O repolho é um vegetal muito saboroso e saudável, que muitas pessoas comem fresco ou utilizam para criar diversos pratos com saladas. Cultivá-la não é tão fácil, pois esta planta necessita de fertilização regular. Existem várias maneiras de fertilizar este vegetal, mas muitas vezes o repolho é alimentado com fermento.
Antes de usar fermento como fertilizante, você precisa se familiarizar com as características do uso de fertilizante com fermento para repolho.
Benefícios do fermento
Alguns produtores de vegetais inexperientes duvidam que o fermento possa ser usado para fertilizar as plantas. Eles podem ser usados para alimentação:
- flores de jardim ou de interior;
- arbustos ornamentais;
- culturas vegetais ou hortícolas.
A única exceção são as cebolas com alho e batatas. É melhor alimentar esses vegetais com outros fertilizantes.
Eles contêm fungos, com a ajuda dos quais a taxa de decomposição dos compostos orgânicos aumenta várias vezes. Isso protege os arbustos jovens de várias pragas e tem um efeito positivo na microflora do solo. Também contêm grande quantidade de proteínas que participam do desenvolvimento e crescimento do repolho. Portanto, muitos horticultores adicionam fermento ao solo se a planta não tiver luz suficiente para o desenvolvimento normal.
Antes da alimentação, o fermento deve ser dissolvido em água. Quando o fermento se combina com o líquido, aparecem compostos que fortalecem significativamente o sistema radicular do repolho. Eles também são responsáveis pela transferência de vitaminas necessárias ao desenvolvimento das mudas.
A principal vantagem do produto é que ele é muito estável. Demora muito tempo para sair da superfície das folhas, mesmo durante chuvas fortes. Ele também lida com mudanças de temperatura sem problemas.
Seu inimigo pode ser considerado uma bactéria agressiva que pode retardar o desenvolvimento de fungos de levedura.
Recomendações básicas
Antes de regar os arbustos com fertilizante de fermento, você precisa se familiarizar com as recomendações básicas que o ajudarão a fazer tudo corretamente:
- É necessário alimentar o repolho com solução de fermento somente se o solo estiver bem aquecido. Em condições de baixa temperatura, o fungo se desenvolverá muito lentamente e essa alimentação não trará os resultados desejados.
- Você não deve usar fertilizantes de fermento com muita frequência. Devem ser usados apenas como fertilizante no tratamento de arbustos doentes ou no transplante de mudas para o solo.
- Recomenda-se o uso de outros fertilizantes junto com o fermento para que a fertilização seja o mais eficaz possível.
Fazendo misturas de fermento
Para alimentar o repolho com fermento, você precisa se familiarizar com o preparo adequado de uma solução fertilizante. Existem duas maneiras principais de criar misturas.
Levedura seca
Para preparar o fertilizante, é necessário misturar 150 gramas do produto e 80 gramas de açúcar em 10 litros de água. A solução é bem misturada e infundida por pelo menos três horas. Depois disso, o fermento preparado é colocado em um recipiente grande e enchido com mais 20 litros de água. Em seguida, a mistura é infundida por mais dois dias e pode ser usada para fertilizar o repolho.
Levedura crua
Este método de cozimento é ligeiramente diferente do anterior. Neste caso, será necessário dissolver um quilo do produto em 5 litros de água aquecida. Em seguida, o líquido deverá fermentar por 5 a 7 horas, após o que deverá ser enchido com 10 litros de água fria. A solução preparada é misturada e colocada na adega para posterior armazenamento.
Usando outros suplementos de levedura
Muitas vezes, alimentar o repolho com fermento em campo aberto não alcança o resultado desejado. Portanto, é necessário utilizar outros fertilizantes junto com este produto.
Cinzas
Alguns produtores de vegetais usam cinzas de madeira junto com soluções de fermento. É ideal para fertilizar solos neutros ou ácidos.Contém não apenas fósforo e potássio, mas também microelementos úteis como zinco, enxofre, magnésio e potássio. Os arbustos de repolho precisam de tudo isso para um crescimento normal.
A cinza de madeira também é usada para pulverizar arbustos contra todos os tipos de pragas. Este procedimento deve ser realizado pela manhã, quando ainda há orvalho na planta. Se não for possível pulverizar os arbustos pela manhã, antes de usar as cinzas, cada arbusto deverá ser borrifado com água pura.
Para preparar a mistura, você precisa adicionar 300-400 gramas de cinzas à água fervida quente. Depois disso, o recipiente com a solução é colocado no fogão a gás e levado à fervura. Em seguida, o caldo é infundido, filtrado com gaze e misturado a 10 litros de água fria. Se desejar, você pode adicionar um pouco de sabão à mistura.
Ácido bórico
O boro desempenha um papel bastante importante na formação dos arbustos de repolho. É por isso que é frequentemente usado junto com o fermento para alimentar as plantas. Usando ácido bórico, você pode acelerar o processo metabólico, estabilizar a formação de nitrogênio e aumentar a quantidade de clorofila.
Criar uma solução de alimentação é bastante simples. Para fazer isso, misture 0,1 grama do medicamento com um litro de água. Se o ácido bórico for usado imediatamente após a levedura, a concentração da mistura deverá ser reduzida. Para criar a mistura, é necessário misturar 5 gramas da substância com 10 litros de água.
Esta alimentação é realizada três vezes durante o crescimento da cultura. A primeira vez que o ácido é usado é durante o aparecimento dos botões.
Casca de batata
Alguns produtores de vegetais adicionam cascas de batata ao solo antes de usar o fermento. Para isso, são cavados pequenos buracos com cerca de 10 cm de profundidade perto de cada arbusto. Um copo de casca de batata é adicionado a cada um deles.Em seguida, tudo é coberto com uma fina camada de terra, sobre a qual se despeja novamente a casca. Depois disso, o buraco cavado fica completamente enterrado com terra.
Geléia estragada
Às vezes, os horticultores usam uma receita com geléia estragada para alimentar o fermento. Este fertilizante tornará as cabeças do repolho mais fortes e ajudará as folhas a se desenvolverem mais ativamente. Para preparar a mistura, é necessário adicionar água com fermento comprimido e geléia em qualquer vasilhame de dez litros. Ao usar um produto seco, três sachês serão suficientes.
A mistura no recipiente é levada à fervura, mexida e infundida por uma semana e meia. Em seguida, um copo da mistura é adicionado a um balde de água e misturado. Depois disso, o líquido pode ser usado para borrifar arbustos de repolho. O procedimento deve ser realizado semanalmente em dias ensolarados.
Conclusão
Para cultivar repolho saudável com cabeças grandes de repolho, é necessário alimentar regularmente os arbustos. Antes de usar suplementos de levedura, é recomendável que você se familiarize com o modo de prepará-los e utilizá-los. Também é recomendável ler com antecedência as avaliações dos horticultores que anualmente utilizam fermento como fertilizante.