. Pegue 500 g de fermento prensado, acrescente 200 g de açúcar e despeje 10 litros de água quente. Antes de regar, a solução resultante é diluída em água (1:5) e colocada sob a raiz, calculando 500 ml para cada.
- A combinação de fermento com pão é especialmente útil para pepinos cultivados em estufa. Você vai precisar esfarelar o pão, adicionar água e adicionar 100 g de açúcar. Qualquer fermento pode ser usado. Seco exigirá 5 g, prensado - 100 g.O fertilizante estará pronto para uso em três dias. Após a infusão, a mistura é filtrada e diluída em água (1:5). A solução não só pode ser regada pela raiz, mas também por pulverização foliar.
Como fertilizar corretamente? É importante saber que o fermento enriquece o solo com potássio e nitrogênio, mas ao mesmo tempo reduz o teor de cálcio. Portanto, é útil acompanhar o preparo com casca de ovo e cinzas.
- Você pode preparar fertilizante de fermento junto com cinza de madeira. A composição irá enriquecer o solo com microelementos. Levedura crua 100 g ou 10 g de pó seco são diluídos em três litros de água. As cinzas de madeira requerem 200 g para cada 5 litros de água. Antes do processamento, é necessário misturar um litro de solução de fermento com 500 ml de água com cinzas e coar. É melhor usar fertilizante para regar pelas raízes.
- A seguinte composição para alimentação de pepinos também é considerada boa. Pedaços de pão ou biscoitos são colocados em um balde, cheio de água e adicionado esterco. Deixe a mistura em infusão por uma semana. Antes de regar, dilua com água: um litro da solução resultante serve para um balde de água. Os componentes diluídos não contêm concentrações perigosas de substâncias que possam causar queimaduras no sistema radicular da planta.
- Para preparar uma composição a partir de casca de ovo e fermento, é necessário infundir cada um dos componentes. As cascas de 5-6 ovos são esmagadas, despeje 500 ml de água fervente e cubra com uma tampa. Você precisa insistir por uma semana. A infusão resultante é misturada com água com fermento. Antes de regar, recomenda-se diluir a solução com água na proporção de 1:5.
Essas composições podem ser usadas até mesmo para mudas de pepino. Apenas a quantidade de solução deve ser reduzida.
As avaliações de jardineiros experientes que regam seus canteiros de pepino com soluções de fermento são extremamente positivas. Todos notam o crescimento ativo de plantas que raramente adoecem, a formação de um grande número de frutos de excelente sabor.