O feno e a palha para coelhos são componentes naturais da alimentação completa. Para criar animais saudáveis, é necessário monitorar diariamente sua atividade e apetite, o que mostra diretamente a qualidade de suas condições de vida. Adicionar feno à comida ajuda na digestão dos coelhos, melhorando significativamente a permeabilidade intestinal e a absorção de nutrientes.
Os coelhos podem receber palha?
Ao contrário do feno, a palha são os caules ocos e rígidos das plantas.A palha picada é utilizada na alimentação para fornecer elementos volumosos aos coelhos; em outros casos, o material é utilizado como cama nas gaiolas.
A palha é um alimento pobre em nutrientes que não agrada aos coelhos e não pode substituir o feno na dieta devido ao seu baixo teor de proteínas, gorduras e carboidratos. Porém, o produto contém grande quantidade de fibras, necessárias para a prevenção de doenças do trato gastrointestinal e a absorção completa do alimento principal.
Na agricultura moderna, três tipos de palha são usados para alimentar os coelhos:
- Trigo.
- Cevada.
- Prosyanaya.
As espécies apresentadas diferem nas qualidades necessárias para uma alimentação adicional eficaz de coelhos.
Trigo
A palha de trigo é o tipo mais comum de alimento. Partes do trigo de inverno são utilizadas na alimentação de coelhos, pois contém grande quantidade de fibras e vitamina D. Os nutrientes contidos na palha ajudam a melhorar o estado do sistema músculo-esquelético e têm um efeito benéfico no metabolismo dos animais.
Cevada
A palha de cevada é significativamente mais nutritiva que a palha de trigo devido ao seu teor de proteína bruta, ferro e manganês. Esse tipo de alimentação tem um bom efeito no sistema circulatório dos animais e promove ganho de peso.
Prosyanaya
A palha de milho tem um bom efeito na digestão ativa devido ao conteúdo de nutrientes benéficos. A nutrição do milheto é caracterizada por alto teor de potássio, manganês e caroteno, facilitando o pleno crescimento das espécies industriais e apoiando o sistema imunológico dos animais.
Contra-indicações
A palha é contra-indicada se:
- os coelhos têm menos de 6 meses;
- foram identificados distúrbios gastrointestinais;
- Doenças infecciosas espalhadas em fazendas de coelhos;
- Há excesso de feno na dieta das enfermarias.
A alimentação com palha é introduzida gradativamente, de 5 a 25% do volume total do alimento, com aumento gradativo da concentração.
Qual feno é melhor
Ao contrário da palha, o feno não só ajuda na digestão dos coelhos devido ao seu teor de fibras, mas também é altamente nutritivo. O próprio coelho pode ajudar na escolha dos ingredientes para os preparos, mas é preciso ter certeza de que a alimentação é variada e enriquecida com substâncias úteis.
Composição dependendo das preferências dos coelhos:
- Para enriquecer a ração com vitamina D, adiciona-se ruibarbo, dente-de-leão, tremoço, bardana, mil-folhas, banana-da-terra, urtiga e azeda selvagem.
- Alfafa, trevo e grama de trigo são misturados ao feno para as fêmeas durante o período de alimentação e para os jovens.
- Para um efeito terapêutico geral - bolsa de pastor, endro selvagem, chicória, sorveira.
As condições de armazenamento têm uma influência especial na qualidade dos alimentos. Não permita que os alimentos fiquem úmidos, mofados ou congelados.
Como alimentar adequadamente um coelho com feno
A quantidade de comida necessária para um coelho varia dependendo da idade. Alguns proprietários acreditam que a quantidade diária de feno é igual ao peso do animal. De acordo com a escala etária, a quantidade de comida dada é:
- 100 gramas – de 1 a 3 meses;
- 200 gramas – de 4 a 6 meses;
- 300 gramas – a partir de seis meses.
Também vale a pena prestar atenção ao sexo e à raça do coelho e aos seus hábitos alimentares individuais.Em média, são necessários até 60 quilos de alimento para 1 indivíduo adulto e a partir de 120 quilos de alimento para uma fêmea com filhotes.
O que fazer se o seu coelho não comer
Embora o feno seja um elemento natural da dieta do coelho, os animais podem recusar-se a comer. Por que eles não comem:
- não gosto do sabor;
- excesso de nutrição de grãos ou rações industriais.
Na maioria das vezes, os proprietários de raças decorativas de animais enfrentam esse problema.
Para acostumar os coelhos a plantar alimentos, você precisa de:
- Substitua o produto (troque para outra marca).
- Deixe alimentos complementares ao alcance do animal.
- Coloque um alimentador especial - um sennik.
- Construa brinquedos de feno para aumentar o interesse.
- Adicione um pouco de endro, erva-doce ou manjericão para dar sabor.
- Reduza o volume de outros feeds.
- Moa o feno ao mudar de alimentos macios.
- Junte o farelo.
Independentemente da espécie, todos os animais de estimação apresentam comportamento conservador na escolha dos alimentos e têm dificuldade de adaptação a novas opções.
Importante! Se os coelhos não começarem a comer o feno imediatamente (tendo em conta a alta qualidade da comida), não há necessidade de mastigá-lo, logo o animal sentirá o gosto das ervas e mudará para um novo alimento.
Que tipo de feno é proibido dar?
Na hora de fazer feno para coelhos é importante ficar atento às características naturais das plantas, pois a ingestão de ervas venenosas pode prejudicar a saúde dos animais. O seguinte não deve entrar nas peças de trabalho:
- cicuta;
- celidônia;
- Cólchico;
- meimendro;
- botão de ouro;
- cicuta;
- cheremitsa;
- calêndula do pântano;
- digital;
- lírio do vale;
- espora;
- euforia;
- droga;
- absinto (chernobyl);
- olho de corvo;
- lumbago;
- rabanete selvagem.
Se você não tem certeza absoluta de que a planta é segura para os animais, é melhor não adicioná-la ao feno.
Além das plantas tóxicas, as plantas secas não são consumidas:
- coletados perto de locais de descarte de resíduos químicos e rodovias;
- com sinais de umidade, mofo, congelamento;
- com lesmas (devido ao risco de infecção por helmintos);
- cujo tempo de armazenamento excede 1 ano.
Se durante o armazenamento o aspecto do feno se deteriorar e surgirem sinais de humidade, deve ser eliminado.