A incubação de ovos de galinha selecionados permite obter crias saudáveis de aves e reduzir significativamente o custo de aquisição de animais jovens. É verdade que esse processo é bastante trabalhoso e exige muita dedicação e atitude séria. Mas com a abordagem e organização corretas do processo, o resultado é totalmente justificado.
- Características da prole reprodutora
- Seleção e preparação de ovos para incubação
- Ovoscopia
- Armazenamento de ovos
- Desinfecção de ovos
- Selecionando e preparando uma incubadora
- Como marcar
- Como manter as condições necessárias no aparelho?
- A influência das condições no desenvolvimento das galinhas
- Estágios de incubação e condições de temperatura
- Raças e cruzamentos de ovos e ovos de carne
- Primeiro período
- Segundo período
- Frangos
- Primeiro período
- Segundo período
- Terceiro período
- O quarto período
- Inspeção de pintinhos
- Cuidando dos pintinhos após a incubação
- Erros de avicultores novatos
Características da prole reprodutora
Idealmente, a eclosão dos filhotes deve ser realizada diretamente pela galinha choca. No entanto, uma ave pode reproduzir até 15 filhotes. Esse valor não é suficiente nem para uma fazenda pessoal, então é necessário recorrer ao uso de incubadoras. Nas máquinas convencionais de uso doméstico, a temperatura é distribuída de forma desigual, por isso é recomendável mexer os ovos diariamente. A umidade é regulada colocando recipientes de água em seu interior.
No processo de incubação dos pintinhos, é necessário não só manter a umidade no nível desejado, mas também controlar a temperatura, proporcionar fluxo de ar e às vezes até resfriar os ovos.
Seleção e preparação de ovos para incubação
É dada especial atenção à seleção e preparação dos ovos destinados à incubação. O sucesso de todo o negócio, bem como a saúde e o normal desenvolvimento da futura ninhada, dependem da sua qualidade e adequação.
Ovoscopia
Um dispositivo como um ovoscópio oferece a oportunidade de:
- detectar prontamente defeitos na casca (microfissuras, depressões, protuberâncias);
- avaliar as dimensões da câmara de ar, que não devem ultrapassar 4 mm;
- avaliar a posição da gema e descobrir se ela se move em curvas fechadas;
- considere a chamada casca marmorizada, que indica deficiência de cálcio;
- veja a presença de manchas escuras indicando a presença de mofo;
- examine objetos estranhos ou coágulos sanguíneos;
- veja a quantidade de gemas e, se necessário, descarte, pois os ovos com gema dupla não são adequados para incubação.
Armazenamento de ovos
Antes de colocá-lo na incubadora, é necessário aquecer o material selecionado em uma sala aquecida.Os ovos devem atingir uma temperatura de +25 °C.
Desinfecção de ovos
Alguns agricultores são de opinião que os ovos não devem ser lavados antes de serem colocados na incubadora. No entanto, pessoas experientes ainda insistem que a limpeza da sujeira e o tratamento de bactérias são procedimentos obrigatórios. Para fazer isso, use uma solução fraca de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio a 1,5%. A casca é limpa com um pano macio, previamente embebido em líquido desinfetante, que deve estar a uma temperatura de cerca de +30 ° C.
Selecionando e preparando uma incubadora
As incubadoras diferem não apenas na potência, mas também no tipo de postura dos ovos. Pode ser produzido tanto vertical quanto horizontalmente. Na postura horizontal, os ovos precisam ser girados 180°, e na postura vertical, eles precisam ser inclinados em diferentes direções em 45°.
Os especialistas recomendam unidades com método de postura horizontal, pois este é o método natural na incubação de frangos. Para se aproximar da fonte de calor, o embrião precisa subir o mais alto possível.
Como marcar
Para a postura correta dos ovos é necessário determinar o tipo de ovo na incubadora, tendo previamente estudado a documentação necessária e inspecionado externamente. Normalmente, os dispositivos domésticos possuem uma guia horizontal e os industriais possuem uma guia vertical com reversão automática. No segundo caso, os ovos devem ser postos com a ponta romba para cima.
