Ter o seu próprio gado num agregado familiar é uma grande ajuda, trazendo tanto benefícios financeiros como produtos na forma de carne, leite e produtos derivados. Mas para ter lucro é preciso dominar todos os meandros da criação de bezerros, escolher o método certo, aprender a evitar doenças e resolver inúmeros problemas.
Métodos de manejo de bezerros
O sucesso da criação de gado e da obtenção de lucro depende de quão bem os animais jovens são mantidos.
Individual
Com esse método, os bezerros são colocados em galpões separados com um pequeno recinto pessoal, para que o animal possa escolher se quer ficar ao ar livre ou dentro de casa. As caixas modernas são feitas de plástico opaco durável e fácil de cuidar.
Grupo
Com esse método, os animais jovens de uma fazenda são mantidos em grupos de 10 a 20 animais da mesma idade durante seis meses.
Sucção
Este método envolve criar bezerros sob a vaca por até 7 ou 8 meses. Além disso, uma vaca pode alimentar até 2-3 lactentes.
Tecnologias de conteúdo
Na criação de animais jovens, são utilizadas duas tecnologias de alojamento: tradicional e fria. Cada um deles tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.
Método frio
Este método é considerado o mais eficaz, adequado para criação de gado para leite e carne. Com esse método, desde o primeiro dia de vida, os animais são mantidos em cômodos separados ao ar livre, sem aquecimento, apenas sobre camas.
Tradicional
Este método é usado há muito tempo, mas continua comum. No início, os bezerros são mantidos com as mães, depois os filhotes crescidos são separados das vacas.
O que alimentar?
A alimentação dos bezerros nos diferentes períodos da vida apresenta diferenças significativas, que é necessário conhecer para prevenir diversos problemas digestivos e para o desenvolvimento normal dos animais.
Durante o período do leite
Esse período dura até 4 meses.Este é um momento importante para o desenvolvimento normal e a saúde do bezerro. É aconselhável manter o recém-nascido com uma vaca pelo menos nas primeiras 2 semanas e dar-lhe colostro.
No quinto dia, os bezerros são ensinados a beber água, enquanto os proprietários do rebanho precisam entender que leite é comida e água é bebida. Os animais não devem ser privados de água na esperança de receberem líquido suficiente através do leite materno. Ao alimentar bezerros, muitas vezes é adicionada água ao leite, virando gradualmente para trás. É impossível mudar repentinamente de leite integral ou ligeiramente diluído, pois isso causará diarréia. Isso deve ser feito gradativamente, em etapas, até que o bezerro consiga ficar totalmente sem leite, passando para outras rações.
Engorda
Para criar um animal para carne, a engorda deve durar até um ano e meio. Durante este período, é importante fornecer ao bezerro uma alimentação completa e balanceada.
Além disso, acredita-se que o uso de alimentos secos seja mais conveniente para os proprietários de animais, pois reduz o risco de doenças gastrointestinais e elimina alguns dos custos de preparação de produtos líquidos de alta qualidade.
Também é mais fácil para os bezerros regularem de forma independente o nível de consumo desses alimentos, e o aumento do peso vivo ocorre de forma rápida e eficiente. Para a criação de gado leiteiro, dá-se preferência a rações a granel - feno, silagem, tubérculos, e para carne - rações compostas, concentrados.
Recursos de reprodução
A criação de bezerros requer controle das seguintes condições:
- Tamanho do grupo de animais. Em um grupo grande, os bezerros geralmente ficam nervosos, inquietos e se movimentam muito, o que leva ao uso irracional de ração e à redução do crescimento.
- É aconselhável reunir bezerros da mesma idade e peso corporal em grupo - assim você evita colisões e consegue um ganho de peso uniforme.
- Deve haver espaço suficiente por animal, que é calculado com base na área útil por cabeça de gado. A aglomeração causa lesões, redução do sono e do descanso e diminuição da quantidade de alimentos ingeridos e de água ingerida.
- Uma característica importante na criação de bezerros é a chamada frente de alimentação, ou seja, a distância entre os animais na hora de comer a ração. Deve ter pelo menos 35 centímetros por cabeça. Isso garante um consumo tranquilo e uniforme de ração. Os bezerros ficam saciados quase simultaneamente e vão descansar.
- Escolhendo o tipo certo de feed. Se os bezerros forem planejados para serem utilizados na pecuária leiteira, desde cedo eles precisam ser acostumados a comer alimentos volumosos e suculentos. Para a produção de carne, os alimentos concentrados predominam na dieta.
O feno e outros alimentos secos são introduzidos somente após os bezerros atingirem um mês de idade, porque anteriormente seu estômago (rúmen) não é adequado para digerir alimentos grosseiros.
Higiene crescente para iniciantes
Para que os bezerros cresçam bem, não adoeçam e ganhem peso, não basta apenas alimentá-los bem. Eles precisam receber cuidados adequados, que incluem o seguinte:
- Limpeza na área onde os bezerros são mantidos. Poeira, esterco, urina, roupa de cama velha e estragada, comida espalhada e parcialmente não consumida - tudo isso se torna a causa de doenças animais.
- Manter uma temperatura confortável, nem baixa nem alta, o que garante conforto aos animais e ausência de mudanças extremas - resfriamento ou aquecimento repentino do ar. É ideal manter uma temperatura de 16-18 graus Celsius para bezerros de um mês; aos 2 meses, 15-17 graus são adequados para eles, aos 3-4 meses - de 12 a 15 graus, e aos seis meses para animais pode suportar 11-13 graus. A hipotermia é extremamente perigosa porque leva à diminuição da imunidade, à digestão e absorção prejudicadas dos alimentos e ao desenvolvimento de doenças.
- Ventilação regular da sala sem correntes de ar. É necessário retirar os gases emitidos pelos próprios bezerros e pelos estercos, bem como eliminar o entupimento que prejudica a saúde dos animais.
- Caminha ao ar livre. Os bezerros destinados ao repovoamento (reparação) precisam ser liberados diariamente ao ar livre, o que melhora seu bem-estar, promove a saúde, e os raios solares ajudam a produzir vitamina D, necessária para ossos, dentes e cascos fortes, e para uma saúde geral excelente.
Os próprios animais também devem ser mantidos limpos, o estado da pele deve ser verificado quanto a danos e picadas de insetos, os olhos, orelhas e órgãos genitais devem ser verificados quanto a secreções e os cascos devem ser verificados quanto à resistência e ausência de podridão.
Com higiene adequada, alimentação e manutenção adequadas, criar bezerros será um empreendimento bem-sucedido e trará lucro ao proprietário.
Possíveis problemas
Até 15% dos bezerros recém-nascidos morrem nos primeiros dias e semanas de vida. Para que um negócio seja promissor, se desenvolva e gere renda, é preciso preservar o máximo de descendentes. Para isso, é preciso prevenir doenças, principalmente as infecciosas, que podem “ceifar” todo o rebanho, desde animais jovens até vacas adultas.
Além da infecção, os problemas podem ser causados pela umidade e frio no ambiente, alimentação inadequada, pouca iluminação e falta de ventilação. Os animais desenvolvem comedores de piolhos devido à luz fraca e quando há umidade excessiva - podridão, as correntes de ar provocam inflamação dos pulmões e/ou rins.
Os bezerros pequenos precisam ser cuidados, receber atenção e monitorar sua saúde. Então eles se desenvolverão bem, crescerão fortes e ganharão peso de forma constante. Isto trará lucro para uma empresa ou indivíduo e fortalecerá sua posição.