A variedade híbrida de pepino Kibriya F1 foi o resultado de experimentos de criadores holandeses. A descrição indica que a planta pertence ao tipo indeterminado, sua altura chega a 1,5 metros. A variedade distingue-se pelo seu amadurecimento ultraprecoce. Os primeiros pepinos podem ser colhidos após 1 mês, pois decorrem 35-45 dias desde o momento da semeadura até a colheita dos primeiros frutos. O alto rendimento da variedade se deve à excelente fixação da planta.
A planta distingue-se pelo tronco forte e ligeiro desenvolvimento dos rebentos laterais. O principal local de frutificação é o caule principal. As folhas do pepino são de tamanho médio e de cor verde brilhante. Uma axila de folha pode conter de 2 a 5 pepinos.A variedade pertence à espécie partenocárpica, ou seja, não necessita de polinização.
Vantagens e desvantagens
O híbrido está praticamente isento de desvantagens. A única desvantagem significativa da variedade é o alto custo do material de plantio. Isto pode ser um obstáculo para o cultivo comercial, mas não é considerado uma grande desvantagem para a maioria dos jardineiros. A variedade tem muitas vantagens, cujo número supera significativamente as desvantagens.
Os benefícios do pepino são:
- excelente qualidade de sabor;
- facilidade de atendimento, já que praticamente não há enteados formados;
- aparência estética;
- bom rendimento;
- imunidade forte;
- versatilidade no uso.
A variedade pepino é adequada para consumo in natura e pode ser utilizada nos preparativos de inverno.
Frutas e rendimento
Os frutos do pepino são curtos, lisos, de formato oval e com pequenos tubérculos. Características da fruta:
- a relação entre o diâmetro e o comprimento do fruto é de 1:3,2;
- o peso não excede 70-90 gramas;
- a pele verde escura apresenta pequenas listras de tom claro;
- Existem pequenas pontas brancas na superfície que não picam.
As avaliações dos jardineiros falam da suculência da polpa do pepino, da ausência de amargor e de lacunas. A qualidade dos pepinos é mantida mesmo após um longo período de frutificação. Após 2 meses a partir do momento da colheita da primeira colheita, os pepinos Kibriya permanecem igualmente saborosos e crocantes. Os frutos sobrevivem bem às dificuldades de armazenamento e transporte.
O pepino Kibria F1 é considerado um dos tipos de híbridos mais produtivos. Sujeito às regras de cultivo e cuidado, o rendimento da variedade chega a 19,3 kg por metro quadrado. Os frutos devem ser colhidos diariamente.Na colheita com salto e crescimento excessivo dos frutos, o volume total da colheita pode ser reduzido em 20%. Se as escovas estiverem sobrecarregadas com vegetais, formar-se-ão ovários feios. O tamanho ideal para a colheita é considerado um pepino de 10 a 11 cm.
Características de cultivo
Kibria F1 é considerada um tipo universal de cultura de pepino, pois pode ser cultivada em estufa e em campo aberto. A variedade pode ser utilizada para cultivo em todas as estações em terreno fechado, por isso hoje é amplamente utilizada por agricultores e complexos agrotécnicos. A planta prospera em pequenas estufas e pode ser cultivada em canteiros abertos.
Jardineiros experientes recomendam usar o método de mudas para cultivar a variedade. O material de plantio passa por tratamento pré-semeadura durante o acondicionamento pelo fabricante, não sendo necessário preparo prévio das sementes para o plantio. Um solo com valor de pH 6 é considerado ideal.
Para o cultivo, recomenda-se o método vertical com rede ou treliça. Recomenda-se aderir a uma densidade de plantio não superior a 3 plantas por 1 m2. O híbrido tem excelente vitalidade e é caracterizado por uma rápida taxa de crescimento, mas requer alimentação regular. A temperatura recomendada para cultivo em estufa é considerada entre 22 e 26C0.
A planta é despretensiosa no cuidado e se recupera bem do estresse, suporta bem alta umidade e baixas temperaturas. No calor extremo e na irrigação insuficiente, as folhas e os ovários secam e caem. A planta apresenta excelente resistência às doenças tradicionais do pepino, mas é suscetível ao apodrecimento das raízes. É resistente às seguintes doenças:
- oídio;
- cladosporiose;
- mancha de azeitona;
- vírus do mosaico comum.
A planta precisa receber rega regular e alimentação periódica com vitaminas e minerais.