Por que as framboesas podem secar junto com as frutas vermelhas e o que fazer, como lidar com isso e como tratá-lo

Em todo o tempo livre, os veranistas alimentam, arrancam ervas daninhas, regam as plantas, soltam o solo e aguardam ansiosamente a colheita de frutas e vegetais. Os jardineiros alegram-se com o aparecimento de ovários nos arbustos e com a formação de frutos, mas depois de um tempo percebem que as framboesas secam junto com os frutos, é difícil entender imediatamente por que isso acontece. Ao secar a folhagem e os frutos, a planta reage à falta de luz ou umidade, mas se esse não for o problema, a causa do fenômeno fica ainda mais difícil de determinar.


Em que estação os arbustos de framboesa são mais suscetíveis a murchar e secar?

A síndrome da morte do caule é mais comum no meio do verão. Os rebentos e as folhas começam a secar quando os ramos já começaram a dar frutos. As framboesas adoram o sol, mas crescem rápido, as plantações ficam mais espessas, fica mais difícil para os arbustos obterem nutrientes e alguns secam, enquanto outros continuam a se desenvolver.

A cultura é exigente em nitrogênio. Se os fertilizantes minerais não forem aplicados ao solo desde a primavera, no verão as reservas da substância diminuem, as framboesas param de crescer, começam a murchar e o ovário desmorona. Em solo arenoso, os sais nutrientes não permanecem por muito tempo e são levados pela água.

Causas e sintomas comuns de ressecamento de arbustos de framboesa

Vários fatores naturais contribuem para a morte dos caules. O rebento jovem racha quando as larvas da praga penetram no seu interior. Os frutos podem secar se a planta for afetada por uma infecção viral.

Mau tempo

As folhas da framboesa ficam amarelas no calor extremo quando não há umidade suficiente. Se o arbusto for plantado em terras baixas, após chuvas prolongadas e fortes aguaceiros, a água subterrânea sobe à superfície, o que pode causar o apodrecimento das raízes e o murchamento dos brotos. O clima úmido promove a ativação de fungos, que causam diversas doenças.

Framboesa

Cuidados inadequados

O arbusto cresce rapidamente, cria raízes e produz rebentos e novos brotos.Se não retirar o excesso de crescimento ou desbastar as plantações, as framboesas amarelam e ressecam, porque carecem de sol e de nutrientes.

Os arbustos precisam ser regados adequadamente, o solo deve estar úmido, mas a cultura não tolera água estagnada. Os ramos secam e os frutos caem por falta de componentes nutricionais se a planta for plantada em solo esgotado e não forem aplicados fertilizantes.

Doenças

Com cuidados inadequados em combinação com condições climáticas desfavoráveis, as framboesas tornam-se vulneráveis ​​a infecções virais e são afetadas por ondulação e mosaico.

Caule de framboesa

Com o excesso de umidade e espessamento das plantações, os fungos se multiplicam, o que provoca a ocorrência de:

  • antracnose;
  • podridão cinzenta;
  • oídio;
  • manchas ulcerativas.

Durante o período de maturação, as framboesas secam devido ao verticillium. Embora a doença ocorra após uma primavera fria, o aparecimento dos primeiros sintomas está associado ao início do cio. As folhas inferiores das variedades de frutos pretos murcham em junho, depois ficam amarelas em todo o arbusto e murcham, aparecendo listras roxas nos brotos.

framboesa vermelha

As framboesas vermelhas são afetadas pelo fungo que causa o verticillium um mês depois - em julho. Os sinais da doença são menos pronunciados do que nas variedades de frutos pretos, mas os frutos nos arbustos amadurecem de forma irregular, perdem o sabor e muitas vezes secam.

Em clima úmido e com alta umidade, aparece ferrugem. As folhas e caules do arbusto ficam cobertos de úlceras, amarelam e secam. A produtividade com esta doença cai 30%. O micélio do fungo é direcionado para o tecido. Especialmente os animais jovens sofrem com isso. Os brotos parecem começar a enferrujar, quebrar e secar. As framboesas secam e morrem de câncer de caule e bacteriano.

