A micose também é chamada clinicamente de tricofitose. Esta é uma patologia fúngica bastante comum que afeta a pele. Provoca dor nos animais, que atinge rapidamente todo o corpo. Na ausência de terapia adequada, existe risco de infecção nas pessoas. Portanto, caso a micose ocorra em bezerro ou adulto, é recomendado o uso imediato da pomada para tratamento.
- Que tipo de doença é essa
- Fatores que contribuem para a infecção
- Sintomas desagradáveis e perigosos
- Medidas de diagnóstico
- Regras para o tratamento de líquen em bovinos
- Medicamentos antimicóticos
- Agentes ceratolíticos
- Imunização
- Tratamento de patologias concomitantes
- Medidas de desinfecção
- Remédios populares
- Prevenção
Que tipo de doença é essa
O desenvolvimento desta patologia está associado à exposição a microrganismos fúngicos nocivos. A patologia geralmente é acompanhada de dermatite. Ao mesmo tempo, os micromicetos representam um perigo para animais e pessoas. O risco de desenvolver patologia aumenta com a imunidade enfraquecida.
A patologia pode ocorrer em animais jovens e adultos. Na maioria das vezes, provoca exaustão e diminuição da produtividade. Para os bezerros, a patologia representa um perigo real porque causa atrasos no desenvolvimento. Ao mesmo tempo, os animais param de ganhar peso e apresentam distúrbios no funcionamento do sistema nervoso.
Fatores que contribuem para a infecção
Se os padrões sanitários e higiênicos de uma fazenda forem violados, o risco de infecção aumenta para 90%. A doença pode se espalhar rapidamente. É facilmente transmitido de indivíduos infectados para indivíduos saudáveis.
Existem vários fatores que aumentam o risco de tricofitose. Isso inclui o seguinte:
- desinfecção insuficiente dos utensílios utilizados no cuidado dos bezerros e das instalações;
- umidade excessiva;
- criação lotada de animais;
- iluminação insuficiente;
- falta de vitaminas;
- violação das regras de atendimento.
A propagação da infecção é possível mesmo durante o período de incubação, na ausência de sintomas da doença no corpo do animal.
Sintomas desagradáveis e perigosos
A patologia é caracterizada por sintomas pronunciados, por isso é difícil confundi-la com outras enfermidades. Em caso de dúvida, vale consultar um veterinário que poderá lhe dizer como é a micose e fazer o diagnóstico correto.
A infecção do gado com infecção fúngica pode ser reconhecida pelos seguintes sinais:
- descamação da pele na área afetada pelo patógeno;
- o aparecimento de uma camada cinza no pelo - posteriormente essas áreas ficam calvas;
- queda de cabelo na forma de cabelos cortados pela raiz - isso é causado por danos aos folículos por fungos;
- o aparecimento de carecas - têm formato redondo ou oval e diferem em tamanho.
À medida que a patologia evolui, os animais tornam-se mais agressivos e irritáveis. Isto é devido à coceira constante. Além disso, os bezerros infectados parecem emaciados. Isto é devido à perda de apetite e deterioração das funções digestivas.
Se você não iniciar a terapia na hora certa, sua saúde piorará. Se uma infecção secundária for adicionada ao líquen, existe a possibilidade de morte do animal afetado.
Medidas de diagnóstico
Para estabelecer o diagnóstico correto, basta examinar o bezerro. A micose apresenta sintomas típicos. Às vezes é necessário excluir outras patologias dermatológicas. Nesse caso, você precisa coletar amostras de tecido doente para análise. Para isso, recomenda-se a utilização de escamas de cabelo e pele. Normalmente, o diagnóstico diferencial é feito com a sarna, uma vez que essas patologias apresentam quadro clínico semelhante.
Ao realizar o diagnóstico, o veterinário se interessa pela forma da doença - pode ser apagada, profunda, superficial, vesicular. Vale considerar que em animais adultos a doença tem curso mais brando. Isso se deve ao fato de o sistema imunológico ser capaz de lidar com a infecção. Os animais jovens têm imunidade mais fraca.
Portanto, o fungo consegue penetrar nas camadas profundas da derme. Isso provoca o aparecimento de uma forma profunda ou vesicular de patologia.
Regras para o tratamento de líquen em bovinos
O tratamento da tricofitose é realizado de diferentes maneiras. A terapia é selecionada levando-se em consideração o tipo de patologia e sua gravidade. Na fase inicial, é suficiente o uso de antimicóticos e ceratolíticos. Em casos difíceis, a vacinação é realizada.
