Descrição das doenças e causas dos frangos de corte, sintomas e métodos de tratamento

Há um grande número de doenças em frangos de corte, cada uma com características diferentes. Eles podem provocar o aparecimento de diversos distúrbios. Às vezes, doenças perigosas causam paralisia e até morte. A detecção oportuna da doença e a escolha de táticas de tratamento para a patologia ajudam a prevenir tais problemas.


Quais doenças os frangos têm e como tratá-las?

Na maioria das vezes, as aves jovens são suscetíveis a doenças, pois na fase de formação e desenvolvimento o corpo é mais sensível a fatores adversos.

frango cobb 500

Dispepsia

Esta patologia é caracterizada por disfunções dos órgãos digestivos. Os sintomas geralmente aparecem em pintinhos de um dia devido a distúrbios alimentares. O corpo das aves jovens é altamente sensível e requer um controle cuidadoso da qualidade da alimentação.

As causas dos problemas incluem má nutrição e violações de temperatura. A principal manifestação da doença é a diarreia. As galinhas perdem o apetite e a mobilidade.

Para lidar com a doença, as galinhas recebem uma solução de refrigerante a 0,03%. Eles deveriam introduzir culturas de caldo ácido em sua dieta. O cardápio deve incluir laticínios fermentados, ervas, vitaminas, alimentos de fácil digestão e farinha de carne e ossos.

dispepsia em frangos de corte

Broncopneumonia

Esta doença representa um grande perigo para os frangos de corte. As aves doentes ficam com uma aparência desleixada, perdem o apetite e o peso corporal diminui. Muitas vezes os pássaros começam a tossir.

Para fazer frente à patologia, recomenda-se tomar 1,5 xícara de carbonato de sódio e misturar com 3 litros de água quente. Adicione uma solução de água sanitária - 1 copo para cada 7 litros de água. Deixe o produto fermentar e adicione água para obter 20 litros. Trate o aviário com a mistura resultante.

É permitido o uso de Norfloxacina ou Penicilina para tratar galinhas. Entre os remédios populares, as tinturas de urtiga e ginseng são adequadas.

Broncopneumonia em frangos de corte

Hipovitaminose

A deficiência de vitaminas e microelementos leva ao desenvolvimento de diversas doenças. A deficiência de vitamina A é acompanhada por perda de apetite, interrupção do desenvolvimento, fraqueza e diminuição da atividade motora.À medida que a doença progride, a digestão é interrompida e ocorrem danos ao sistema nervoso.

A falta de vitaminas B causa distúrbios no funcionamento dos órgãos digestivos, conjuntivite, problemas de desenvolvimento e apatia. O tratamento é realizado com auxílio de suplementos vitamínicos.

Vale a pena introduzir verduras, farinha de carne e ossos e grãos germinados na dieta dos pintinhos.

Hipovitaminose em frangos de corte

Doença de Marek

Esta doença é causada por uma infecção viral que está presente no DNA. Causa paralisia do bócio e danos ao sistema nervoso. Os sintomas da patologia incluem alterações na cor da íris, perda de apetite, fraqueza, dores nas pernas, deformação dos membros e pescoço.

Não existem medicamentos eficazes para tratar a doença de Marek. O vírus persiste nas penas das aves por muito tempo. Portanto, quando são detectados os primeiros sinais de doença, a ave deve ser abatida.

Doença de Marek

Coccidiose

Esta infecção é causada por infecção por Eimeria tenella. O risco de desenvolver a doença aumenta em climas quentes e úmidos. A coccídia entra no corpo através da água, da roupa de cama e dos alimentos. Quando infectado, os órgãos digestivos e o sistema nervoso são afetados.

1-2 dias após a infecção, aparecem diarréia, perda de apetite e fraqueza. As penas ficam eriçadas e a pele fica pálida. As galinhas morrem após 4 dias.

Para enfrentar a doença, são utilizados medicamentos como Cokcisan e Baycox. As aves precisam ser isoladas e os medicamentos adicionados à comida e à água por 4 dias.

