O que fazer se um bezerro tiver ranho e quais as causas, tratamento e prevenção

Em vacas e bezerros, assim como em humanos, a tosse pode ser um sintoma de doença respiratória. Essas doenças podem ser leves, como um resfriado, ou graves, como uma pneumonia. Para saber os motivos, estabelecer o diagnóstico e selecionar o tratamento, é necessário entrar em contato com um veterinário, mas o próprio pecuarista pode ajudar o animal se souber o que fazer se o bezerro tiver ranho. Vejamos alguns casos, cujos sintomas podem ser ranho e o regime de tratamento.


Causas de coriza em uma panturrilha

O corrimento nasal no gado pode ocorrer por vários motivos, muitas vezes é alergia a substâncias, infecções, doenças respiratórias e outras, ou este sintoma é causado por erros no manejo do gado.

Alergia

A forma mais comum de alergia em vacas é a alimentar. Esta é a reação do corpo do animal a qualquer substância da ração, à qual o corpo do bezerro responde com uma reação alérgica. A manifestação das alergias pode ser variada, o ranho é um sinal frequente e inconfundível. O ranho alérgico é líquido, transparente e inodoro.

Nos casos agudos de alergia, é prescrito tratamento - administração intramuscular de anti-histamínicos e corticosteróides, anti-sépticos e vitaminas. Durante o tratamento, o bezerro deve ser mantido separado dos outros animais. Para prevenir alergias no futuro, é necessário determinar o que causou a alergia e excluir este produto da dieta do animal.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias em bezerros, acompanhadas de coriza, desenvolvem-se na estação fria, no inverno ou na primavera. O motivo são mudanças bruscas de temperatura do ar, umidade, acúmulo de gases devido à ventilação pouco frequente e diminuição da imunidade dos bezerros devido à hipovitaminose. No verão, podem ocorrer doenças devido ao superaquecimento e à umidade.

se o bezerro tiver ranho

De doenças respiratórias em Broncopneumonia é mais comum em bezerros, que ocupa o 2º lugar depois das doenças do trato gastrointestinal. Esta doença afeta os brônquios e os pulmões. A patologia pode ocorrer nas formas aguda, subaguda e crônica. Sem tratamento, as consequências da doença são graves danos aos pulmões e ao coração.

Doenças infecciosas

Lesões infecciosas nos pulmões de bezerros são causadas por vírus, resultando no desenvolvimento de rinotraqueíte, parainfluenza e doenças semelhantes.Como resultado de infecções, as membranas mucosas do trato respiratório superior são afetadas. Neste contexto, as funções protetoras são reduzidas, bactérias e fungos afetam as partes inferiores do sistema respiratório.

Especialista:
O tratamento de doenças virais e bacterianas deve ser realizado por médico veterinário, assim como a vacinação preventiva.

As vacas da casa podem sofrer de tuberculose, cujo aparecimento no rebanho é facilitado pela má alimentação e pela manutenção em um celeiro escuro e úmido para bezerros. Os sintomas da tuberculose são alterações de humor e comportamento, relutância em comer, depressão. O animal respira pela boca, dá para ver a saída do exsudato das narinas, depois aparece uma tosse, inicialmente seca e aguda, depois se transforma em úmida e macia. Animais doentes necessitam de tratamento obrigatório com antibióticos, que só podem ser prescritos por um veterinário.

Dermatite protuberante

Esta é uma doença infecciosa do gado causada por um vírus. Os sintomas incluem febre, inchaço do tecido subcutâneo, formação de nódulos na pele, lesões nos olhos e nas mucosas do trato digestivo e do sistema respiratório. O vírus é transmitido entre vacas por meio de picadas de insetos sugadores de sangue, como moscas, mosquitos e pernilongos. Para prevenir a dermatite nodular é feita vacinação, a imunidade dura 1 ano.

O tratamento da doença é sintomático, caso surjam sinais suspeitos deve contactar imediatamente o veterinário.

Violação das regras de conteúdo

A ocorrência de um sintoma como coriza em bezerros é facilitada pela ausência ou falta de caminhadas, luz solar, alta umidade e correntes de ar. Bem como temperatura ambiente baixa ou, inversamente, alta, como resultado da diminuição da atividade do sistema imunológico.Alimentação inadequada, hipovitaminose, falta de proteínas, limpeza e desinfecção irregulares também levam a esses resultados.

se o bezerro tiver ranho

Diagnóstico de doenças

Se for detectado corrimento nasal em bezerros, você não deve confiar no fato de que ele desaparecerá por conta própria e o animal se recuperará. Se não forem tomadas medidas, a intensificação da doença pode levar ao abrandamento do desenvolvimento e, em caso de complicações, à morte do animal.

Você não pode tratar um bezerro com medicamentos prescritos pelo próprio. Somente um veterinário pode fazer o diagnóstico correto e selecionar o tratamento.

O que fazer se uma vaca tiver ranho

Antes da chegada do veterinário, é necessário retirar imediatamente o bezerro ou a vaca dos outros animais para não expor o rebanho ao risco de infecção. Os remédios populares podem ajudar: decocções de tomilho e mãe e madrasta. As decocções normalizam a produção de muco nos brônquios, fortalecem o corpo e destroem bactérias patogênicas. Você pode usar compressas quentes, esfregar e inalar.

Mas os remédios populares por si só nem sempre conseguem resolver completamente o problema, por isso o tratamento principal deve ser prescrito por um veterinário. O tempo que o bezerro terá de ser tratado depende da gravidade da doença e da capacidade do corpo do animal de resistir à doença. O tratamento complexo geralmente é prescrito com vários medicamentos antibacterianos e antivirais.

Medidas de prevenção

Para evitar que os animais peguem resfriados, é necessário criar as condições necessárias para eles: manter as vacas em um ambiente quente, seco e bem ventilado. Deve estar livre de correntes de ar e poeira. O celeiro deve ser limpo diariamente, a roupa de cama trocada e arejada. Pelo menos 2 vezes por ano, na primavera, antes do início da época de pastoreio, e no outono, após o seu término, desinfete todas as instalações e equipamentos.

Não se deve permitir que animais jovens fiquem hipotérmicos, especialmente depois de permanecerem em uma sala quente ou após serem transportados. Além disso, você não deve dar água fria ao bezerro se ele estiver com calor depois de uma caminhada.

Para fortalecer a imunidade do gado, é necessário passear com a vaca e o bezerro todos os dias para dar-lhes a oportunidade de se movimentar, respirar ar puro e tomar sol. Deve-se atentar para a dieta, selecionando a ração de forma que os componentes atendam às necessidades fisiológicas e à idade das vacas. A dieta deve conter quantidade suficiente de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Os agentes causadores de algumas doenças podem ser transmitidos através do leite da mãe para o bezerro, portanto, se uma vaca estiver doente, é necessário monitorar o estado dos animais jovens com mais atenção do que o normal. Ou, se possível, alimente o bezerro com leite de outro animal até que a vaca se recupere.

Ranho em bezerros pode ser um sinal de doença grave que requer tratamento imediato. Pode ser um resfriado, que o animal consegue enfrentar sozinho depois de algum tempo, mas muitas vezes é um sinal de patologias respiratórias graves, que sem tratamento levam à deterioração da saúde ou à morte dos filhotes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim