A troca de pelo dos animais é um fenômeno normal, popularmente chamado de muda. Em bovinos jovens, a perda de cabelo e o novo crescimento ocorrem na primavera e no outono. Acontece que os criadores de gado perguntam aos veterinários por que o cabelo de um bezerro começa a cair no verão ou no inverno, e a muda é acompanhada pelo aparecimento de áreas sem pelos no corpo do animal - os motivos podem estar na má nutrição e cuidados, bem como em graves patologias.
Alimentação inadequada
Para manter a saúde do gado, os proprietários devem fornecer aos animais uma dieta balanceada contendo o conjunto necessário de vitaminas e nutrientes. Os bezerros jovens devem receber quantidades suficientes de leite materno. Mas muitos criadores de gado prestam mais atenção à alimentação das vacas leiteiras, e os bezerros recebem sobras de ração. Nesses casos, a queda de cabelo é resultado de uma alimentação desequilibrada.
É muito importante incluir na dieta dos animais jovens:
- grama fresca e suculenta;
- topos;
- farinha de ossos;
- farinha de peixe;
- leguminosas e cereais;
- raízes.
A queda de cabelo devido à alimentação inadequada é explicada pelo intestino frágil do bezerro. Ele ainda não é capaz de digerir alimentos ásperos. Se os criadores de gado alimentarem seus rebanhos jovens com alimentos vencidos, mofados ou congelados, a função digestiva normal será interrompida. Um grande número de alérgenos se acumula no intestino, fazendo com que os bezerros percam parte do cabelo.
Fungos, parasitas e desequilíbrios hormonais
A pele do gado pode ser parasitada por fungos que provocam o desenvolvimento de dermatomicoses - são tricofitoses, micrósporos e outros patógenos. Quando introduzido na pele, os bezerros apresentam coceira e queda de cabelo. Sintomas de infecção fúngica em animais jovens:
- manchas calvas no pelo, manchas calvas formando-se atrás das orelhas;
- o aspecto característico das áreas afetadas pelo fungo - o pelo parece ter sido cortado especialmente com tesoura;
- coceira;
- comportamento inquieto do bezerro.
Se o tratamento não for iniciado a tempo, formam-se erosões exsudativas no local da lesão e a pele fica coberta por uma crosta escamosa.
Além da queda de cabelo, os parasitas – piolhos, comedores de piolhos, ácaros – preocupam os animais jovens. Os bezerros podem pegá-los em um estábulo apertado em um rebanho já infestado. Os sintomas de danos parasitários são inquietação na panturrilha, coceira e manchas calvas na pelagem. Em casos avançados, os animais não ganham peso, tornam-se letárgicos e ficam para trás no desenvolvimento físico.
Os desequilíbrios hormonais são geralmente observados em vacas adultas quando as fases de acasalamento são interrompidas, mas também podem afetar os bezerros. Isso ocorre se os criadores de gado derem aos animais jovens alimentos contendo hormônios, doenças congênitas e estresse severo.
Micose e seus métodos de tratamento
Tricofitose (líquen) - ocorre em vacas adultas e animais jovens. A doença apresenta sintomas específicos:
- aparecem pelos na cabeça, pescoço, costas, cauda e ao redor dos olhos, formando áreas de calvície;
- na forma superficial da tricofitose, desenvolve-se um processo inflamatório na pele;
- esfoliação da camada epitelial superior;
- inflamação das camadas profundas da pele, formação de abscessos (na forma folicular).
A micose pode ser transmitida do gado para o homem, por isso é importante diagnosticá-la a tempo e começar a tratá-la. Regime de tratamento para tricofitose em bezerros:
- vacina "LTF-130" 10 mililitros para bezerros de até 4 meses de idade, 15 mililitros para animais jovens de 4 a 8 meses (requer três injeções com intervalo de 10 dias);
- “Griseofulvina” - o medicamento é adicionado à ração concentrada na dosagem de 20 miligramas por quilograma de peso do animal, o curso do tratamento é de 14 dias;
- pomadas “Unisan”, “Salicílico” (10%), “Yam” - para tratamento externo de áreas afetadas por líquen.
Após o tratamento do líquen, é necessário desinfetar o celeiro, utensílios e equipamentos e caiar as paredes. Animais jovens sem sintomas devem ser vacinados imediatamente.
