A raça russa das Ardenas, grandes cavalos de tração, foi criada para a agricultura. Ela foi trazida para ajudar a transportar cargas pesadas. Os cavalos distinguem-se pelo seu tamanho e resistência. Muitos criadores os mantêm para venda, carne, produção de kumys e produção de variedades raras de queijos. Os indivíduos são despretensiosos no cuidado. Os cavalos de tração são classificados como membros da família Arden - os maiores cavalos do planeta.
Como a raça nasceu
A raça de cavalos foi formada por cruzamento de absorção no início do século XX.Os fundadores dos cavalos de tração russos foram os cavalos de tração e as Ardenas belgas. O caminhão pesado russo foi registrado em 1952. É o resultado cruzando cavalos de tração russos com o meio-sangue Ardens. Eles foram usados para melhorar outras raças. Os cavalos de tração estão espalhados por toda a Rússia e países vizinhos.
Vantagens e desvantagens
Cavalos de tração pesada têm as seguintes qualidades positivas:
- precocidade dos jovens;
- grandes quantidades de leite durante a lactação;
- resistência;
- despretensão de conteúdo;
- a capacidade de produzir descendentes por 20 a 25 anos;
- força;
- humildade.
Entre as deficiências apontadas, o que alimentar um cavalo de preferência ração balanceada. Se ela não receber nutrição suficiente, o ganho de peso diminuirá. Em casos raros, um cavalo mostra insatisfação durante o trabalho se não gostar de alguma coisa.
Descrição completa e exterior
As características do caminhão pesado russo incluem os seguintes critérios:
- altura na cernelha – 146-150 cm;
- circunferência metacarpal – 20-21 cm;
- o corpo é profundo, alongado;
- as pernas são curtas, fortes e secas;
- a cabeça é pequena e larga;
- o pescoço é musculoso, curto;
- as costas são longas e macias;
- O lombo é largo, a garupa ligeiramente bifurcada;
- Cor: vermelho, vermelho-ruão, menos frequentemente louro, louro-ruão, preto, cinza.
Nas coudelarias, de cada 100 éguas de tração russas, o rendimento dos animais jovens é de 80-85%, nas melhores épocas chega a 90%. Com um ano e meio de idade, o ganho de peso de um jovem é de 97%. No terceiro ano de vida, ganham massa e altura de um adulto. Éguas e garanhões com idade não superior a 20-25 anos são permitidos para reprodução.
Onde os caminhões pesados russos são usados?
O cavalo de tração é amplamente utilizado na agricultura e na agricultura. Área de utilização de cavalos:
- ajudar nas tarefas domésticas;
- reprodução para venda;
- produção de kumis;
- produção de variedades raras de queijo;
- criação de carne;
- transporte de cargas pesadas.
Existem vários criadores que estão envolvidos na criação de uma raça específica - o cavalo de tração russo. Os indivíduos são criados para venda a países estrangeiros e mantidos em fazendas em fábricas.
Informação interessante! Uma égua durante a lactação produz 3.000 toneladas de leite por ano.
Recursos de conteúdo
As Ardenas russas são despretensiosas na manutenção. As regras para cuidar deles não diferem das outras raças.
Estábulo
O prédio para cavalos deve ser bem ventilado; Eles são mantidos em currais separados com coleira e os cavalos são colocados em fila. As paredes das divisórias são vazias, 1,4 m, a altura das portas é de no mínimo 2,5 m, a largura do curral é de 1,2 m, a altura do teto é de 3 m, o chão é descoberto, com serragem.
Cercas de exercícios ao ar livre estão equipadas, 20 m são alocados para um animal2, para um jovem – 12 m2. Uma área de 400 m é suficiente para criação2.
Alimentação e rega
Os caminhões pesados são alimentados 3 a 4 vezes ao dia em pequenas porções. A alimentação para cavalos é dividida em grupos:
- Forragem. Por 100 kg de peso do animal dão 1,5-3 kg. O feno de leguminosas é permitido na fase de brotação e os cereais na fase de ejeção da panícula. As melhores variedades de feno consistem em: alfafa, trevo, capim de boa qualidade, palha de primavera.
- Alimentação suculenta. 2-4 kg de ração são fornecidos por 100 kg de peso. Esta categoria inclui: batata (8-15 kg por dia), beterraba (8-10 kg), cenoura (a mesma quantidade), silagem (8-15 kg), milho (10 kg). Os demais componentes são dados por 100 kg de massa.É aconselhável misturar os ingredientes para diversificar a alimentação.