Os especialistas recomendam selecionar ovos do mesmo tamanho em um conjunto, pois cada grama adicional de peso prolonga o tempo de eclosão em quase uma hora. Caso isso não seja possível, primeiro os ovos maiores são colocados na incubadora, após 3 horas - os médios, e após mais 7 horas - os demais pequenos.
Agricultores experientes aconselham a postura dos ovos por volta das 18h00. Nesse caso, os pintinhos começarão a eclodir pela manhã, após 21 dias. À noite, quase todos eles terão eclodido.
Como manter as condições necessárias no aparelho?
A incubadora deve manter um certo microclima. Devido às flutuações de umidade e temperatura, os pintinhos podem morrer. A temperatura ideal para guardar ovos de galinha é de 37-40 °C. O embrião pode se desenvolver em temperaturas que variam de 27 a 43 °C, porém, quando esse indicador diminui, o período de eclosão é retardado e aumenta o risco de morte do embrião ou desvios no seu desenvolvimento.
A umidade do ar na incubadora é inicialmente mantida em 50% e, alguns dias antes da eclosão dos pintinhos, aumenta para 65-70%. Os limites de umidade são de 45 a 82%, mas os especialistas não recomendam abordá-los.
A influência das condições no desenvolvimento das galinhas
A hipotermia ou superaquecimento dos testículos provoca o desenvolvimento de doenças nos pintinhos. Se a fonte de aquecimento da incubadora estiver localizada na parte superior, a temperatura é mantida a 40 °C na parte superior do aparelho. No caso em que as fontes estejam localizadas em todos os lados, as leituras de temperatura não devem exceder +38,5 °C. Essas regras permitem obter descendentes saudáveis, sem desvios de desenvolvimento e em prazos estritamente definidos. Se a ninhada não aparecer dentro de 24-25 dias, não faz sentido esperar por ela.
Estágios de incubação e condições de temperatura
Vale ressaltar que para cada raça de frango são estabelecidas não apenas condições individuais de temperatura, mas também outros indicadores nas diversas fases de incubação.
Raças e cruzamentos de ovos e ovos de carne
A temperatura e a umidade na incubadora são talvez os parâmetros mais importantes responsáveis pelo pleno desenvolvimento e saúde dos futuros pintinhos. Se forem muito altos, os pintinhos nascerão subdesenvolvidos e fracos, e se forem muito baixos, serão inviáveis e frágeis.
Primeiro período
O primeiro período de incubação dura os primeiros 18 dias após a postura. A temperatura atualmente é mantida em 37,5°C e a umidade é de 50%. Os testículos não requerem resfriamento adicional, mas devem ser virados a cada hora. Uma semana depois, eles são verificados com um ovoscópio. Aqueles que não possuem uma rede visível de vasos sanguíneos devem ser removidos. Abaixo segue uma tabela com os principais parâmetros para manutenção dos ovos dessas raças na incubadora.
Período | Prazos | Umidade | Temperatura | Vez |
1 | 1-18 dias | 50% | 37,5ºC | Após 1-1,5 horas |
2 | 19-21 dias | 70-75% | 37ºC | Não requerido |
Segundo período
A fase final que antecede o nascimento dos filhotes. Dura de 19 a 21 dias de marcação. A temperatura na incubadora é mantida em +37 °C e a umidade sobe para 75%. Não há necessidade de virar os testículos. Devemos tentar abrir a incubadora o menos possível.
Frangos
Os frangos têm um cronograma especial de incubação de pintinhos, que consiste em 4 períodos. É difícil seguir todas as recomendações em casa, mas com algum esforço é possível obter uma ninhada saudável e madura. A partir da segunda semana é necessário resfriar os ovos por 5 minutos pela manhã e à noite.
Primeiro período
Para caldeiras, esse período dura apenas os primeiros 2 dias. A temperatura é mantida em 38°C e a umidade em 50%. A cada 1-1,5 horas é necessário virar os ovos. Caso a incubadora não esteja equipada com sistema de viragem automática, o procedimento deverá ser feito manualmente 4 a 6 vezes ao dia. Para evitar erros de que lado os ovos foram virados, eles devem ser marcados com algum tipo de sinal na casca. O esquema de tal procedimento é muito simples e não apresenta muita complexidade, mas exige diligência e paciência.
