O alojamento de gado em baias é utilizado na impossibilidade de pastoreio dos animais, na ausência de pastagens ou na ausência de um número significativo de gado na exploração. É típico de fazendas suburbanas; a proximidade da cidade, a abundância de transportes e a falta de espaço livre deixam os agricultores com apenas uma opção - equipar os seus animais com um complexo de alta tecnologia para que a permanência constante em ambientes fechados não afecte a saúde e a produtividade.
Informações gerais sobre habitação e pastoreio
Estábulos - quando a população bovina está constantemente no celeiro, recebe ração pronta (inclusive capim fresco), e para salvar os animais de problemas por falta de movimentação, são utilizadas apenas áreas de caminhada.
Se os animais são levados para o pasto todos os dias, onde encontram massa verde por conta própria, a criação é chamada de pasto. Para pastagens, são selecionadas áreas planas com grama alta. Deve haver um lago próximo (a uma distância não superior a 1-2 quilômetros) para que os animais tenham acesso à água. Caso não haja reservatório próximo, serão instalados poços e bebedouros para o gado.
A criação de pastagens é muito mais saudável para os animais do que a criação de estábulos e é mais barata para o agricultor. As vacas não sofrem com a falta de atividade física e adquirem forte imunidade. No entanto, hoje há cada vez menos espaços livres para pastagem livre. As áreas de distribuição de pastagens para gado são a região do Baixo Volga, Calmúquia, região de Rostov.
Importante: o uso irracional de pastagens, o atropelamento de territórios, a poluição das margens de rios e lagos com resíduos animais, a falta de purificação adequada da água podem levar à desertificação das áreas de pastagem habituais. Portanto, os grandes complexos pecuários modernos e altamente mecanizados exigem que as vacas sejam mantidas em baias.
Vantagens e desvantagens
Manter as vacas em baias é conveniente quando o número de rebanhos é alto; a automação dos processos facilita o cuidado dos animais.
Se o complexo for grande e os agricultores economizarem em estações de tratamento de águas residuais, surge o problema da poluição das áreas adjacentes e de um odor desagradável constante.
Requisitos das instalações
Parar manter vacas é dividido em amarrado e sistemas não vinculados. Com um sistema amarrado, cada vaca fica em um estábulo separado, com 1,8 a 2,0 metros de comprimento e 1,0 a 1,2 metros de largura. O animal é preso por uma corrente, comedouros e bebedouros são equipados na parte frontal e um sistema de retirada de esterco está localizado na parte traseira. O tamanho da baia varia de acordo com a idade dos animais, raça e sexo. Currais maiores são fornecidos para touros e vacas prenhes. As baias são colocadas em fila, as filas adjacentes são conectadas por uma passagem de ração ou esterco.
Estão equipados pisos maciços ou de ripas com inclinação de 2-3 °. Janelas e portas são isoladas para evitar correntes de ar. Em um celeiro com grande número de animais, é obrigatório um abastecimento centralizado de água. Os animais precisam de livre acesso à água. Se houver poucos animais, são equipados bebedouros e comedouros individuais. Com um número significativo de animais, o processo de distribuição de ração é automatizado.
Junto ao edifício do celeiro está equipada uma zona de passeio, vedada e, se necessário, é fornecida uma cobertura.A área deve ser protegida do vento; cada animal em fuga deve ter de 15 a 16 metros quadrados de área.
O alojamento free-stall requer uma grande área do celeiro. Nesse caso, as vacas circulam livremente o dia todo e chegam a uma sala especial com equipamentos para ordenha.
Para treinar as vacas para a ordenha, elas recebem feno e suplementos minerais durante o processo. Eles ordenham ao mesmo tempo, os animais se acostumam rapidamente com o regime. Os animais repousam sobre uma cama funda de palha e serragem, ou caixas são equipadas como baias onde o gado é mantido. Para evitar confrontos em grupos de animais, as vacas são divididas em grupos de acordo com idade, sexo, período de cio e gestação.
Requisitos sanitários para manter vacas
Um complexo para criação de gado deve incluir: sala para armazenamento de ração, celeiro e área de passeio. Os animais recebem alimentação de alta qualidade, limpa, sem sinais de mofo ou podridão. A água nos bebedouros não deve ser inferior a +12 °C, deve ser limpa e atender às normas sanitárias. A limpeza diária (de preferência 2 vezes ao dia) do estrume no interior é obrigatória.
É necessária caminhada diária dos animais, eles devem caminhar pelo menos 1,5-2 quilômetros. As áreas de passeio são equipadas com um revestimento durável (concreto, asfalto), que deve ser sistematicamente limpo e removido a neve e o gelo no inverno.
Bebedouros e comedouros são sistematicamente limpos de resíduos de alimentos e tratados com solução quente de bicarbonato de sódio a 2%. Os animais devem ser examinados por um veterinário. Se for detectada uma doença, a vaca deve ser isolada do resto do rebanho e tratada. No caso de ocorrência de doenças infecciosas na fazenda, são necessárias medidas de quarentena.
A melhor opção para abastecimento de água para vacas leiteiras a pasto
Em um celeiro com grande número de animais, é necessária água corrente. Os agricultores iniciantes geralmente instalam um tanque de água metálico dentro de casa e o enchem conforme necessário. Normalmente, os agricultores usam um sistema de pastagens para manter as vacas. No verão, os animais ficam no pasto, no inverno - em baias. Isso garante alta produtividade animal e protege as pernas das vacas contra doenças. Como os animais precisam de acesso a água limpa, uma área próxima a um riacho ou rio é selecionada para pastagem. Os animais não devem receber água de lagos; a água deve estar corrente.
A área onde os animais recebem água é cercada e é feito um declive suave e conveniente para que as vacas não machuquem as pernas. A área costeira deve ser sistematicamente limpa de excrementos. Em clima quente, as vacas devem beber 4 a 5 vezes ao dia. Antes de montar um bebedouro para os animais, a água do reservatório é analisada para determinar sua qualidade.
Manter os animais em baias durante todo o ano é uma medida necessária. Este método é conveniente, mas caro para o agricultor, pois os animais sofrem com a falta de ar fresco e movimento. Na menor oportunidade, deverá ser substituído por pastagens ou espécies mistas.