O cultivo de pepinos em estufas é comum em áreas com condições climáticas caprichosas e verões de curta duração. E em zonas com condições climáticas favoráveis, as melhores variedades de pepinos para estufas de policarbonato permitem ter estes vegetais durante todo o ano. Ao contrário de meados do século 20, no mercado moderno as sementes de pepino, bem como seus híbridos para plantio em solos de interior, são apresentados em um grande sortimento.
- Características e variedade de características dos pepinos
- Quais pepinos são melhores para plantar em uma estufa para uma colheita antecipada?
- Quais variedades de pepino são melhor plantadas em estufa para colheitas de maturação média?
- Tipos de pepinos com maturação tardia
- Quais pepinos são mais produtivos?
- Variedades de pepino que não requerem polinização para cultivo em estufas
Você deve levar em consideração as variedades ideais de pepinos em estufa para cultivo dentro de casa, conhecer suas propriedades, o procedimento de plantio, cuidado, alimentação e controle de pragas. Antes de decidir que tipo de sementes comprar para semear em estufa de policarbonato, é preciso decidir para que finalidade irá cultivá-las (comer frescas, em saladas ou enlatadas).
Características e variedade de características dos pepinos
A descrição dos híbridos e variedades de pepino é classificada de acordo com as seguintes características:
- deslocamento do cultivo (sementes para semeadura em canteiros, em estufas e combinados);
- época de maturação (período inicial, intermediário e tardio);
- método de polinização (plantas que possuem flores masculinas e femininas, são polinizadas por insetos e formam frutos sem polinização);
- propriedades culinárias (conservação, em saladas, combinadas);
- métodos de cultivo agrícola (material de plantio varietal e híbrido);
- a presença de flores diferentes (femininas, heterogêneas);
- tamanho da fruta (picles, pepinos, tamanho de 8 a 15 cm e mais);
- cor dos frutos (branco, verde claro, verde, malhado e listrado);
- tipo de casca da fruta (fracamente tuberculada, lisa, com presença de espinhas e sua cor - clara, escura e marrom);
- pelo tipo de copa das plantas (arbustiva, trepadeira curta, trepadeira média e trepadeira longa);
- fertilidade (variedades fracas, médias e altas).
Além disso, as plantas podem apresentar diferenças em relação às doenças e antecedentes meteorológicos (resistentes a doenças, mudanças nas condições de temperatura, adaptadas ao cultivo em canteiros sombreados, em áreas com precipitação mínima e baixas temperaturas).
Quais pepinos são melhores para plantar em uma estufa para uma colheita antecipada?
As melhores variedades de hortaliças de maturação precoce, com os primeiros frutos obtidos após 45 dias em estufa, são consideradas pelos horticultores:
- Aristocrata é um híbrido superuniversal que não requer polinização. É resistente a doenças e insensível a mudanças de temperatura. Os frutos são verde-escuros, cilíndricos e possuem tubérculos grandes. Não há sabor amargo.
- A iguaria branca distingue-se pelo alto rendimento. Possui caule longo e flores predominantemente femininas. Tolera bem a deficiência de umidade e baixas temperaturas. Quase isso pepinos brancos para estufas de 10-15 cm de tamanho, com excelente sabor, formato de cone oblongo e casca fina. É famoso por sua maior resistência a doenças. Pode ser cultivada tanto em estufas como em canteiros abertos.
- Bettina tem um período de maturação precoce. Possui caule de comprimento médio. Esta planta monóica tolera facilmente a falta de luz. Os frutos verdes de 10-12 cm de tamanho com tubérculos pronunciados são de formato cilíndrico, agradáveis ao paladar, utilizados em conservas, saladas e crus.
- Knopa é uma variedade não suscetível a doenças fúngicas. Aumentou a frutificação, é resistente à falta de luz solar e às oscilações de temperatura. Esta é uma variedade de pepino autopolinizadora. Os verdes são agradáveis ao paladar, densos e com crocância pronunciada. Atinge 10 cm de comprimento. Usado para enlatados, decapagem, decapagem e em saladas preparadas na hora.
- Forsazh f1 é um híbrido não polinizado em forma de maxixe, com um arranjo de flores em forma de cacho.Adaptado ao cultivo em regiões com umidade limitada, apresenta maior resistência a doenças. O pepino Forsazh é de cor verde, sabor e cheiro agradáveis, elástico, até 14 cm de tamanho, para uma gama culinária combinada de utilizações.
Você também pode plantar variedades e híbridos de pepino populares para estufas para amadurecimento precoce: Delpina, pepino Dynamite f1, Karaokê, Dragonfly f1, Kibria, Crispina, Paramon f1, Thumb, pepino Beethoven f1, Masha, Marinda, Perenta f1 e outros. Não são variedades de alto rendimento, mas quando plantadas comercialmente, devido ao seu amadurecimento precoce, pode-se esperar lucros significativos.
Quais variedades de pepino são melhor plantadas em estufa para colheitas de maturação média?
Variedades produtivas de pepinos para estufas no meio da temporada, atingindo comercialização em 45-50 dias:
- Wisconsin é um tipo híbrido de pepino com alto rendimento. Esta é uma das variedades imunes a doenças. Os frutos apresentam espinhas grandes, o comprimento do pepino é de 8 a 10 cm, um vegetal pode atingir cerca de 75 g, têm sabor agradável sem amargor.
