Existem muitas razões para a má formação de frutos nas framboesas ou para a sua ausência. São cuidados inadequados: plantio, poda, colocação no local, adubação. Não há necessidade de fazer referência às características varietais. O problema pode ser resolvido. O principal é perceber a tempo a doença da framboesa e começar a eliminá-la. Por que os frutos das framboesas não se formam e não crescem, hoje descreveremos em detalhes as causas e métodos mais comuns para eliminá-los.
Por que as framboesas não crescem
Vejamos as razões comuns pelas quais os frutos das framboesas não se formam ou não atingem todo o seu potencial. Segundo os jardineiros, as framboesas estão degenerando nas características varietais. Isso não pode ser verdade. Mesmo na natureza, quando os campos de framboesa são muito densos, há uma colheita, ainda que escassa.
A questão toda é a falta de atenção suficiente à planta. Muitas vezes, por pouca ou nenhuma experiência, o jardineiro não sabe cuidar das plantações. Mas para as framboesas, a chave do sucesso é o cuidado.
Madeira morta
Os rebentos velhos que secaram desde o ano passado impedem que novos ramos frutíferos de framboesa cresçam plenamente. A produtividade é significativamente reduzida. Na primavera, os galhos que deram frutos no ano passado secam. Na primavera eles precisam ser cortados. Você também pode podar no outono se for um jardineiro experiente e conseguir distinguir um broto novo de outro que já deu frutos.
Isso também deve incluir a presença de topos congelados. Neste caso, o ramo da framboesa não morre completamente. Durante o período vegetativo, esses brotos adoecem e retiram nutrientes que iriam para a formação dos frutos.
A planta da framboesa interfere consigo mesma
Muitas vezes você pode ver uma foto de matagais de framboesa em uma casa de verão. As plantas enfraquecem porque não há nutrientes suficientes para produzir frutos com força total. Alguns jardineiros acreditam que quanto mais brotos houver na framboesa, mais forte será a colheita. Este é um julgamento errado.
A framboesa é uma planta que ama a liberdade. Se compararmos um arbusto plantado separadamente e matagais lotados, é perceptível que a qualidade e a quantidade dos frutos se deterioram nestes últimos. Os arbustos de framboesa são geralmente plantados em treliças, dispostos em fileiras. Deve haver uma certa distância entre cada linha e os arbustos vizinhos.
70 centímetros é considerado o melhor.Se houver espaço suficiente entre as fileiras, será fácil para o jardineiro processar as plantações e durante a colheita os brotos permanecerão intactos e não quebrarão.
Compactação do solo
As framboesas são uma colheita de frutos silvestres muito exigente. Também impõe exigências especiais ao solo. É melhor plantar arbustos em solos férteis e leves. Com o tempo, o solo sob as framboesas fica muito compactado e, se não for solto, os frutos serão pequenos.
Importante! As framboesas não gostam de solos argilosos, que ficam muito duros quando expostos à água e depois racham. Este processo pode danificar gravemente o sistema raiz.
Seca na época do ovário
Esperar que as framboesas floresçam e frutifiquem é uma experiência particularmente agradável. Os jardineiros estão ansiosos pelos resultados de seu trabalho. Mas acontece que as framboesas floresceram frutuosamente, apareceu o ovário, mas de repente os frutos não começam a encher. Qual seria a razão?
Em primeiro lugar, trata-se de rega insuficiente em tempo seco. O sistema radicular da framboesa absorve a umidade disponível no solo e a utiliza para o crescimento de brotos e folhas. O ovário permanecerá de lado. Parte dele simplesmente cairá por falta de água. Alguns frutos ainda podem permanecer e continuar a desenvolver-se, mas no futuro estes frutos serão pequenos e doentes. Eles ficarão vermelhos rapidamente e não terão tempo para atingir todo o seu potencial.
Formigas com hábitos de roedor
O analfabetismo de um morador de verão nem sempre é o motivo da falta de framboesas. Se as colheitas regadas em tempo hábil floresceram profusamente, formaram um ovário e simplesmente o jogaram fora, então o motivo provavelmente está na invasão de inimigos. Esses inimigos são formigas, que causam danos a todas as colheitas de frutas e frutos silvestres em sua propriedade.
Como as formigas prejudicam as framboesas? Esses insetos gostam muito de doces, e as flores de framboesa são abundantemente repletas de néctar doce, que atrai formigas. E como não possuem aparelho de sucção, mastigam flores e extraem néctar. Posteriormente, as flores da framboesa secam ou um ovário inferior se forma em seu lugar.
