A micose é uma doença mais frequentemente causada por fungos patogênicos. Uma variedade de animais e pessoas podem sofrer com isso. Embora afete com mais frequência cães e gatos vadios, o líquen também pode ocorrer em coelhos. Para evitar que se espalhe para todo o rebanho, é importante identificar a tempo os animais doentes, levá-los imediatamente ao veterinário e iniciar o tratamento.
Informações sobre a doença
Os agentes causadores do líquen são vários microrganismos, na maioria das vezes fungos. Os seguintes tipos de doenças de pele ocorrem em coelhos domésticos:
- pitiríase rósea, é de natureza viral e na maioria das vezes desaparece sem tratamento;
- a pitiríase versicolor é causada por fungos semelhantes a leveduras;
- o herpes zoster ocorre quando infectado pelo vírus do herpes e não requer tratamento especial;
- tinea versicolor, ou eczema, é uma doença não contagiosa associada à exposição a fatores externos ou internos.
Os coelhos também sofrem de tricofitose, microsporia ou micose. A doença é um dos tipos mais perigosos de infecções fúngicas da pele. Não apenas outros animais, mas também os humanos são rapidamente infectados por ele. A micose é acompanhada de queda de cabelo e requer tratamento imediato. O sucesso no tratamento da tricofitose em coelhos domésticos começa com o diagnóstico.
Sintomas e métodos de diagnóstico
No caso do líquen, o período latente dura de duas a quatro semanas. Durante este período, muitos animais da fazenda podem ser infectados. A micose é especialmente perigosa para animais jovens com menos de 6 a 7 meses. Para detectar a doença a tempo, os animais são examinados regularmente. O alarme deve soar quando aparecerem os seguintes sinais:
- áreas com cabelos quebrados de diferentes comprimentos tornaram-se visíveis;
- manchas rosadas com diâmetro de até 20 mm apareceram na pele;
- a pele nas áreas afetadas começou a descascar;
- escamas em ruínas têm uma cor acinzentada;
- aparecem áreas arredondadas e sem pelos com diâmetro de 10 a 30 mm;
- A pelagem dos animais doentes exala um odor desagradável.
Os focos de inflamação podem aparecer nas pálpebras, pescoço, orelhas, focinho e membros do coelho. Depois de alguns dias, a pele nas áreas afetadas incha e aparecem bolhas com conteúdo purulento. O animal sofre coceira intensa e seu comportamento torna-se agressivo.
A micose é causada por fungos Trichophyton e Microsporum. Eles só podem ser detectados por métodos laboratoriais:
- Irradiação da lã com lâmpada ultravioleta especial, se houver colônias de fungos patogênicos, refletem não uma cor azul uniforme, mas uma cor verde esmeralda ou verde-amarelada.
- Exame de raspados de pele ao microscópio.
- Semeadura em meio nutriente.
Importante! Em alguns casos, os microrganismos que causam a micose não brilham sob a luz ultravioleta. Este método diagnóstico é preliminar e requer confirmação.
Como tratar adequadamente a micose em coelhos?
Na primeira fase do tratamento, todos os doentes são colocados em um recinto separado. O tratamento é realizado tanto com o auxílio de preparações externas quanto com o auxílio de medicamentos administrados por injeção ou com alimentos e água.
Vacinas
O uso de vacinas tem principalmente valor preventivo. A maioria fornece imunidade por 12 meses após a vacinação. Uma vacina popular é a Vakderm. É um medicamento doméstico para prevenção e tratamento do líquen. Uma dose consiste em dois componentes, embalados em frascos ou ampolas separados.
Contém patógenos inativados (mortos) de vários tipos. Para injeção, use uma agulha e seringa estéreis.
Primeiro, o componente líquido é colocado em uma seringa e transferido para um frasco com uma mistura seca. Agite e após dissolução completa, coloque a solução em uma seringa e injete na região da coxa. Para fins preventivos, é administrado duas vezes com intervalo de duas semanas. Na segunda vez, a injeção é aplicada na outra coxa. A imunidade ocorre 14 dias após a segunda administração. Recomenda-se vacinar coelhos aos 50 dias de idade. Eles recebem o medicamento na quantidade de 1/2 dose, e os animais com mais de três meses recebem a dose completa.
Se a vacinação for administrada durante o período de incubação, acelera o aparecimento dos sintomas. Esse animal recebe Vakderm mais duas vezes para fins terapêuticos. Isso é feito a cada 15-20 dias. A vacina Microderm também é utilizada de forma semelhante, mas é preciso levar em consideração que é muito mais cara que a Vakderm.
Pomadas
Para tratar o líquen em coelhos, você pode usar uma pomada especial “Yam”. É uma preparação fungicida doméstica que contém ácido salicílico, alcatrão, enxofre, terebintina e vaselina. É um meio eficaz de combate aos patógenos do líquen e da sarna. As áreas afetadas são limpas de crostas, os pelos ao redor são aparados e uma fina camada de pomada é aplicada. O procedimento é realizado duas vezes ao dia. Após 10 dias, são realizados exames laboratoriais, se o patógeno for detectado, o tratamento continua por mais alguns dias.
As lesões também podem ser tratadas:
- pomada salicílica;
- vasogenoma de iodo;
- "Unisano."
O medicamento importado para uso externo “Imaveron” tem se mostrado bem, mas é bastante caro e nem sempre está disponível nas farmácias. As pomadas devem ser usadas estritamente de acordo com as instruções.
Antibióticos
Os veterinários podem prescrever antibióticos para tratar micose em coelhos. A droga mais popular é a Griseofulvina. É administrado a animais doentes duas vezes ao dia. O medicamento é adicionado diretamente à comida do coelho durante 3 a 5 semanas. Antibióticos não são usados para tratar fêmeas grávidas e coelhas lactantes.
Xampus
O uso de xampus é uma forma adicional, e não a principal, de tratar a micose em coelhos. Shampoos para animais de estimação contendo medicamentos antifúngicos, como o Nizoral, são adequados para isso.
Existe perigo para os humanos?
A micose também é perigosa para os humanos. Se os padrões sanitários não forem observados, o patógeno atinge facilmente a pele ou o cabelo das pessoas. A cabeça, rosto, pescoço e leito ungueal de uma pessoa podem ser afetados.
Crianças e pessoas com sistema imunológico fraco são especialmente suscetíveis à infecção. Se coelhos domésticos foram diagnosticados com líquen, ao trabalhar com eles, você deve observar rigorosamente as precauções de segurança e não permitir que crianças se aproximem dos animais.
Ações preventivas
A base das medidas preventivas é o cumprimento das normas sanitárias na criação e criação de coelhos. Eles são os seguintes:
- limpeza regular das células uma vez a cada dois dias, é necessário adicionar um produto contendo cloro na água para limpeza, por exemplo, “Belizna”, usar 1 litro de produto para 10 litros de água;
- não exponha os animais à hipotermia;
- conservar em ambientes secos, sem correntes de ar, mas com boa ventilação;
- vacinar os coelhos em tempo hábil;
- evitar aglomeração excessiva de animais;
- Não crie seus animais de estimação com coelhos não vacinados de outras fazendas.
Para melhorar a imunidade, os animais precisam de alimentos balanceados e de alta qualidade. Coelhos novos não devem ser colocados imediatamente em gaiolas comuns. Eles são mantidos em quarentena estrita por 10 a 14 dias. Infelizmente, em casos graves e intratáveis, o animal terá que ser sacrificado.