As framboesas são uma das frutas preferidas das pessoas. Os criadores desenvolveram muitas variedades desta baga. Consideremos a descrição da variedade de framboesa Indian Summer, as vantagens e imperfeições mais importantes, características do cultivo em fazendas privadas, plantio de mudas jovens e demais cuidados, colheita de frutos maduros e armazenamento da safra. De que doenças as framboesas podem sofrer, seu tratamento e prevenção da propagação.
- Descrição e características das framboesas do verão indiano
- Prós e contras da variedade
- Características de cultivar um arbusto
- Datas e local
- Preparação de mudas
- Esquema e processo de plantio
- Cuidados adicionais
- Regar e fertilizar a planta
- Reprodução
- Afrouxamento
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças, pragas e prevenção contra elas
- Coleta e armazenamento
Descrição e características das framboesas do verão indiano
Os ancestrais da variedade Indian Summer foram Kostinbrodskaya e Novost Kuzmina. Zoneado para as regiões do Noroeste, Norte do Cáucaso e Central. Não é adequado para plantio na região sul, pois não é resistente à seca e não suporta o calor. Também não é recomendado o cultivo desta variedade nas regiões norte.
O Indian Summer pertence às variedades remanescentes, os arbustos de framboesa produzem 2 colheitas por temporada: a 1ª em junho-meados de julho e a 2ª em setembro-meados de outubro. Ao cultivar uma safra de framboesa em hastes de 1 ano, ela é colhida uma vez - em agosto, mas o volume será maior do que no primeiro caso. Em média, são colhidos 1-3 kg de frutos silvestres de cada arbusto desta variedade de framboesa.
Os bagos são em forma de cone, truncados, 2,5-3,5 g, doces e azedos, com aroma inexpressivo, suculentos. A variedade é resistente à geada; sob cobertura, pode suportar geadas severas sem danos.
Prós e contras da variedade
Características de cultivar um arbusto
Para que as mudas de framboesa criem raízes bem e dêem uma colheita, é preciso escolher um local adequado para elas e plantá-las corretamente. Vejamos isso com mais detalhes.
Datas e local
As framboesas desta variedade são plantadas na parte sul do jardim, onde não há ventos fortes, perto de edifícios ou cercas que as obscureçam. As mudas são plantadas no outono e na primavera, de preferência no outono. A hora certa é final de setembro, primeira quinzena do mês que vem.
Preparação de mudas
As raízes dos arbustos são embebidas em solução de estimulador de crescimento por 1 dia, depois as pontas são cortadas. Os caules também são aparados, deixando alguns botões. Enquanto as mudas são processadas, são preparadas covas de plantio. Cave-os com 0,5 m de largura e profundidade, preencha-os com uma mistura de húmus, turfa e cinzas.
Esquema e processo de plantio
Entre as mudas do Indian Summer, faça uma distância de 1 a 1,5 m de largura, entre fileiras adjacentes - 2 m As raízes das plantas são baixadas nos buracos preparados, regadas e polvilhadas com terra. Levemente compacto e coberto com uma camada de folhas, palha e feno.
Cuidados adicionais
Após o plantio, as framboesas requerem cuidados contínuos. O pacote de trabalho inclui rega, fertilização e poda.
Regar e fertilizar a planta
Na primeira safra não são aplicados fertilizantes. Na primavera do próximo ano, 1 balde de húmus e 2 kg de cinzas são colocados sob cada arbusto. Tudo está misturado com terra. Após a coleta de todos os frutos, os arbustos são alimentados com fertilizantes minerais: acrescentam-se 15 g de salitre, 40 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio.As framboesas são regadas com tal frequência que o solo permanece úmido. Em clima quente e seca, regue. Você precisa colocar pelo menos um balde de água em cada arbusto.
Reprodução
As framboesas do verão indiano são propagadas por brotos que saem das raízes na primavera ou no outono. Replante depois de cavar, regue até criarem raízes.
Afrouxamento
Se o solo não estiver coberto com cobertura morta, é necessário soltá-lo após cada rega. Profundidade – 5 cm, para não tocar nas raízes.
Aparar
Se as framboesas forem cultivadas na fazenda com 1 ano de idade, no outono os brotos serão cortados pela raiz. Se precisar de 2 colheitas, então entre os brotos maduros, escolha os mais fortes na quantidade de 5 a 6 peças, os demais são retirados. No verão são cortados após a colheita dos frutos, os jovens do ano em curso permanecem no mato.
Preparando-se para o inverno
Após a poda, a área com os arbustos é coberta com uma camada de cobertura morta de 10 a 15 cm de espessura e todos os restos de plantas, caules e folhas são queimados para evitar a propagação de doenças. Se os brotos forem deixados para hibernar, no inverno, durante geadas severas, é necessário cobri-los com neve. Na primavera, a cobertura morta é removida e uma nova camada é colocada.
Doenças, pragas e prevenção contra elas
Apesar da resistência geral aos fungos, as framboesas podem sofrer de mosaico, oídio e manchas. Isso geralmente acontece em climas frios e úmidos. Portanto, vale a pena realizar pulverizações preventivas contra essas doenças antes mesmo do desenvolvimento da infecção. Entre as pragas, os arbustos podem ser afetados por pulgões, besouros da framboesa e ácaros.
As medidas de controle incluem a pulverização com soluções inseticidas quando as pragas são detectadas até que desapareçam completamente.
Coleta e armazenamento
A variedade dá frutos 1 ou 2 vezes por temporada. Os bagos são colhidos após plena maturação. A produtividade está na faixa de 1-3 kg por arbusto. Eles não ficam armazenados por muito tempo, então você deve tentar processá-los, comê-los ou vendê-los rapidamente. As frutas dão excelentes preparações caseiras.
O verão indiano é uma variedade remanescente recomendada para plantio em regiões de clima temperado. Resistente a doenças, produz 2 safras por safra. Você pode colher os frutos em meados do outono, durante as chuvas de outono eles não perdem a qualidade e a forma.Adequado para consumo fresco e também para enlatados.