Sarna demodética em bezerros
O agente causador da doença é um ácaro do gênero Demodex, atingindo tamanho de 0,2-0,3 milímetros. Os carrapatos infectam os folículos capilares, as glândulas sudoríparas e sebáceas do gado, vivendo neles em colônias de até vários milhares de indivíduos. Em 25-30 dias, a larva se transforma em imago (carrapato adulto).
As áreas afetadas estão localizadas nas pernas, costas, tórax, omoplatas, pescoço e cabeça. Nesses locais, formam-se pequenos tubérculos e, quando pressionados, começa a se liberar um exsudato acinzentado. Não há coceira; manchas calvas podem aparecer na linha do cabelo ao redor dos aglomerados de tubérculos. O tratamento inclui:
- "Ivermek" - um medicamento para injeção intramuscular (0,2 gramas por quilograma de peso da panturrilha);
- “Cycloferon”, “Immunoparazitan” - drogas imunoestimulantes;
- Emulsão "Dicresil" na concentração de 0,5% - tratamento cinco vezes a cada três dias;
- solução de clorofos 1-2% - tratamento externo de pele e lã a cada 3-4 dias até 6-7 vezes.
É importante isolar os bezerros doentes dos animais saudáveis. Para prevenção e se houver suspeita de infecção, os animais são tratados com acaricidas.
Piolhos como um dos motivos
A fonte dos piolhos são vacas e bezerros infectados. O risco de desenvolver piolhos aumenta no inverno, especialmente se o gado for mantido em baias apertadas, onde as condições sanitárias e higiênicas necessárias não são atendidas.
No inverno, os bezerros costumam apresentar uma diminuição da imunidade, o que é agravado pela nutrição desequilibrada e pela alimentação de animais jovens com ração de baixa qualidade.
Quando infectada com piolhos, a pele dos bezerros fica calva nas áreas afetadas - os parasitas picam a epiderme e danificam os capilares. Em áreas particularmente danificadas, nos locais de maior calvície, podem-se notar furúnculos, nódulos, hemorragias e focos de eczema.O animal sofre de coceira, come mal, fica inquieto e perde peso. Para se livrar dos piolhos em bezerros, prefere-se os métodos tradicionais, pois o uso de inseticidas pode prejudicar os animais jovens:
- esfregar cinza de madeira na pele - pelo menos duas semanas;
- tratamento com querosene ou alcatrão de bétula por 14 dias;
- lavar os cabelos com decocção contra piolhos - é preciso cozinhar o absinto com um litro de água fervente, deixar, adicionar água de heléboro da farmácia e sabão de alcatrão.
Você pode usar o medicamento na forma de aerossol “Ivermek” - ele elimina parasitas, acelera a cicatrização e restauração da pele danificada, elimina a coceira e a dor.
Danos no estômago
A perda de cabelo em bezerros pode ser causada por doenças gastrointestinais. Os danos aos órgãos digestivos são mais frequentemente causados por uma dieta desequilibrada e pelo uso de alimentos de baixa qualidade. Se um criador de gado dá aos animais jovens alimentos verdes, vencidos ou congelados, o gado desenvolve processos inflamatórios no estômago e nos intestinos.
Alimentos mofados causam fermentação no sistema digestivo. Muitas substâncias tóxicas e alérgenos se acumulam nos intestinos. O equilíbrio da microflora benéfica é perturbado. Como resultado, o cabelo do animal começa a cair, surge a letargia, perde-se peso e o desenvolvimento físico fica mais lento. A situação se agrava na primavera e no outono, quando o gado sofre de deficiência de vitaminas.
Medidas preventivas
Para prevenir doenças de pele e parasitoses que levam à queda de cabelo em bovinos jovens, é necessário inspecionar regularmente o gado e realizar vacinações de rotina. Todas as normas sanitárias e higiênicas devem ser rigorosamente observadas mantendo vacas e bezerros nas barracas.Pontos importantes são a alimentação balanceada dos bezerros, o fortalecimento do sistema imunológico e o tratamento preventivo dos cabelos com antiparasitários.
Somente criadores de gado experientes podem distinguir doenças de pele, estômago e deficiência de vitaminas em bezerros da muda sazonal comum. Se o bezerro começar a ficar careca repentinamente, perder o apetite, ficar letárgico e não ganhar peso bem, é necessário chamar urgentemente um veterinário para diagnóstico e tratamento. Quando os animais jovens mantêm o apetite, os animais se comportam ativamente e não apresentam sinais de doença, mas perdem mais pelos do que o normal, vale a pena realizar um curso de terapia com preparados vitamínicos para prevenir patologias sistêmicas.