As bordas das folhas enrolam-se e as pontas secam durante a frutificação quando infectadas com mosaico amarelo. A doença se faz sentir em maio e início de agosto.

Clorose

O vírus, que se multiplica nas células vegetais, é transmitido por pulgões e ácaros e causa uma doença quase impossível de curar. Nos arbustos infectados, já em maio, as folhas ao longo das nervuras mudam de cor e aparecem manchas. Os brotos das framboesas infectadas tornam-se finos e começam a secar antes de amadurecerem. A clorose fisiológica ocorre em climas úmidos e frios, com deficiência de microelementos na forma de:

  • glândula;
  • boro;
  • azoto;
  • manganês

Nem todos os residentes de verão sabem o que fazer com a secagem dos arbustos. As plantas precisam ser desenterradas e queimadas. O tratamento primaveril das framboesas com Nitrafen, que mata os insetos que as transportam, ajuda a prevenir a propagação da infecção. É preciso combater os pulgões sem esperar a floração, o arbusto é borrifado com uma solução de metil mercaptofos.

Clorose em framboesas

Antracnose

Se a umidade do ar chegar a 90%, a temperatura ultrapassar 22 ° C, é ativado o fungo Colletotrichum orbiculare, causador da antracnose. O patógeno é transmitido por insetos transportados por ferramentas contaminadas, sementes:

  1. Primeiro aparece uma mancha marrom na folha, aumenta de tamanho e se espalha.
  2. Listras aparecem nos caules jovens e, em seu lugar, formam-se anéis roxos escuros.
  3. Os brotos racham na seca e apodrecem na chuva e no tempo chuvoso.

Se a antracnose se desenvolver durante a frutificação, os frutos secam. A infecção deve ser combatida de forma abrangente. É necessário aparar e queimar os brotos infectados, cavar o solo sob os arbustos e desbastar as plantações. Nem todos os residentes de verão sabem como processar framboesas para prevenir a antracnose.

Para evitar a ativação de fungos, os arbustos são pulverizados com soluções de oxicloreto de cobre ou “Cuprozan” durante o período de crescimento dos brotos, em maio e no início da floração. Não é possível curar a planta com remédios populares.Resistente a framboesas remanescentes são suscetíveis a doenças.

Antracnose em framboesas

Pragas

Os arbustos frutíferos costumam atrair parasitas. Muitos deles sugam o suco das folhas, o que, na ausência de medidas urgentes, termina não só no amarelecimento da planta, mas também na sua morte. O seguinte causa grandes danos às framboesas:

  • nematóides;
  • moscas-tronco;
  • ácaro-aranha;
  • vidro

Os pulgões microscópicos põem ovos, a partir dos quais se forma mais de uma colônia de insetos, que após beberem o suco passam a se alimentar do caule da planta.

O gorgulho da framboesa devora folhas verdes e come botões e flores. O mosquito da bílis cresce e se reproduz nas fendas dos brotos jovens. As larvas alaranjadas do inseto rastejam no solo durante o inverno, acordam em maio e comem os brotos tenros.

Bagas podres

A erva-vidro adora clima úmido e põe ovos em verões chuvosos. A prole não tem aversão a comer folhagens verdes.

Os nematóides instalam-se no interior das framboesas, multiplicando-se, danificando o arbusto, os frutos ficam deformados e ressecam.

As larvas da mosca-caule sobem dentro dos brotos e fazem passagens em espiral do topo até a base. O arbusto murcha e se curva em direção ao solo.

No calor e na seca, as framboesas são atacadas por ácaros. Eles o envolvem em teias de aranha e furam as folhas com a tromba para beber o suco.

