Pela primeira vez, na criação de galinhas ou patinhos, surgem muitas dúvidas, pois o processo, embora interessante, é bastante complexo. Uma dessas questões é se é possível lavar os ovos imediatamente antes de colocá-los na incubadora? Claro, esta não é a questão mais importante. Mas, mesmo assim, é preciso conhecer essas sutilezas para que a avicultura tenha sucesso.
- Como selecionar ovos adequados?
- Preciso lavar os ovos antes de colocá-los na incubadora?
- Métodos de limpeza
- Lavando ovos
- Tratamento com vapor de formaldeído
- Solução de formalina
- Usando quartzo
- Peróxido de hidrogênio
- Como os contaminantes afetam os ovos?
- Como desinfetar uma incubadora antes de botar ovos
- Solução de cloramina
- Vapor de formaldeído
- Vapor de formaldeído
- Pelo método de ozonização
- Tratamento ultravioleta
- Medicamentos comprados prontos
Como selecionar ovos adequados?
Antes de colocar os ovos na incubadora, você precisa selecionar com antecedência aqueles que certamente eclodirão em pintinhos. O sinal mais importante é o frescor. Quanto mais frescos eles estiverem, maior será a chance de que todos eclodam em pintinhos fortes e saudáveis.
O segundo sinal é o tamanho. Essa característica é hereditária, portanto as galinhas nascidas de ovos grandes põem bem os ovos.
Sinais de ovos adequados para uma incubadora:
- A casca deve ser lisa, sem rachaduras ou protuberâncias diversas. Os frescos são geralmente foscos, enquanto os antigos são suaves ao toque.
- A forma deve ser oval. Pintinhos redondos ou muito alongados eclodem em pintinhos fracos.
Você pode determinar o frescor jogando um ovo em um copo d'água. Se cair de lado, significa que está fresco. E se flutuar mais perto da superfície, é velho.
Preciso lavar os ovos antes de colocá-los na incubadora?
Embora a questão de saber se as cascas precisam ser lavadas antes de serem colocadas na incubadora não seja a mais importante, ainda assim é recomendável estudá-la. Aqui as opiniões dos avicultores estão divididas. Alguns argumentam que é necessário lavar a casca antes de colocá-la, pois nela permanecem vários microrganismos patogênicos, que causam doenças nos pintinhos. Mesmo que à primeira vista uma ave seja saudável, ela pode ser portadora de doenças. Isto é especialmente verdadeiro para patos e gansos.
Outros, ao contrário, argumentam que em condições naturais as cascas não são processadas e os pintinhos eclodem saudáveis. Os fracos morrem de qualquer maneira.
Pesquisas científicas sugerem que tratar as cascas antes da postura aumenta a eclodibilidade e os pintinhos eclodem mais saudáveis. Os agricultores, por sua vez, argumentam que não há muita diferença.
Métodos de limpeza
A preparação dos ovos começa com o processamento cuidadoso da casca.Existem várias maneiras de fazer isso.
Lavando ovos
O mais simples é lavar as cascas com água e um pouco de sabão em pó. Coloque os ovos em um recipiente grande, encha-os com água morna e adicione um pouco de sabão, depois limpe a superfície com uma esponja. Após a lavagem, são secos e só então colocados na incubadora.
Tratamento com vapor de formaldeído
A casca pode ser tratada com vapor de formaldeído. Este método requer um recipiente hermético. Para realizar o procedimento você precisará de:
- 25 ml de formaldeído;
- 15ml de água filtrada;
- 15 g de permanganato de potássio.
O formaldeído é misturado com água. O potássio é adicionado quando o recipiente já está instalado na câmara. A temperatura na câmara deve ser de aproximadamente +30-36 graus.
O nível de umidade é mantido em 75%. Deixe-os na câmara por 40 minutos. Ao final do procedimento, a câmara é totalmente ventilada.
Como resultado da reação, são liberados vapores que têm efeito desinfetante. Depois disso, a câmara é imediatamente fechada. É perigoso para uma pessoa respirar esses vapores, pois eles podem causar intoxicações graves.
Solução de formalina
A formalina é usada para tratar ovos para incubação. Para a realização do procedimento é utilizada solução de formalina a 0,5%. A substância é diluída em proporções iguais com água. Então o líquido é aquecido a 31 graus. Os ovos são dispostos em rede. Mantenha-o assim até que a sujeira seja completamente removida.
Usando quartzo
O método de purificação mais simples e seguro é o tratamento com quartzo. Este método permite limpar completamente a sujeira da casca.
Procedimento de quartzização:
- Coloque os ovos preparados para postura na incubadora em uma bandeja.
- Coloque a radiação de quartzo a uma distância de 80 cm.
- Ligue a fonte de quartzo e deixe-a próxima à bandeja por 10 minutos.
