Ao saber quantos anos vivem os touros, deve-se levar em consideração que em cativeiro o animal recebe boa alimentação, celeiro e supervisão veterinária durante toda a vida. É por isso que a expectativa de vida do gado nas fazendas e especialmente nas fazendas privadas aumenta significativamente em comparação com a vida selvagem. Embora os touros em cativeiro raramente cheguem à velhice, uma vez que alimentar um animal idoso durante vários anos não é economicamente rentável para o proprietário do gado.
Quanto tempo vivem os touros em média?
A expectativa de vida do gado é de 17 a 20 anos, esta é a expectativa de vida das vacas.Os touros não são mantidos por mais de 15 anos. Cuidados de alta qualidade, vacinações e tratamento oportuno de doenças prolongam a vida dos touros para 35 anos. Claro que não é aconselhável manter gado durante tantos anos, a esperança de vida dos animais depende diretamente da sua produtividade.
Por país
A vida útil de um animal depende do país de residência e do clima em que o animal vive. Na Índia, touros e vacas morrem naturalmente porque o animal é considerado sagrado ali. Um clima quente, abundância de alimentos e a proibição de matar aumentam a expectativa de vida para 35-40 anos.
Nas regiões do norte, por exemplo, na Rússia, os animais não vivem mais do que 8 a 9 anos, quando a produtividade diminui, são enviados para o abate, sendo substituídos por animais mais jovens. Os touros ficam na fazenda por 16 a 20 meses, depois são abatidos, o touro inseminador fica por 12 a 14 anos para reproduzir o gado.
Dependendo da raça
A vida útil dos animais depende da raça do gado. Os representantes do setor leiteiro da pecuária vivem de 3 a 5 anos menos do que seus parentes de carne, laticínios e carne. A produção de leite requer um gasto energético significativo. A idade de uma vaca ou touro quando comprada pode ser determinada pelos dentes ou anéis anuais nos chifres do animal.
Em casa e na fazenda
Numa quinta privada, as vacas e os touros vivem muito mais tempo do que numa quinta. Isto se deve a melhores condições de detenção. Os animais em um quintal particular se movimentam mais, têm a garantia do amor de seus donos e da interação constante com eles.
Na natureza
Na natureza, se um touro não morrer de doença e não for comido por um predador, ele viverá de 15 a 20 anos. Claro, só se no inverno não morrer de resfriados ou outras doenças, ou por falta de comida.
Importante: em países com climas frios expectativa de vida das vacas e há significativamente menos touros do que nas regiões quentes.
Fatores que influenciam a expectativa de vida
Na natureza, touros e novilhas sofrem com infestações por helmintos, falta de alimento e podem ser envenenados por plantas venenosas ou comidos por predadores. Os animais em fazendas privadas recebem dieta balanceada, ração de alta qualidade, suplementos e vitaminas necessários. No período de frio, os animais ficam protegidos da chuva e da neve, as vacas não precisam procurar comida sozinhas, bebem água limpa e aquecida. Touros e vacas com bom dono não sofrem de resfriados.
O celeiro é limpo diariamente, os animais são lavados e os úberes e cascos são examinados para evitar o desenvolvimento de inflamações.
O gado desde a idade do bezerro é vacinado contra doenças infecciosas, bezerros de até 1 mês são examinados diariamente, de 1 a 3 meses - a cada 10 dias, depois - mensalmente. Os animais recebem ração volumosa e suculenta, aditivos (sal, óleo de peixe, farinha de ossos, giz), para os animais é uma fonte adicional de minerais essenciais.
Para livrar o gado dos vermes, os animais recebem medicamentos especiais trimestralmente, por recomendação de um veterinário. Antes de soltar os animais no pasto, certifique-se de inspecionar a área de pastagem e remover plantas venenosas.
Como aumentar sua expectativa de vida
Para aumentar a expectativa de vida de vacas e touros, é necessário fornecer-lhes ração de alta qualidade, a dieta deve incluir:
- feno;
- raízes maduras, sem sujeira e podridão;
- silagem;
- alimentação incluindo suplementos minerais.
No verão, o feno e a ração são substituídos por grama fresca. Os animais precisam de livre acesso a água limpa e exercício para manter a mobilidade e cascos saudáveis. Deve haver espaço suficiente no celeiro (até 15 metros quadrados por indivíduo), isso permite que touros e vacas se movam e se deitem, o ambiente deve estar limpo, iluminado e bem ventilado.
Evite aglomeração de animais, alta umidade no ambiente, sujeira no chão, comedouros e bebedouros. As instalações são limpas de esterco diariamente e os bebedouros são enxaguados. Os alimentadores são limpos de detritos. Os animais não devem receber grama congelada, coberta de gelo ou molhada ou vegetais congelados, pois isso pode causar inflamação do abomaso.
Não pastar animais no orvalho ou imediatamente após a chuva. Os animais devem ser lavados sistematicamente e limpos de sujeira com escovas.
Os touros são mantidos separados do resto do gado. Correntes são necessárias na baia para proteger o animal. A população bovina deve caminhar de 1 a 2 quilômetros diariamente. É necessário inspecionar o úbere dos animais e massagear o órgão. Os animais devem ser alimentados e ordenhados ao mesmo tempo. É necessário proteger vacas e touros do estresse (sons agudos, ruídos, estranhos na sala).
Para que vacas e touros vivam muito e não percam produtividade, eles devem ser caminhados diariamente por 1 a 2 horas. A exceção são as geadas severas. Nutrição, manutenção de qualidade, disponibilidade de passeios e controle veterinário garantem a saúde dos animais, forte imunidade, resistência e gordura.
Idade ideal para abate
Se touros são adquiridos para engorda, você deve comprar touros com 6 meses de idade. Eles não recebem mais leite, estão completamente adaptados à alimentação de adultos.Os bezerros machos são enviados para abate aos 16-20 meses. Para garantir o ganho muscular, os touros não são castrados até os 10-12 meses. As novilhas são abatidas se seus úberes estiverem subdesenvolvidos ou apresentarem problemas de saúde.
Antes do abate, os animais são engordados - nutrição aprimorada para rápido ganho de peso.
Os touros e as vacas em lares domésticos vivem mais do que os que vivem em grandes explorações agrícolas ou em estado selvagem, mas apenas se forem cuidadosamente cuidados. O carinho e a boa atitude dos proprietários aumentam significativamente a expectativa de vida dos animais, mas a diminuição da produtividade obriga os touros e as vacas a serem enviados para o abate para não desperdiçar ração e repor o gado em tempo hábil.