Danos físicos às raízes

Os brotos do arbusto acima do solo vivem apenas um ou dois anos e depois morrem. Os rebentos começam a secar não só por causa de doenças, mas também quando as raízes são danificadas pelas larvas do bechafer ou quando o solo é solto de forma descuidada.

O que fazer: plano de operações de resgate

Acontece que os bagos já começam a ficar vermelhos e as folhas enrolam e secam, para não perder a colheita é preciso descobrir o problema e, sem demora, começar a eliminá-lo.

Se as folhas ficarem amarelas

As framboesas reagem negativamente à deficiência, excesso e falta de micronutrientes.Quando se desenvolve clorose fisiológica, os arbustos são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio e regados com excrementos de pássaros diluídos, mas não são adicionados sal de potássio, esterco e superfosfato. As framboesas ficam amarelas e ressecam com o calor, em climas secos e quentes basta regar as plantas com mais frequência com água morna. Quando chove com frequência, a irrigação deve ser abandonada.

Folhas secas

Se as folhas secarem e enrolarem durante a frutificação

Pulgões carregam vírus que causam o mosaico amarelo. A doença pode demorar muito para aparecer, mas durante o amadurecimento dos bagos aparecem manchas claras, o topo das folhas enrola-se e fica deformado. Para prevenir o desenvolvimento da doença, trate os arbustos com fungicidas. Os medicamentos “Inta-Vir” e “Iskra” são usados ​​​​para combater insetos portadores de microrganismos patogênicos. As folhas doentes são arrancadas e queimadas.

Se os caules secarem

Em altas temperaturas, excesso de umidade e espessamento das plantações, os patógenos da antracnose são ativados. Os rebentos da framboesa ficam manchados e os caules secam. Para prevenir o aparecimento da doença:

  1. Remova as ervas daninhas regularmente.
  2. Capinando as plantações.
  3. Na primavera, as framboesas são borrifadas com calda bordalesa.
  4. É preparada uma solução de Alirin B e as plantas são tratadas a cada dez dias no verão.

Não adianta tratar arbustos infectados, é preciso retirá-los e queimá-los, e tratar o solo com oxicloreto de cobre e o fungicida Oxyx.

Baga seca

Se as framboesas secarem no local junto com as frutas

Para evitar que a planta seque durante o período de frutificação, é necessário seguir as práticas agrícolas no plantio, alimentar e regar regularmente os arbustos, retirar os rebentos velhos e desbastar os rebentos jovens. Esses métodos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.Para proteção contra fungos e infecções virais, as framboesas são tratadas com calda bordalesa, Oxychom ou uréia. Se a planta secar devido à invasão de pragas, use os inseticidas Actellik e Intavir. É melhor desenterrar os arbustos afetados e queimá-los.

Se os galhos secarem

As bagas de framboesa formam-se apenas nos rebentos com um ano de idade, os velhos começam a secar e a morrer. A poda regular permite rejuvenescer o arbusto. Os galhos secam quando há falta de umidade. Neste caso, regue abundantemente as framboesas. Se a planta for danificada por insetos, inicie o tratamento com inseticidas.

Framboesas secas

Como proteger e curar framboesas de doenças e pragas

Para evitar o murchamento dos arbustos frutíferos durante o período de amadurecimento dos frutos, é necessário adquirir material de plantio forte e saudável. Não deixe o solo secar ou ficar encharcado ou a área engrossar. É necessário em tempo hábil:

  • cortar brotos infectados e velhos;
  • desenterrar pela raiz e queimar arbustos que não podem ser tratados;
  • alimentar as plantas com matéria orgânica e componentes minerais.

Para o inverno, o tronco da framboesa fica coberto com agulhas de pinheiro ou serragem. Para proteger as plantas dos ácaros, os arbustos são pulverizados com uréia na primavera. As folhas podem ficar amarelas se os brotos forem afetados por mosquitos biliares. Eles se livram da praga escavando o solo na primavera e no outono, tratando a área com água sanitária.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim