Os pepinos são considerados uma das culturas mais populares entre os jardineiros russos, mas surgem problemas ao cultivá-los. Os pepinos em estufa muitas vezes ficam moles e isso deteriora o sabor. Essas frutas não são adequadas para cozinhar. Antes de lidar com esse problema, é preciso descobrir a causa de sua origem.
Por que os pepinos ficam moles na estufa?
Ao cultivar mudas em casa de vegetação, é difícil manter o microclima que as plantas gostam. Esta é a primeira razão pela qual a cultura cresce de má qualidade.Para uma colheita estável, é necessário manter constantemente o nível necessário de umidade e temperatura. Se a estufa estiver muito quente ou fria, os ovários param de se formar.
O turgor dos pepinos também diminui devido à rega mal organizada. Os pepinos não gostam do excesso de umidade no solo, mas sua falta também afeta negativamente as plantas.
Razões comuns para frutas macias:
- Perto de canteiros de tomate.
- Doenças.
- Falta de nutrientes no solo.
- Os arbustos são plantados próximos uns dos outros.
- Falta de luz solar.
- Tempo quente e seco.
Muitos jardineiros esquecem que a maioria das doenças do pepino surge devido à rega dos canteiros com água fria de uma mangueira. A primeira coisa a lembrar ao cultivar mudas é que a rega só deve ser feita com água aquecida pelo sol.
O que fazer se os pepinos amolecerem?
Se os pepinos da horta começarem a secar, é necessário tomar medidas urgentes para não perder toda a colheita.
Como lidar com um problema em uma estufa:
- Você precisa regar os canteiros de pepino com uma decocção de cascas de cebola. Para isso você precisará de um saquinho de cascas e 5 litros de água. Despeje água sobre as cascas e leve para ferver em fogo baixo. Espere até que o caldo esfrie e coe. Regue as camas com caldo quente.
- Se possível, você não deve plantar tomates próximos a pepinos. Os tomates preferem o ar seco, ao contrário dos pepinos. Mas se isso não for possível, então o “sombreamento” está feito. A essência deste método é que o telhado e as paredes da estufa sejam pintados com cal. Com esta medida, a temperatura do ar na estufa diminui.
- Pulverizadores de gotas finas são instalados nos canteiros. Eles ligam várias vezes ao dia.
- As janelas da estufa são abertas periodicamente para ventilar o ambiente.
- As doenças fúngicas frequentemente provocam uma diminuição do turgor dos frutos. Se aparecer um fungo na estufa, deve-se desinfetá-lo imediatamente. Na fase inicial, é necessário fazer uma solução de sulfato de cobre, giz e cinza de madeira (1 colher de chá de vitríolo, 3 colheres de sopa de cinza e giz). Dilua a mistura em 1 litro de água. A solução resultante é usada para tratar todas as áreas de infecção fúngica e as próprias plantas são polvilhadas com cal seca.
Cultivo de pepinos em estufa é preciso monitorar cuidadosamente cada pequeno detalhe para que o rendimento seja alto e os pepinos fiquem saborosos e crocantes.
Por que os pepinos moles crescem no jardim?
Pepinos moles costumam aparecer nas camas. Na maioria das vezes, isso acontece se as plantas estiverem constantemente ao sol, especialmente se fizer calor por muito tempo. Devido à alta temperatura, os pepinos começam a murchar e amolecer. Portanto, é necessário escolher um local para o plantio de mudas de forma que as plantas fiquem à sombra ao entardecer ou pela manhã, e não o tempo todo ao sol.
Os arbustos são inspecionados regularmente para eliminar a possibilidade de doenças. Este é o segundo motivo, após rega inadequada, que estraga toda a colheita. Se as folhas começarem a secar, aparecerem manchas e os ovários pararem de se formar, as plantas serão tratadas com produtos químicos. Isso ajudará a eliminar doenças em poucos dias.
Que doenças podem existir?
Os pepinos ficam moles devido a doenças nas colheitas.
- Se a polpa do pepino ficar macia, o motivo pode estar oculto na infecção pela podridão da raiz. A podridão radicular é caracterizada pelo amarelecimento das folhas, diminuição da produção e murchamento dos frutos.A podridão ocorre devido ao ressecamento do solo, umidade excessiva nos canteiros e solo superaquecido.
- Se os pepinos espinhosos amolecerem, o oídio pode ser o culpado. O kefir azedo ajudará a lidar com a doença. Dilua um pacote de kefir em 1 litro de água e despeje o líquido resultante sobre os arbustos. Whey é usado em vez de kefir.
- A murcha de Fusarium do arbusto promove o aparecimento de frutos moles. Para lidar com a doença é necessário preparar uma infusão de alho. Para isso, pique finamente 100 g de dentes de alho e adicione 1 litro de água. Deixe por um dia e depois coe. Antes de pulverizar as plantas, dilua em 9 litros de água morna. A cada 2 dias, os pepinos são borrifados com infusão de alho.
As doenças das culturas devem ser combatidas imediatamente. Se surgiram fungos no local, a maneira mais fácil de lidar com eles é na fase inicial, quando ainda não tiveram tempo de formar suas próprias colônias e não destruir toda a colheita da dacha.
Características de cultivo
Para evitar a diminuição do turgor dos pepinos, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola.
Como cultivar pepinos adequadamente em uma estufa:
- O arbusto é formado por um único caule e amarrado a um suporte para que os frutos não caiam no chão.
- Beliscar ajuda a limitar a ramificação e o crescimento vegetativo.
- As colmeias precisam ser colocadas na estufa para que as abelhas possam polinizar as inflorescências naturalmente.
- Se o solo do local for áspero, ele precisa ser solto antes de regar.
- A rega é feita apenas com água morna à noite.
Ao cultivar mudas em estufas, o solo é atualizado regularmente. Se isso não for feito, com o tempo ele acumula cada vez menos nutrientes. E sua deficiência leva à deterioração da colheita.Economizar no material de cobertura para estufas corre o risco de torná-las frias e os pepinos não crescerem normalmente.
Outra condição que é aconselhável observar é a aplicação de fertilizantes. A primeira fertilização é aplicada antes do plantio das mudas em local permanente. Depois, durante a floração e a frutificação. Dependendo do estado dos arbustos, a quantidade de fertilizante aplicada ao solo varia.