Medicamentos antimicóticos
Antes de tratar um bezerro ou vaca com pomadas antifúngicas, é necessário remover sujeira, crostas e outras substâncias que impeçam a substância ativa de atingir o local da inflamação. É melhor limpar, amaciar e vaporizar a pele antes de aplicar a pomada.
Normalmente, os seguintes medicamentos são usados para tratar bovinos:
- Pomada “Yam” é um medicamento antifúngico que contém componentes antifúngicos e adstringentes. Após apenas 2 tratamentos, as crostas irão descascar em 1 semana. A eficácia da terapia é indicada pelo crescimento do cabelo.
- "Zoomicol" - o componente ativo do produto é o tiabendazol. Sob sua influência, os micromicetos interrompem sua reprodução. A substância é produzida na forma de spray. Deve ser aplicado uniformemente no local dolorido e cobrir 1-2 centímetros de pele saudável. Recomenda-se tratar novamente o animal após 3-5 dias. O curso da terapia inclui 3-4 aplicações da substância.
- O “Imaverol” é produzido na forma de um concentrado espesso para fazer uma emulsão. Para isso, a substância é misturada com água na proporção de 1:5. Recomenda-se usar a composição um dia antes. Neste caso, recomenda-se tratar o animal 4 vezes com intervalo de 3 dias.
Agentes ceratolíticos
Tais drogas são usadas para restaurar a epiderme. Isto deve ser feito em combinação com substâncias antimicrobianas. Os ceratolíticos mais eficazes incluem:
- pomada de alcatrão;
- solução de iodo com concentração de 10%;
- solução de verde brilhante com concentração de 10%;
- Pomada sulfúrica.
Imunização
A vacinação pode ser usada para prevenir e acelerar a recuperação dos indivíduos afetados. Hoje, os seguintes meios são utilizados para esses fins:
- TF-130;
- SP-1;
- LTF-130.
A vacina inclui uma cultura fúngica estéril. Quando um bezerro entra no corpo, desenvolve resistência ao patógeno. Os animais devem ser vacinados antes dos 6 meses de idade. A imunidade se desenvolve em 2 semanas e permanece por 7 anos.
Tratamento de patologias concomitantes
Às vezes, além da micose, é necessário tratar patologias concomitantes. Sob a influência dos micromicetos, ocorre um enfraquecimento significativo do corpo do animal. Nessa situação, existe o risco de o bezerro ser infectado por parasitas ou carrapatos. Ivermek ajuda a lidar com distúrbios associados.
Medidas de desinfecção
Para tornar o tratamento mais eficaz, é importante desinfetar o estábulo e os comedouros. Os esporos dos fungos persistem no ambiente externo por muitos dias. Para evitar o seu crescimento, recomenda-se desinfetar comedouros, equipamentos, pisos e paredes. Para este efeito, é permitido usar o seguinte:
- solução de formalina - sua concentração deve ser de 5%;
- solução de água sanitária - fazer com concentração de 20%;
- solução carbólica.
Remédios populares
Para tratar a micose em casa, é permitido usar os seguintes remédios:
- Pomada de alcatrão - para prepará-la recomenda-se misturar alcatrão com vaselina na proporção de 1:5. A composição deve ser usada duas vezes ao dia - de manhã e à noite.
- Pomada de terebintina - para isso, misture terebintina com alcatrão na proporção de 2:1.
- A composição é à base de sulfato de cobre - é misturado com cal e enxofre na proporção de 1: 2: 3.
Prevenção
Para evitar a micose, você deve fazer o seguinte:
- mantenha a caneta limpa;
- destruir roedores;
- de tempos em tempos, inspecione os bezerros para detecção oportuna de patologia;
- vacinar prontamente os animais provenientes de áreas de risco.
Recomenda-se administrar a vacina 2 a 3 vezes com intervalo de 10 a 14 dias. Para indivíduos infectados, deve-se usar dose dupla.
A micose é um risco sério. Isto se deve à sua rápida disseminação por todo o corpo do animal. Quando exposto a uma infecção fúngica, a imunidade do bezerro é prejudicada, o que aumenta o risco de infecção bacteriana. Portanto, aos primeiros sintomas da patologia, recomenda-se tomar medidas imediatas.