Coccidiose em galinhas

Pullorose

Este é um dos tipos de salmonelose. O agente causador da doença é Salmonella pullorum-gallinarum. O risco de desenvolver a doença aumenta em condições insalubres e com alta umidade no galinheiro.

O principal sintoma da doença é a diarreia com impurezas brancas.Os pássaros ficam deprimidos, perdem o apetite e sentem muita sede. A doença é caracterizada por fraqueza geral, insuficiência respiratória e aumento da temperatura.

Para combater a doença, são utilizados medicamentos antibacterianos - Biomicina e Sulfadimezina.

Recomenda-se isolar as aves infectadas. Os demais indivíduos devem ser tratados com antibióticos e antivirais.

Pullorose em frangos de corte

Doença de Newcastle

À medida que a doença se desenvolve, as aves apresentam tosse, apatia e perda de coordenação. Eles ficam doentes e perdem peso. Os indivíduos infectados geralmente ficam estagnados em um só lugar.

Por se tratar de uma doença contagiosa, recomenda-se que as aves afetadas sejam isoladas. No entanto, não existem remédios eficazes para a patologia.

Doença de Newcastle em frangos de corte

Colibacilose

O desenvolvimento da patologia é causado pela E. coli presente nas fezes das galinhas. As massas infectadas podem ser liberadas na água ou nos alimentos, o que pode afetar todas as galinhas.

As primeiras manifestações da doença incluem diarreia, apatia e bico azulado. As galinhas jovens são as mais afetadas. A causa da patologia é uma violação das condições sanitárias.

Só é possível enfrentar a doença na fase inicial. Para tanto, são utilizados antibióticos - Enronit, Lexophone. Se todo o rebanho estiver infectado, as aves deverão ser eliminadas. Sua carne está proibida de ser consumida.

Colibacilose em frangos de corte

Salmonelose

Esta é uma patologia infecciosa que pode se espalhar por gotículas transportadas pelo ar de aves saudáveis ​​para aves doentes. A doença é caracterizada por lacrimejamento, perda de apetite, diarreia, retardo de crescimento e inchaço das pernas.

Se for detectada salmonelose, todo o gado deve receber Levomicetina. Às vezes não há sintomas da doença, por isso pode ser difícil identificá-la. Normalmente, os primeiros sintomas aparecem alguns dias após a infecção.

Para prevenir a doença, vale a pena usar suplementos minerais. Às vezes, o medicamento Enroflon é usado.

Salmonelose em frangos de corte

Aspergilose

Esta é uma doença fúngica que afeta o sistema respiratório. Isso causa chiado e tosse. Os patógenos entram nos embriões através da casca. A prevenção de infecções fúngicas na cama de frango ajudará a evitar problemas. Os locais próximos aos comedouros e bebedouros devem ser limpos sistematicamente.

À medida que a doença progride, as galinhas tornam-se letárgicas e perdem o apetite. Para tratamento, você deve entrar em contato com um veterinário que selecionará os medicamentos ideais.

Aspergilose em galinhas

Raquitismo

Esta doença é causada por uma deficiência de cálcio, vitamina D e fósforo. Isso se deve a irregularidades na dieta, raro passeio dos pássaros e alojamento próximo. A patologia é acompanhada por amolecimento do bico, distúrbios da marcha e saltos ao caminhar, atrasos no desenvolvimento e penas eriçadas.

Em frangos de corte, a doença pode aparecer entre o 8º e o 10º dia de vida. Com a natureza aguda da doença, há curvatura dos ossos, distorção do corpo, alargamento da cabeça no contexto de um corpo pequeno.

Para lidar com o raquitismo, é recomendado fazer ajustes na dieta das aves. Ao mesmo tempo, vale aumentar a quantidade de grãos e verduras. Também vale a pena dar aos pintinhos farinha de peixe e carne e ossos, giz e calcário. Os complexos vitamínicos são prescritos como medicamentos.