Segundo período
A incubação do segundo período em frangos dura de 3 a 12 dias. As temperaturas são reduzidas para 37,7 °C e a frequência das rotações e os níveis de umidade permanecem no mesmo nível.
Terceiro período
Esse período dura de 13 a 18 dias. A temperatura cai um pouco mais, chegando a 37,5 ° C, mas a umidade e a frequência de viragem não mudam. A partir do 14º dia, começam a esfriar os ovos aos poucos (5 minutos pela manhã e à noite). Nesse período, os embriões necessitam de muito ar, por isso a incubadora deve ser ventilada periodicamente. Até o momento da picada, o tempo de resfriamento é ligeiramente aumentado (alguns minutos).
O quarto período
Esta fase precede o nascimento dos filhotes. Dura de 19 a 21 dias. A temperatura deve ser reduzida para 37 °C e a umidade aumentada para 70%. Os ovos não precisam mais ser virados. Nos dias 20-21, as temperaturas são reduzidas ainda mais (para 36,8 °C) e a umidade aumenta para 80%.
Inspeção de pintinhos
Após a eclosão dos pintinhos na incubadora, eles devem ser examinados. As raças de ovos são examinadas dentro de 6 horas após o nascimento e as raças de carne - 10 horas.As galinhas saudáveis e normalmente desenvolvidas devem ter as seguintes características:
- cordão umbilical fechado sem sangramento;
- penugem espessa e amarela brilhante;
- os olhos brilham;
- as asas são simetricamente adjacentes ao corpo.
Depois de alguns dias (os pintinhos eclodem com pouca atividade), eles se tornam ativos, emitem um guincho calmo e reagem a uma variedade de sons.
Cuidando dos pintinhos após a incubação
Após a eclosão dos pintinhos, eles são deixados na incubadora até que a penugem seque completamente, após o que são transferidos para uma chocadeira especialmente preparada. Se você não tiver uma e o gado for pequeno, uma caixa de papelão comum servirá. Para aquecimento, recomenda-se pendurar uma lâmpada vermelha e instalar um bebedouro com água limpa. A área onde as galinhas são mantidas é mantida limpa e seca. O fundo é coberto com um pano que pode ser facilmente trocado e lavado.
A primeira alimentação é feita no mesmo dia da eclosão dos pintinhos. Eles são alimentados exclusivamente com alimentos macios, como um ovo cozido. Posteriormente, eles mudam para rações mais grossas (milheto, misturas especiais, rações mistas). Os pintinhos devem ter acesso constante a água limpa e fresca. Para isso, são instalados bebedouros especiais.
Assim que os pintinhos ficam mais fortes, eles são transferidos para o galinheiro. A sala é preparada previamente por esterilização e desinfecção. A presença de vírus e infecções deve ser completamente excluída, assim como a ninhada deve ser protegida de ratos e gatos. A área do galinheiro é selecionada de forma que não possam ser acomodados mais de 12 pintinhos por metro quadrado. É preferível cobrir o chão com feno.
Uma semana após a eclosão, as galinhas gradualmente se acostumam a caminhar ao ar livre. No primeiro dia, eles não caminham por mais de 1 a 1,5 horas e depois o tempo aumenta gradativamente. Em breve poderão passar todo o dia ao ar livre, num recinto vedado. Esse procedimento é útil para galinhas, pois os raios solares promovem a produção de vitamina D, sendo uma excelente prevenção do raquitismo.
Erros de avicultores novatos
Ao tentar chocar pintinhos em uma incubadora, os avicultores novatos geralmente cometem erros que aumentam a quantidade de resíduos de incubação. Os mais comuns deles são:
- Usar ovos muito pequenos ou muito grandes para postura.
- Colocação de material velho ou armazenado em condições inadequadas (em geladeira ou em ambientes com temperatura do ar acima de +20 ° C).
- Utilizado para postura de ovos com casca contaminada com excrementos.
- Usando ovos com defeitos e falhas evidentes.
- Configurações incorretas da incubadora, não conformidade com os regimes de incubação.
Antes de chocar galinhas e botar ovos, é necessário estudar literatura especial e obter um nível suficiente de formação teórica e conhecimento. Será necessário paciência e resistência para monitorar constantemente a umidade e a temperatura na incubadora, bem como o abate oportuno.