- Fontanelle - maturação média, excelente para enlatados, frutos cilíndricos medindo 10-12 cm.
- Raphael é uma variedade híbrida de longo crescimento que não necessita de polinização, com maior produtividade e é resistente à podridão radicular. Pode ser cultivado em estufa ou estufa. Os frutos são alongados, de formato cilíndrico, com casca lisa e sabor agradável. O peso de um pepino chega a 210 g e seu comprimento chega a 22 cm.
- Ensolarado - a variedade é adequada para enlatados. Possui topos bem ramificados e caules de comprimento médio. Flores combinadas. Os Zelentsy são muito saborosos, manchados com listras verdes claras. O fruto apresenta pilosidade branca.O comprimento dos pepinos maduros é de cerca de 11 cm e pesam até 140 g.
- Annushka f1 é uma variedade polinizada por abelhas. Demora aproximadamente 45-50 dias antes da primeira colheita dos frutos. Segundo as avaliações, o pepino Annushka f1 tem altas qualidades de decapagem. A partir de 1 m² m. você pode coletar até 10 kg de frutas. Os pepinos são protuberantes com espinhos brancos. A planta é bastante poderosa com um tipo de floração feminina. Requer amarração a uma treliça.
Além disso, a vantagem das variedades de pepino com período de maturação médio é que apresentam o período de frutificação mais longo.
Tipos de pepinos com maturação tardia
Variedades de pepinos de maturação tardia para cultivo em estufas raramente são cultivadas. Esses incluem:
- Obsky é uma planta de tamanho médio que não requer polinização. Possui flores femininas. Tolera facilmente oscilações de temperatura e possui excelente resistência à peronospora. Na culinária é utilizado fresco e para enlatados. Os verdes são agradáveis ao paladar, de tamanho pequeno - 7 a 10 cm, de cor prateada indistinta em forma de cilindro, cobertos de espinhas de fibras escuras.
- Brownie - bom para conservas e conservas. Imune a diversas doenças. Os frutos são pequenos (6-9 cm), cilíndrico-ovais com protuberâncias leves. Eles têm um sabor ótimo, sem sabor amargo.
- Nezhinsky - esta variedade remonta ao século XVIII, quando os pepinos eram conservados em barris e entregues à corte dos reis. Requer polinização por insetos. Os caules são longos. Apresenta boa resistência à bacteriose e à mancha-de-oliva. Verduras com peso até 100 g e tamanho até 12 cm Os frutos apresentam tubérculos pronunciados com espinhos escuros e distinguem-se pelas boas qualidades culinárias e crocância.
- Phoenix 640 tem hastes longas. Requer polinização por abelhas.Esta é uma variedade híbrida super versátil com flores predominantemente femininas. É imune a doenças e temperaturas elevadas. Os frutos são crocantes, não têm sabor amargo, pesam 160-190 ge têm cerca de 15 cm de tamanho, cobertos por grandes tubérculos.
- Khrust é um híbrido com maior produtividade e uso universal. Ele praticamente não é suscetível a doenças. Os frutos pesam até 80 ge têm cerca de 10 cm de comprimento, são saborosos, crocantes e sem amargor.
Quais pepinos são mais produtivos?
Os produtores de vegetais preferem cultivar as variedades e híbridos mais produtivos em estufas.
Observação! O mercado de sementes é representado por material de plantio mais produtivo para solos internos do que variedades de jardim.
Hoje existem as seguintes variedades ideais com maior frutificação:
- Residente de verão - tem período de frutificação precoce. Este híbrido é adequado para plantio em estufas descartáveis. Os frutos são verdes, cilíndricos. Produtividade de até 14 kg por metro quadrado. O peso de um pepino é de cerca de 90 g.
- A adega é bastante resistente a doenças. Tem frutificação precoce. Requer polinização por insetos. Os frutos são de cor verde escuro com listras claras, pesando até 100 ge cerca de 11 cm de comprimento, sendo os mais produtivos das variedades em estufa. Produtividade de um metro quadrado a 15-17 kg;
- Pinóquio é uma planta de frutificação precoce com rendimento consistentemente alto. É imune a quedas de temperatura de curto prazo. Híbrido partenocárpico, flores do tipo feminino coletadas em buquê. O fruto é sem amargor, de formato cilíndrico com grandes tubérculos, de cor verde profundo. De um metro quadrado você pode colher cerca de 13 kg de pepinos. O tamanho de um é de até 9 cm e pesa até 100 g.
As variedades de pepinos para estufas acima, que proporcionam bons rendimentos, também incluem: Dvoryansky, Zozulya.
Variedades de pepino que não requerem polinização para cultivo em estufas
Variedades ideais de pepino para estufas que não requerem polinização por insetos ou polinização cruzada. Essas plantas possuem flores masculinas e femininas. Muito popular entre os residentes de verão variedade de pepinos deste tipo - Claudia. Este híbrido apresenta maturação média com alto rendimento. Ele não é suscetível a doenças. Os frutos são elipsóides, cobertos de leves espinhas, com até 12 cm de comprimento e pesando cerca de 70 g. De um metro quadrado você pode coletar até 15 kg.