Raquitismo em galinhas

Gripe aviária

Esta é uma patologia infecciosa que é transmitida às galinhas domésticas por aves selvagens. Quando infectadas, a atividade motora das aves diminui, a temperatura corporal aumenta, surge a sede e observa-se perda de apetite.

As membranas mucosas ficam vermelhas, ocorre diarréia e as penas ficam eriçadas. À medida que a patologia se desenvolve, os órgãos respiratórios e digestivos sofrem. Dependendo da forma da doença, a morte é possível em 10-100% dos casos.

Se forem detectados sinais de patologia, você deve notificar o veterinário local. Hoje não existem tratamentos eficazes para a gripe aviária. A carne de aves doentes não deve ser consumida. É por isso que eles são massacrados e queimados.

Gripe aviária

Catapora

A patologia é de natureza viral. Você pode ser infectado por pássaros, insetos e roedores doentes. A infecção entra no corpo através de áreas danificadas e membranas mucosas. Existem várias formas da doença:

  1. Pele – considerada a mais fácil. Nesse caso, aparecem verrugas vermelhas nas áreas expostas da pele.
  2. A difteria é o tipo mais agudo. Nesse caso, os órgãos respiratórios, esôfago, laringe e membranas mucosas são afetados. As galinhas não podem comer comida. A morte ocorre em 50% dos casos.
  3. Misto - neste caso, o vírus atinge a pele e as mucosas.

Apenas a forma mais branda da doença pode ser tratada. Nesse caso, os indivíduos infectados são isolados e recebem solução de Furacilina ou Anfluron. Recomenda-se tratar o aviário com formaldeído e desinfetá-lo. Aves saudáveis ​​devem ser vacinadas imediatamente.

Catapora

Sinusite

Esta doença se espalha rapidamente. Se forem identificados indivíduos infectados, eles devem ser imediatamente isolados. As galinhas podem ser infectadas por aves selvagens. Poeira ou objetos contendo vírus também causam o problema.

Os primeiros sintomas da sinusite são bocejos, respiração ofegante e tosse. Além disso, as galinhas apresentam inchaço das pálpebras, secreção de líquido dos olhos e nariz, convulsões, espirros e penas da cabeça grudadas.

Se a terapia não for iniciada em tempo hábil, existe o risco de o processo se tornar crônico. Ao mesmo tempo, os pássaros ficam para trás no desenvolvimento. Antibióticos são usados ​​para tratar sinusite. A terramicina é considerada o medicamento mais eficaz.É administrado por aerossol ou colocado nos alimentos. A clortetraciclina também ajuda a obter bons resultados. O produto é misturado com comida ou água.

Sinusite em galinhas

O que fazer se a doença não puder ser reconhecida?

Se você suspeitar da presença de uma doença, leve imediatamente suas galinhas ao veterinário. Somente um médico pode fazer um diagnóstico preciso após exames laboratoriais.

Com base nos resultados da pesquisa, o especialista irá prescrever medicamentos e selecionar medidas preventivas para o restante do gado.

Ações preventivas

O acúmulo de galinhas e a rápida mudança de gerações levam ao surgimento de diversas infecções. Para evitar problemas, vale a pena desinfetar prontamente equipamentos, bebedouros e comedouros. Recomenda-se que todos estes dispositivos sejam cuidadosamente lavados e tratados com soluções especiais.

As instalações precisam de ventilação sistemática. Recomenda-se branquear e secar regularmente. Atenção especial deve ser dada à qualidade da alimentação. As aves estão estritamente proibidas de alimentar alimentos ácidos ou mofados.

frango no veterinário

Vale a pena usar aditivos líquidos periodicamente e monitorar a qualidade da água. A conformidade com as condições de temperatura, luz e umidade não é de pouca importância.

Existem muitas doenças em frangos de corte que podem levar à sua morte. Cada patologia é caracterizada por certas manifestações. Para lidar com o problema, recomenda-se fazer um diagnóstico correto em tempo hábil e selecionar o tratamento adequado.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim