As groselhas esmeralda dos Urais amadurecem cedo. A variedade foi criada para jardineiros siberianos. Os arbustos invernam bem. No verão não requerem muitos cuidados. O sabor dos frutos silvestres é muito apreciado. A polpa de groselha madura contém vitaminas, taninos e pectinas. Bagas são úteis em formas frescas e processadas. Eles removem radionuclídeos do corpo.
- História da seleção da esmeralda Ural
- Descrição geral da variedade
- Características de rendimento e características dos frutos silvestres
- Parâmetros do Hive e do sistema raiz
- Resistência à geada e à seca
- Doenças e pragas da variedade
- Prós e contras: é aconselhável plantar no local?
- Para quais regiões a groselha esmeralda é adequada?
- Tecnologia de pouso
- Escolhendo o local ideal e mudas de qualidade
- Tempo e instruções passo a passo para desembarque
- Cuidado adequado com as plantas
- Irrigação
- Fertilize corretamente
- Recursos de corte
- Colina
- Prevenção de doença
- Preciso preparar arbustos de groselha para o inverno?
História da seleção da esmeralda Ural
O trabalho de seleção foi realizado com base no Instituto de Pesquisa de Horticultura e Cultivo de Batata do Sul dos Urais. Durante a hibridização, VS Ilyin usou as formas Nugget e Perborn de Minusinsk.
A esmeralda Ural é usada como forma parental para criar novos híbridos. Com base no South Ural Research Institute, com a sua participação, foram obtidas as seguintes variedades de groselha:
- Ozersky;
- Lindo.
A variedade passou nos testes e em 2000 foi incluída no Cadastro Estadual. O formulário é recomendado para jardinagem amadora e industrial, destinada às regiões da Sibéria Ocidental.
Descrição geral da variedade
A esmeralda Ural está precoce em termos de maturação. Após o plantio, começa a frutificar no 3-4 ano. A vida útil dos arbustos é de 15 a 20 anos.
Características de rendimento e características dos frutos silvestres
A variedade é parcialmente autofértil (40%). A produtividade aumenta com o plantio de polinizadores nas proximidades. Um híbrido da seleção Ural Beryl e comandante groselha.
Também são utilizadas outras variedades de groselhas, que florescem ao mesmo tempo que a esmeralda dos Urais.
Cerca de 5 kg de bagas são colhidos de um arbusto maduro. A produtividade depende diretamente da idade. A colheita ocorre em meados do verão. Os frutos amadurecem do final de junho a meados de julho. Eles precisam ser coletados à medida que amadurecem. Quando deixados nos arbustos, eles se desintegram e assam ao sol. A produtividade das hortas industriais é de 87,8 c/ha.
Os bagos são redondo-ovais com casca fina verde esmeralda sem pubescência. O tamanho é médio ou grande (3,5-7,5 g). Existem poucas sementes na polpa. Tem sabor agridoce, suculento.O sabor é avaliado com 5 pontos. O uso da fruta é universal.
Parâmetros do Hive e do sistema raiz
Os arbustos são densos, de tamanho médio e de distribuição moderada. A altura média é de 1,5 m, as raízes são bem desenvolvidas, atingindo uma profundidade de 40-60 cm, os rebentos do ano em curso são verdes, lenhosos - castanho claro. Os galhos estão cobertos de espinhos em todo o seu comprimento, mas não com frequência. São de comprimento médio, estendem-se desde o caule em um ângulo de 90° e são de cor marrom claro.
Os arbustos são densamente cobertos por folhas médias, pequenas e grandes, de cinco lóbulos, de cor verde escura.
A superfície da lâmina foliar é enrugada, brilhante e côncava ao longo da nervura central. As flores são únicas, grandes e rosa brilhante. Eles são bissexuais.
Resistência à geada e à seca
Não tolera bem a seca e necessita de regas regulares. Pare-os 2 semanas antes de colher os frutos. A variedade confirma a resistência ao gelo (-35 °C) declarada aos produtores. Em temperaturas mais baixas, os arbustos congelam ligeiramente.
Doenças e pragas da variedade
A descrição da variedade indica a resistência genética da esmeralda dos Urais às infecções fúngicas. Os arbustos adoecem se forem plantados à sombra ou em áreas com alto nível de lençol freático. O clima de verão desfavorável (calor) e a falta de rega regular causam doenças:
- septório;
- antracnose;
- oídio.
Entre as pragas, as groselhas esmeraldas são atacadas por brocas, pulgões e ácaros.
Prós e contras: é aconselhável plantar no local?
Os arbustos não são muito grandes, por isso o rendimento é baixo. Em alguns anos, pode diminuir quase pela metade. Esta é a única desvantagem da variedade.
As vantagens da esmeralda Ural incluem:
- elevado sabor e características comerciais dos frutos silvestres, sua transportabilidade, manutenção da qualidade, versatilidade;
- alta robustez invernal, a variedade está adaptada a climas rigorosos;
- pequeno número de espinhos;
- amadurecimento precoce da colheita;
- autofertilidade;
- imunidade estável.
Para quais regiões a groselha esmeralda é adequada?
A resistência à geada das groselhas permite que a variedade seja cultivada em toda a Sibéria. Mudas de groselha de amadurecimento precoce são muito procuradas pelos jardineiros da Sibéria Oriental. Boas colheitas são obtidas nas repúblicas de Sakha, Buriácia, Tyva e Khakassia. É cultivado nos territórios Trans-Baikal, Krasnoyarsk e na região de Irkutsk.
A variedade é cultivada nas condições climáticas da região da Sibéria Ocidental nas regiões de Tyumen, Tomsk, Omsk, Kemerovo e no Território de Altai. A variedade tem importância comercial e é cultivada em jardins amadores e industriais.
Tecnologia de pouso
Os arbustos são de tamanho médio, podendo ser plantados em intervalos de 1,7 m, o sabor dos frutos dependerá da escolha do local.
Escolhendo o local ideal e mudas de qualidade
Solos pesados e ácidos não são adequados. A muda de esmeralda dos Urais não crescerá nelas. Não é adequado para locais onde a água do degelo ou da chuva permanece por muito tempo; as águas subterrâneas ficam próximas da superfície (< 1,5 m). As groselhas crescem melhor ao sol do que à sombra. Ele reage mal aos rascunhos.
A variedade cresce em sombra parcial, mas neste caso os bagos são menores e menos doces. Na hora de escolher uma muda, é preciso avaliar seu estado. Deve ter sistema radicular não ressecado, 2 a 3 brotos com pelo menos 25 cm de comprimento, não devendo apresentar rachaduras ou sinais de doença.
Tempo e instruções passo a passo para desembarque
Mudas com sistema radicular fechado são transplantadas para um local permanente em qualquer momento conveniente, tolerando facilmente o transplante mesmo durante a floração. As plantas com sistema radicular aberto são plantadas na primavera ou no outono (final de setembro). A variedade é para a Sibéria, então o plantio na primavera é preferível.
Algoritmo de pouso:
- desenterrar o solo, adicionar 1 litro de cinza e 1 balde de húmus por metro quadrado;
- 10 dias antes do plantio preparam a cova de plantio, diâmetro 0,5 m, profundidade 0,5 m;
- se o solo for argiloso, coloque 10 cm de brita ou seixo no fundo;
- prepare o solo para preencher o buraco, adicione 2 baldes de húmus, 40 g de sulfato de potássio, 250 g de superfosfato ao solo fértil retirado da camada superior, despeje em forma de monte no centro do buraco;
- as raízes da muda são espalhadas nas laterais do monte, cobertas uniformemente com solo fértil misturado com fertilizantes e cuidadosamente compactadas;
- despeje 1 regador, espere a água passar, acrescente mais terra se necessário, a muda deve ser enterrada até o ponto onde os brotos encontram as raízes (até o ponto de crescimento).
O buraco é regado e coberto com turfa ou húmus.
Cuidado adequado com as plantas
A qualidade da tecnologia agrícola determina o rendimento, o sabor dos frutos silvestres e a expectativa de vida do arbusto.
Irrigação
As groselhas adoram umidade e em climas quentes são regadas regularmente. Uma rega de um arbusto requer 2-3 baldes de água. São necessárias 3 irrigações:
- antes da floração;
- durante o período de maturação dos frutos;
- antes da geada.
Fertilize corretamente
A esmeralda Ural é alimentada 3 vezes. Na primavera, húmus e fertilizantes minerais simples são adicionados na forma seca. A segunda alimentação é realizada durante o período de floração. Com crescimento normal são aplicados até 100 g de fertilizantes potássio-fósforo, com crescimento fraco (até 20 cm) é adicionada uréia 30 g/m².No outono, os arbustos são regados com solução de superfosfato (20-100 g por 10 l).
Recursos de corte
A poda é realizada em arbustos de 4 a 5 anos. Seu objetivo é desbastar a copa, retirar galhos velhos (2 a 3 por ano), rejuvenescer o arbusto e aumentar a produtividade. Um arbusto bem formado consiste em 10-15 brotos.
Colina
O solo ao redor dos arbustos precisa ser solto superficialmente. Após regar, cubra com húmus ou turfa.
Prevenção de doença
Para o oídio, os arbustos são tratados com Fundazol, Fitosporina ou solução de sulfato de ferro a 3%. O tratamento e a prevenção da antracnose e da septoria são realizados por pulverização com sulfato de cobre. Tomar 100 g do produto para cada 10 litros de água. Os arbustos são tratados na primeira vez quando são detectados os sintomas da doença, na segunda vez - no final do verão.
Preciso preparar arbustos de groselha para o inverno?
O solo sob os arbustos é limpo de folhas e desenterrado. Os ramos danificados são cortados. Regue abundantemente e fertilize. A rega com umidade protege as raízes da geada. Os fertilizantes contendo fósforo aumentam a resistência ao gelo. Os círculos do tronco das árvores são cobertos com turfa ou húmus. A espessura da camada é de no mínimo 10 cm e no inverno os arbustos ficam cobertos de neve.