O desenvolvimento da pecuária na Rússia é considerado uma área promissora da agricultura. Isso traz grandes lucros todos os anos. Essa direção envolve a introdução de novas tecnologias e programas para melhorar as características de qualidade dos produtos. A pecuária fornece ao mercado alimentos valiosos para os consumidores. O Ministério da Agricultura propõe constantemente novos rumos para o desenvolvimento da indústria.
Características geográficas da pecuária
O principal fator na localização dos empreendimentos pecuários sempre foi a disponibilidade de pastagens. No entanto, à medida que a civilização se desenvolveu, a proximidade com o consumidor ganhou destaque. O transporte de rações não causa problemas, enquanto os prazos para produtos perecíveis obrigam as instalações de produção a ficarem o mais próximo possível do local de venda.
Além disso, a localização geográfica das explorações pecuárias é influenciada pelo clima da região. Tendo em conta os fatores acima, a distribuição das indústrias foi a seguinte:
- A pecuária de corte está localizada no sul dos Urais, no norte do Cáucaso e na região do Volga.
- A pecuária leiteira está concentrada nos Urais e no Extremo Oriente. Além disso, as fazendas deste setor estão localizadas nas regiões norte e noroeste.
- A criação de gado de corte e leite está localizada no sul da parte europeia da Rússia. As fazendas deste setor também são encontradas na Sibéria Ocidental e na região do Volga. Eles também existem nos Urais.
- A criação de ovinos está localizada principalmente na Sibéria Ocidental, nas estepes da região do Trans-Volga, nas regiões áridas do norte do Cáucaso.
- Avicultura - essas fazendas são encontradas em todos os lugares. No entanto, a maioria deles está concentrada no sul.
Status do ano atual
O desenvolvimento da indústria pecuária na Federação Russa visa aumentar os volumes de produção. No entanto, sua condição não é totalmente clara. Nos últimos 10 anos, os volumes de produção aumentaram. Ao mesmo tempo, o número de aves aumentou 21,2% e de suínos - 45,9%. No entanto, o número de bovinos diminuiu 8,4%. Os equipamentos utilizados no setor pecuário permitiram aumentar a produção. No entanto, os volumes ainda não atingiram os parâmetros exigidos.
Segundo informações estatísticas, os volumes de produção pecuária são assim:
- Bovinos – neste caso estamos falando de peso vivo para a luta. No ano o volume foi de 28 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a indústria arrecadou 294 bilhões de rublos.
- Leite cru – conseguiu produzir 31 milhões de toneladas no ano. Ao mesmo tempo, o lucro foi de 780 bilhões de rublos.
- Suínos - foram produzidas até 5 milhões de toneladas no ano. Ao mesmo tempo, o lucro da venda de carne atingiu 478 bilhões de rublos.
- Aves – num ano conseguimos obter 6,7 milhões de toneladas de carne. O lucro da venda atingiu 507 bilhões de rublos.
- Ovos - durante o ano conseguimos coletar 44,6 bilhões de ovos no valor de 187 bilhões de rublos.
Ao mesmo tempo, os custos totais com aditivos para rações e rações compostas atingiram 750 bilhões de rublos. É importante considerar que existe uma dependência direta da agricultura das exportações. É responsável por um terço da quantidade total de carne e laticínios produzidos.
Indústrias populares
A indústria pecuária na Federação Russa se distingue por diferentes áreas de desenvolvimento.
Avicultura
Esta indústria é caracterizada por um desenvolvimento dinâmico. Em média, a avicultura produz 5 milhões de toneladas de peso de abate. Em 1 ano, per capita, é possível obter 34 quilos de carne. Além disso, a indústria produz 45 bilhões de ovos ao longo do ano. Isso equivale a 305 peças por pessoa.
Além disso, a indústria serve como fonte de penugem, penas e farinha de carne e ossos. Também produz excrementos que são adicionados ao solo como fertilizante orgânico. A indústria avícola nacional inclui mais de 600 empresas especializadas na fabricação dos seguintes produtos:
- material de reprodução;
- frangos de corte;
- carne de aves;
- Codorna;
- gansos;
- ovos;
- patos;
- perus.
Deve-se concluir que a avicultura russa tem excelentes perspectivas de desenvolvimento.Não só é capaz de satisfazer plenamente as necessidades da população do estado, mas também de competir com os produtos dos fabricantes estrangeiros.
Criação de ovelhas
Esta área da pecuária envolve a criação de diferentes raças de ovinos para a produção de lã e carne. Além disso, as ovelhas fornecem leite saboroso e saudável. Esses animais também são considerados fonte de pele de carneiro e cordeiro. Apesar de o leite de cordeiro e ovelha não ser muito comum na Federação Russa, esta indústria é considerada muito procurada. O fato é que a lã de ovelha tem propriedades únicas e, portanto, é uma matéria-prima valiosa com a qual são feitos tecidos, malhas e tapetes. Este material também é adequado para a produção de produtos de feltragem e peles.
Embora a criação de ovinos seja considerada uma indústria muito promissora, que fornece muitos produtos valiosos, o número de ovinos tem diminuído constantemente nos últimos tempos. O número total de pequenos ruminantes na Federação Russa é de 22.500 mil cabeças, sendo 91,5% ovinos.
Atualmente, 44 raças de ovelhas são criadas na Rússia. Isso é feito por 229 fazendas. Esses animais também são criados em fazendas particulares. Ao mesmo tempo, a quantidade anual de cordeiro per capita não ultrapassa 1,53 quilogramas.
Apesar dos pequenos volumes, o setor é considerado muito promissor. Isso se deve ao aumento da demanda. A cada ano o consumo de produtos aumenta e a gama de sua utilização aumenta. A indústria é apoiada em diferentes níveis – estadual, local e privado. Portanto, espera-se que a situação mude para melhor.
Criação de gado
Essa direção envolve a criação de gado, destinado à produção de carne, leite e peles. Esses animais são frequentemente usados como força de tração. Neste caso, o estrume é usado como fertilizante.
O número total de bovinos na Rússia em 2018 era de 18 milhões de cabeças, o que corresponde ao 18º lugar no mundo. Mas isso permite que os produtores russos forneçam apenas uma pequena parte do consumo total de produtos cárneos. A participação da carne bovina aqui não ultrapassa 13-15%.
A pecuária varia dependendo dos produtos acabados. Além disso, cada uma das direções possui características específicas:
- Laticínios – mais de 70% da produção vem do leite. Esta indústria envolve o uso de alimentos suculentos e com alto teor calórico. Portanto, tornou-se difundido nos subúrbios e nas regiões centrais da parte europeia da Federação Russa.
- Carne láctea - implica a mesma quantidade de carne e leite. Essas fazendas estão distribuídas uniformemente nas diferentes regiões do país. Isto se deve à sua orientação para o consumo de alimentos naturais.
- Carne e laticínios – a maior parte da alimentação é carne. Essa direção envolve o uso de alimentos de alta concentração que crescem nas áreas de estepe do sul e da Sibéria.
- Carne - esta indústria é mais típica de regiões áridas. Em maior medida, a indústria da carne predomina em Altai, Stavropol e Kalmykia. Existem também fazendas semelhantes nas regiões de Rostov e Volgogrado. Além disso, eles estão disponíveis na Buriácia e na região de Orenburg.
Criação de suínos
Esta indústria está em segundo lugar e hoje está crescendo. Os seguintes parâmetros indicam isso:
- A população suína na Federação Russa totalizava mais de 25 milhões de cabeças. Isso sugere que as pessoas recebem carne de porco integralmente. Além disso, volumes de produção tão significativos permitem organizar um fluxo significativo de exportações para o mercado externo.
- O volume total de produção de carne é de 11 milhões de toneladas.Um terço disso é carne de porco.
Os porcos são considerados os animais mais precoces. São pouco exigentes no que diz respeito à alimentação e não causam grandes problemas. Além disso, estes animais são considerados muito produtivos. Eles são capazes de viver em diferentes condições climáticas. Portanto, a criação desses indivíduos é considerada lucrativa do ponto de vista econômico. Além da banha, da carne e do couro, a suinocultura serve como fonte de matéria-prima para as indústrias farmacêutica e química.
Criação de cabras
Esta indústria não era difundida até recentemente, mas recentemente começou a desenvolver-se ativamente. Os principais motivos incluem o seguinte:
- Há uma grande demanda por leite de cabra, que possui uma série de propriedades benéficas e é frequentemente utilizado para organizar uma dieta saudável.
- A necessidade de peles e lã, consideradas matérias-primas valiosas para a indústria leve. Muitas vezes é usado para fazer roupas e sapatos.
