A criação de raças únicas de cavalos tem sido considerada uma ocupação digna. O cruzamento de diferentes raças de cavalos deu aos criadores a oportunidade de obter animais únicos. O trabalho árduo continua até hoje - os verdadeiros especialistas não estão acostumados a descansar sobre os louros. Os resultados das suas atividades não são visíveis ao grande público, mas os verdadeiros conhecedores de cavalos prestam homenagem aos mestres do seu ofício.
O que é travessia de cavalos
O cruzamento de cavalos é o acasalamento de representantes de raças diferentes para melhorar certas qualidades.. Como resultado das manipulações, obtêm-se animais mais resistentes e com boa hereditariedade. Segundo observações dos cientistas, os descendentes adquirem as características hereditárias dos pais mais adaptados às condições ambientais. O uso racional desse recurso permite obter descendentes dotados de qualidades desejáveis.
Tais cruzamentos exibem um efeito de heterose. O termo significa que os potros possuem qualidades úteis adquiridas. Desta forma, cavalos feios e subdimensionados são melhorados. Cavalos pequenos são frequentemente encontrados em fazendas. Para corrigir deficiências, os animais são cruzados com representantes de raças industriais.
A prole resultante recebe nutrição de alta qualidade e boas condições de vida. Só se estas condições forem satisfeitas poderemos esperar o sucesso do evento.
A negligência das recomendações pode levar a resultados inesperados: as qualidades desejadas não aparecerão nos potros, mas as vantagens existentes serão completamente perdidas. Assim, o cavalo “melhorado” acabará sendo muito pior do que os animais locais “não melhorados”.
Tipos de travessia
Existem 5 tipos de travessia de cavalos. A escolha do método depende do propósito do evento importante.
- Olhar absorvente. O cruzamento é utilizado quando é necessário mudar radicalmente algumas qualidades da raça. Em alguns casos, o método de absorção é utilizado para desenvolver um novo ramo baseado em uma raça de cavalo existente. O cruzamento é realizado com a participação de garanhões de raça melhorada.
- Espécies reprodutivas. Este tipo complexo de cruzamento é usado para desenvolver uma nova raça. Para obter o resultado, são acasalados cavalos de 2 ou mais raças.Dependendo do número de raças utilizadas, o cruzamento reprodutivo é denominado simples ou complexo. Este caminho sinuoso levou ao surgimento de magníficas raças de cavalos - o cavalo Budennovsk e o trotador Oryol.
- Visão introdutória. Um procedimento comum de cruzamento destinado a melhorar as qualidades originais de um animal adicionando sangue fresco. Desta forma, as qualidades individuais do cavalo são melhoradas. Não há mudanças fundamentais. Tais manipulações são realizadas conforme planejado quando se trabalha com representantes de raças mestiças (Trakehner, Budennovskaya, equitação russa).
- Aparência industrial. O cruzamento é realizado em casos raros. O procedimento não se destina à criação de cavalos. Os mestiços são dotados de qualidades atléticas ou produtivas. Para o cruzamento, são utilizados tanto representantes de raças locais quanto garanhões importados dos tipos trote e tração.
- Visualização variável. Usado para criação de animais universais. O procedimento é realizado alternadamente com 2 a 3 raças de garanhões.
Em alguns casos, são utilizados muito mais representantes de raças diferentes. Os cruzamentos resultantes adquirem novas qualidades e podem muito bem superar os seus antepassados em termos de resistência, crescimento e produtividade.
Regras básicas
Os cavalos são preparados com antecedência para o período de acasalamento. Garanhões reprodutores são colocados em um regime de alta alimentação. Certifique-se de adicionar aveia ou cenoura germinada à sua dieta diária. Para garanhões mais velhos são necessários suplementos de origem animal, na forma de ovos de galinha ou leite desnatado. Se possível, recomenda-se mimar os cavalos com uma sobremesa à base de milho amarelo.
Em geral, o volume de ração consumida aumenta significativamente, e a ração concentrada deve representar pelo menos 60% do peso total.Os garanhões devem receber atividade física na forma de exercícios diários. Antes do acasalamento, o garanhão deve ser desacorrentado. Nenhuma preparação especial é necessária para éguas.
Durante o período preparatório, os cavalos recebem ração suculenta e volumosa, com teor mínimo de concentrados. Éguas grandes e saudáveis podem ser cruzadas. Indivíduos com menos de 3 anos de idade não podem acasalar. O procedimento é realizado durante o período de estro (caça). A duração do período para possível acasalamento é de 3 a 7 dias.
Cuidados adicionais
Após uma gravidez bem-sucedida, as éguas precisam de atenção e cuidados especiais. Esses animais correm risco de aborto. O principal motivo da interrupção da gravidez é o surto de uma doença infecciosa. Os proprietários de cavalos têm medo de perigos como rinopneumonia, gripe ou febre paratifóide.
Para evitar o perigo, os cavalos recebem vacinas preventivas. Além disso, é necessário garantir a limpeza das áreas onde os cavalos são mantidos. Alimentos de baixa qualidade representam um grande perigo. O envenenamento pode facilmente causar interrupção repentina da gravidez.
Dar água fria aos cavalos leva a consequências fatais. Os problemas geralmente ocorrem no inverno. Nesta época do ano, a temperatura da água potável não deve cair abaixo de 8 graus. As éguas são cuidadosamente protegidas contra lesões e quedas. Na preparação para o parto, o “apartamento” do cavalo é cuidadosamente limpo e coberto com uma impressionante camada de palha fresca. À medida que o nascimento se aproxima, o volume de alimentação do animal é reduzido.
Dicas úteis
Cruzar raças de cavalos não é uma tarefa fácil, exigindo profundo conhecimento e habilidade. Criadores experientes aconselham:
- É aconselhável realizar o acasalamento dos animais nas primeiras horas da manhã.Isso se explica pelo fato de o processo de ovulação nas éguas ocorrer à noite.
- Não é recomendado permitir que éguas com 1,5 anos de idade acasalem. Isso ameaça o animal jovem com atraso no desenvolvimento e crescimento. A prole obtida de tal égua é inferior aos potros nascidos de pais adultos. As restrições também se aplicam a garanhões jovens.
Para evitar contatos indesejados, é melhor isolar éguas jovens e garanhões uns dos outros.
Como as espécies de cavalos híbridos são usadas hoje?
No século 21, a humanidade não sente necessidade de utilizar cavalos como transporte público. Nos países desenvolvidos, tipos híbridos de cavalos participam de apresentações circenses, competições esportivas e passeios a cavalo recreativos.
Representantes de uma espécie híbrida de cavalos - mulas - participaram de experimentos de clonagem. Em algumas áreas, os animais são usados como fonte de carne e leite. Para os moradores de cantos remotos do planeta, cavalos e mulas são ajudantes fiéis na casa.