Cuidado insuficiente
Cuidados insuficientes são um conceito flexível. As razões para o fracasso podem ser não apenas medidas agrotécnicas não cumpridas, mas também a sua implementação de má qualidade. Entre eles:
- rega prematura;
- aplicação inadequada de fertilizantes ou falta deles;
- poda prematura de framboesas;
- capina de má qualidade.
O rendimento e a qualidade dos frutos da framboesa dependem dessas ações e da sua implementação oportuna.
Como você pode ajudar as framboesas?
Em qualquer situação, a framboesa pode ser salva. O que você precisará para isso:
- Toda primavera é necessária a poda sanitária das framboesas. Corte os brotos quebrados da neve e os secos. Além disso, são retirados os ramos do ano passado, que este ano não terão frutos. Os topos congelados também são cortados em cerca de 15 a 20 centímetros.
- Em caso de forte espessamento das plantações de frutos silvestres, elas são desbastadas. Para isso, desenterre com cuidado alguns arbustos de framboesa junto com suas raízes, sem danificar os vizinhos. As mudas desenterradas podem ser plantadas em outra faixa.
- Se o solo ficar muito compactado, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento ajudarão. Ao remover ervas daninhas, o solo ao redor das plantas deve ser solto, mas superficialmente, apenas 5 a 7 centímetros, para não danificar as raízes.
- Para garantir que a planta tenha umidade suficiente durante a floração e a formação do ovário da framboesa, é necessário regar bem os canteiros de frutos na primavera.Regue até que a água pare de ser absorvida pelo solo. Basta fazer essa rega uma vez e depois regar conforme necessário.
- Se as plantas forem destruídas pelas formigas, é necessário destruir o formigueiro do local e também tratar os arbustos com pó de tabaco ou inseticidas especiais.
- Se a framboesa florescer como uma flor estéril, provavelmente isso é o resultado da atividade do rolo de folhas. Este inseto emaranha as folhas com uma teia ao redor da inflorescência e depois destrói o ovário. As áreas danificadas dos brotos da framboesa são cortadas ou a folhagem ao redor do ovário é arrancada, deixando as pontas dos ramos com inflorescências nuas. Mesmo em brotos saudáveis é necessário arrancar as folhas.
- Outro método de combater o crescimento da framboesa é desenterrar a área na primavera. Use uma pá afiada para caminhar ao redor do canteiro. Uma alternativa são folhas de ardósia ou metal escavadas ao redor do perímetro da framboesa até uma profundidade de raiz de cerca de 50 centímetros.
Essas dicas ajudarão a trazer as framboesas de volta à vida. Os arbustos ficarão mais exuberantes, os brotos laterais não se formarão, as pragas dos caules das flores e dos ovários serão destruídas, os brotos dos frutos começarão a crescer com força total.
O que fazer para evitar problemas?
O que fazer se as framboesas florescerem, mas não derem frutos? Que medidas preventivas devem ser tomadas?
- Primeiro você precisa colocar as camas em ordem. Deixe uma distância de 50 a 70 centímetros entre arbustos adjacentes e até 1 metro ou mais entre fileiras. Os arbustos desbastados precisam ser amarrados a uma treliça, que pode ser arame esticado ou estacas comuns.
- Para evitar que os frutos fiquem menores, na primavera é necessário fazer um monte de estrume ou composto em volta das framboesas.
- É importante aplicar fertilizante na forma de nitroammophoska durante a floração, e durante a formação do ovário e antes do amadurecimento adicionar superfosfato e sulfato de potássio.
- Para prevenir a ocorrência de doenças, é necessário tratar os plantios com Fufanon e Acrobat. Além disso, inspecione regularmente seus arbustos em busca de pragas.
- É importante queimar as mudas afetadas por pragas para não infectar outras plantações.
Outro problema importante que leva ao esmagamento da colheita da framboesa é o cultivo a longo prazo na mesma área. A localização das plantações precisa ser alterada a cada 6-8 anos. Cada vez, húmus e cinzas devem ser adicionados a uma nova cama. Mas mesmo aqui, novas mudas podem não criar raízes; a culpa é do câncer de raiz. Eles precisam ser desenterrados e queimados. E neste local há variedades de plantas mais resistentes a doenças.
Se as framboesas produzem uma colheita fraca ou não há colheita, é necessário identificar a causa e começar a eliminá-la. A ausência de bagas no arbusto ou o seu esmagamento pode ocorrer em consequência de cuidados inadequados, bem como devido à má qualidade do solo, às condições climatéricas ou ao ataque de pragas.
Para evitar isso, é importante garantir que as plantações não fiquem espessadas ou secas. A correta colocação de canteiros de framboesa no local, bem como o replantio oportuno, permitirão obter altos rendimentos. E lembre-se que as framboesas não degeneram - isso não pode acontecer, apenas requer maior atenção e cuidado.