Segundo estimativas aproximadas, o número de cabras na Federação Russa é de 2 milhões de animais. As explorações agrícolas privadas não demonstram muito interesse nesta indústria. Ao mesmo tempo, os grandes agricultores, pelo contrário, procuram aumentar os seus rebanhos. Grandes fazendas russas de criação de cabras estão localizadas em Altai e na região de Orenburg.
Criação de coelhos
A criação de coelhos é considerada uma das áreas de pecuária mais comuns, popular entre proprietários privados, pequenas fazendas e grandes organizações. Os especialistas prometem que esta indústria se desenvolverá ativamente. Eles acreditam que os volumes de produção aumentarão para 40 mil toneladas de carne, o que é 6 vezes superior aos parâmetros atuais.Além disso, hoje as fazendas particulares produzem 80% da carne e os 20% restantes vêm de grandes fazendas.
Esta indústria é considerada promissora devido à sua ampla gama de produtos. Os coelhos são considerados uma fonte de couro, pele e carne. Os animais fornecem pele e penugem. Esses indivíduos também podem atuar como fonte de esterco e resíduos. Portanto, são considerados animais muito valiosos do ponto de vista econômico.
Apicultura
Este é um importante ramo da agricultura, que permite a produção de mais de 400 produtos e ajuda a alcançar o equilíbrio da natureza. Além disso, a apicultura aumenta a produtividade de muitas plantas e proporciona emprego à população.
O principal produto desta indústria é o mel. Seu consumo permaneceu estável por muitos anos e é estimado em 30 bilhões de rublos. O mel produzido pelos apicultores russos atende plenamente às necessidades do mercado. Esta situação persiste apesar da morte periódica de abelhas e da exportação do produto para outros países.
Ao mesmo tempo, para uma polinização bem-sucedida das plantações, são necessárias 2 vezes mais colônias de abelhas do que existem agora. Se esta condição for satisfeita, a Rússia pode tornar-se um dos maiores exportadores mundiais de mel e produtos relacionados. Hoje o estado está apenas na 39ª colocação no ranking.
Criação de renas
Esta indústria pecuária fornece aos povos do norte o que há de mais valioso. É considerada fonte de carne, peles e leite. Indivíduos também são usados como força de recrutamento. É importante notar que aproximadamente 70% do rebanho de renas está localizado na Federação Russa. Os especialistas estimam que isso equivale a 1,5 milhão de indivíduos.
Ao mesmo tempo, as explorações de renas não criam apenas renas.Eles também criam exemplares malhados e nobres, que servem como fornecedores de produtos cárneos, couros, chifres e outros bens. Esses animais são criados em fazendas de veados localizadas em 19 regiões da Federação Russa.
Ao mesmo tempo, o volume total de produção é de no máximo 4,2 mil toneladas. Isso é muito menos do que o potencial. Vale a pena considerar que os pastores de renas conseguem tirar apenas 2,6 quilos de carne de uma cabeça. Isto não pode ser comparado aos volumes da Nova Zelândia. Este país dominou o cultivo de veados há apenas 50 anos e já recebe 13,59 quilos de carne por animal.
Qual é o custo-benefício?
O principal fator que não permite atrair totalmente o investimento é a baixa rentabilidade da pecuária na Federação Russa. Segundo analistas, a suinocultura é considerada a mais lucrativa. Sua rentabilidade é de 20%. A avicultura proporciona um pouco menos de dinheiro. Esta indústria é caracterizada por um indicador de 17%. Ao mesmo tempo, a rentabilidade da produção de leite não ultrapassa 8%.
Essas taxas baixas se devem a vários fatores. Isto é muitas vezes surpreendente porque operações agrícolas semelhantes noutros países produzem lucros mais elevados e são consideradas mais lucrativas. Na Federação Russa, a pecuária enfrenta problemas. Isso inclui o seguinte:
- fatores climáticos;
- trabalho manual generalizado;
- baixo nível tecnológico de produção;
- criação de raças pouco produtivas;
- baixo nível de proteção veterinária, o que leva a constantes doenças dos animais;
- apoio legislativo insuficiente por parte do Estado e baixo nível de financiamento;
- nível de gestão insatisfatório;
- falta de alimentos com alto teor calórico.
Para enfrentar os problemas, vale a pena recorrer à cooperação e à integração. Recomenda-se também a criação de comunidades de consumidores interessados em receber produtos de alta qualidade.
A pecuária na Federação Russa é considerada uma área promissora da agricultura, em constante desenvolvimento. No entanto, existem muitos problemas neste setor que exigem soluções em nível estadual.