- Concentrados. Os cavalos preferem aveia entre os concentrados de grãos. A categoria inclui milho, farelo de trigo, cevada, torta, farelo e melaço para ração.
A dieta de cavalos pesados deve incluir os seguintes componentes:
- matéria seca;
- unidades de alimentação;
- proteína crua e digerida;
- lisina;
- fibra bruta;
- sal;
- cálcio;
- fósforo;
- magnésio;
- ferro;
- cobre;
- zinco;
- cobalto;
- manganês;
- iodo;
- carotenos;
- complexo vitamínico.
Para conseguir esta composição, combinam-se volumoso, ração suculenta e concentrado. A alimentação animal deve ser fresca.
O compartimento de rega do estábulo é feito em forma de divisão separada. A água é utilizada de nascentes artesianas, e o líquido dos bebedouros é trocado diariamente. Deve ser pelo menos 23 0C. Em áreas abertas, lagoas, rios e lagos são adequados para irrigação. O principal é que a água atenda aos padrões de higiene.
Cuidado e higiene
É necessário lavar um cavalo quando não é possível limpá-lo. No inverno, o procedimento não é realizado. No verão, os cavalos são lavados conforme necessário, 1 a 3 vezes por temporada. Para isso você precisará de:
- shampoo para cavalos;
- água;
- raspador.
Para o primeiro procedimento, a água é aquecida a 26-30 0C, nas próximas vezes reduza a temperatura para 16-20 0C. O processo de lavagem não deve demorar mais de 15 minutos. Esses cavalos não gostam muito de água, para eles é um processo desagradável. Passo a passo:
- Eles molharam a pele do animal.
- Aplique o shampoo com uma toalha.
- Realize ações de limpeza.
- Enxágue o shampoo com bastante água.
- Remova a umidade restante com um raspador especial.
- Seque a cabeça do cavalo com uma toalha seca.
Para que a pele seque mais rapidamente, o cavalo é levado ao sol em dias ensolarados.Em tempo nublado, o animal caminha pela rua em ritmo lento.
Reprodução
Os cavalos de tração russos se reproduzem até os 20-25 anos de idade. O aumento global em animais jovens é de 85%. Há uma sala separada no estábulo para reprodução. Uma égua e um cavalo são conduzidos até lá durante a época de acasalamento. Após o parto, a fêmea tem tempo para descansar, 2 anos. Nesse período, a égua alimenta os filhotes com leite. Após o término da lactação, ela é novamente enviada para o acasalamento.
Importante! Os jovens crescem rapidamente e em 1,5 anos já cresceram 97%.
Fatos interessantes sobre caminhões pesados russos
Os caminhões pesados russos são conhecidos em todo o mundo. Esta raça de cavalo ainda é muito popular entre os criadores. Fatos interessantes:
- O cavalo de tração russo é reconhecido como o maior cavalo de tração.
- Os representantes mais valiosos da raça estão concentrados na Rússia e na Bielo-Rússia, vindos de criadores privados.
- Cientistas não só da Rússia, mas também da Ucrânia estiveram envolvidos na criação da raça.
- A raça de caminhões pesados russos é dividida nos tipos Ural e Ucraniano.
- Esses indivíduos ainda são usados para melhorar outras raças.
Os fundadores foram as Ardenas belgas. O maior cavalo atingia 2,2 m de altura e pesava 3.000 kg. Porém, devido ao seu peso, era difícil para eles se movimentarem, a partir do que começaram a criar um cavalo com as mesmas características, porém mais miniatura.
Estado da raça hoje
Atualmente, os haras passam por momentos difíceis. Das 22 fábricas que albergavam 1.000 animais, 8 sobreviveram.Os proprietários estão a ter dificuldades com pessoal para cuidar dos animais e são obrigados a fazer eles próprios parte do trabalho. Ardenas Russas estão relacionadas com cavalos categoria de preço médio. Eles continuam a ser adquiridos para uso pessoal e criação.
A raça russa de cavalos de grande tração é amplamente utilizada na agricultura. Esses assistentes ajudam a lidar com o transporte de cargas pesadas. Ardens são despretensiosos no cuidado e na manutenção. Quaisquer condições estáveis e a alimentação mais simples são adequadas para eles. Os cavalos ganham massa muscular rapidamente.