Este tempo será suficiente para limpar a contaminação da casca.
Peróxido de hidrogênio
Outra forma de remover a sujeira dos ovos é enxaguá-los com água oxigenada. Para fazer isso, coloque uma pequena quantidade de hidrogênio em um algodão e limpe a superfície com ele. É melhor usar um disco novo sempre que possível para limpar bem os ovos. Após o procedimento, seque-os e depois poderá enviá-los para a incubadora.
Como os contaminantes afetam os ovos?
Os ovos, especialmente aqueles que não são comprados, costumam conter vários contaminantes. Embora não causem danos significativos, porque em condições naturais ninguém os limpa e os frangos ainda nascem sem problemas. Mas alguns avicultores acreditam que a poluição contribui para o desenvolvimento de doenças nos pintinhos, que morrem poucas semanas após a eclosão.
Como desinfetar uma incubadora antes de botar ovos
Mas não são apenas os ovos que precisam ser preparados antes da postura. A própria incubadora em casa também deve ser limpa para que fique estéril. Isso ajudará a prevenir doenças em pintinhos recém-nascidos.
Solução de cloramina
Para desinfecção, use uma solução de cloramina. Este método é considerado o mais comum de todos os métodos de processamento de incubadoras. É utilizado tanto em escala industrial quanto em residências. A substância é vendida em farmácias regulares. O preço é bastante razoável.
Para tratar a casca, 10 comprimidos são dissolvidos em 1 litro de água filtrada. Em seguida, a solução resultante é colocada em um borrifador e a incubadora é pulverizada a partir dele. É especialmente importante pulverizar em locais de difícil acesso.
A solução é deixada por 3-4 horas.Em seguida, são lavados com água corrente. Novamente, a solução deve ser bem lavada em locais de difícil acesso.
Vapor de formaldeído
Assim como a carcaça, a incubadora pode ser tratada com vapor de formaldeído. O princípio de preparação é o mesmo da desinfecção dos ovos. Adicione 35 g de permanganato de potássio a 40 ml de formaldeído a 40%. A solução resultante é colocada em um recipiente com gargalo alto e colocada em uma incubadora.
Para uma desinfecção bem-sucedida, você precisa definir a temperatura para +39 graus. Feche todas as aberturas de ventilação para que não permitam a passagem de vapor.
Deixe o recipiente por 45 minutos. Decorrido o tempo, o recipiente é retirado e a própria incubadora é ventilada por 24 horas. Para fazer com que o cheiro de formaldeído desapareça mais rapidamente, as superfícies podem ser limpas com amônia.
Vapor de formaldeído
35 ml de uma solução de formaldeído a 40% são diluídos com 35 g de permanganato de potássio e 40 ml de água. Uma placa de argila ou esmalte é colocada na incubadora. Despeje a solução resultante no recipiente na parte inferior. Da mesma forma que no caso do formaldeído, todas as aberturas de ventilação são tampadas. Para distribuir o vapor uniformemente, você pode ligar o ventilador. A temperatura sobe para +38 graus. Deixe a solução por cerca de 45 minutos.
Pelo método de ozonização
Outra forma de preparar ovos para a incubadora é o método de ozonização. O ozônio é adicionado à câmara em uma quantidade de 350-450 mg por 1 m cúbico. A temperatura está definida em +26 graus. A umidade para uma ozonização bem-sucedida da incubadora deve ser de 80%. Todo o processo dura cerca de uma hora.
Tratamento ultravioleta
Uma das maneiras mais fáceis de tratar a incubadora antes de colocar os ovos nela. Para isso, coloque uma lâmpada ultravioleta na incubadora e ligue-a por 40 minutos.Depois disso, você pode começar a botar ovos nele.
Medicamentos comprados prontos
Preparações prontas podem ser usadas para tratar cascas. Por exemplo, Javel Solid é eficaz. Este medicamento limpa bem os ovos de contaminantes. O iodo normal também é adequado para essa finalidade. Algumas gotas de iodo são diluídas em água e bem misturadas. Em seguida, coloque os ovos na água por 1 hora. Em seguida, são secos e colocados em uma incubadora.
Preparações eficazes para desinfecção de incubadoras:
- "Bromosept";
- "Virocídio";
- "Glútex";
- "Delegol";
- "Fiam-super";
- "Ecovid".
As preparações desinfetantes adquiridas são utilizadas de acordo com as instruções. Durante o uso, não é recomendado permitir que a substância entre em contato com o sensor, elemento de aquecimento ou motor. Por causa disso, a incubadora quebra.
Outro desinfetante eficaz é a Cloramina B. "Cloramina B" é aquecida a 30 graus. Em seguida, abaixe os ovos um por um por alguns minutos. Após o procedimento, cada ovo é bem lavado em água corrente para remover qualquer substância remanescente.