A dispepsia da panturrilha é uma patologia grave caracterizada por distúrbios digestivos, problemas metabólicos e intoxicação geral. Esta condição é um perigo real porque pode causar desidratação. Como resultado, os bezerros podem morrer. Para evitar esses problemas, você precisa se engajar na prevenção de doenças.
Que tipo de doença é essa?
A dispepsia é entendida como uma patologia que ocorre nos primeiros 10 dias de vida do bezerro. É caracterizada por distúrbios intestinais graves. A doença em si não é perigosa. No entanto, uma elevada percentagem de mortes deve-se à desidratação grave e à perda de elementos benéficos.
Em outras palavras, a dispepsia é uma reação tóxica de bezerros recém-nascidos ao colostro materno. Seu aparecimento se deve à falta de substâncias importantes durante a gravidez. Outro fator é considerado o desenvolvimento insuficiente dos órgãos digestivos em bezerros.
O primeiro sinal da doença aparece nas primeiras 2 horas após o bezerro receber a primeira porção de colostro. Isso leva a distúrbios metabólicos graves, desidratação e retardo de crescimento e desenvolvimento. Neste caso, os bezerros não conseguem digerir o leite materno. Se você não ajudar a tempo, a maioria dos animais morrerá.
Causas
A principal razão para o desenvolvimento da dispepsia é considerada a violação das recomendações para criação e reprodução de animais. Isso pode ser má nutrição ou não conformidade com as condições microclimáticas. Outro fator que provoca o desenvolvimento da doença é o desenvolvimento insuficiente dos órgãos digestivos. Como resultado, o pH intestinal é perturbado, são produzidos elementos tóxicos e microflora putrefativa.
As principais causas dos problemas incluem o seguinte:
- nutrição inadequada de vacas;
- falta de caminhada;
- Começo tardio;
- superalimentação de bezerros;
- colostro frio ou azedo;
- violação das normas sanitárias e higiênicas.
Formas e sintomas da doença
A dispepsia pode ter 2 formas - simples e tóxica. No primeiro caso, o bezerro parece letárgico e fraco, perde parcialmente o apetite e parece deprimido. O animal não fica de pé após o nascimento.Ele constantemente fica com o pescoço esticado e treme. A diarreia amarela aparece por volta do segundo dia. Nesta fase, o tratamento sempre tem prognóstico favorável e ajuda a eliminar completamente a doença.
A dispepsia tóxica aparece repentinamente nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. Ao mesmo tempo, os bezerros perdem o apetite, a temperatura cai e a pele fica fria. A diarreia geralmente contém muco. Se as medidas não forem tomadas a tempo, o animal morre por intoxicação e desidratação.
O principal sinal da doença é considerado fraqueza geral e aparência deprimida. O bezerro também está com diarreia. Tais sinais aparecem na primeira fase da doença. Bebês doentes geralmente ficam deitados de lado e olham para a barriga. Eles podem recusar o colostro parcial ou totalmente. Em situações mais difíceis, os bezerros começam a gemer ou mugir. A temperatura corporal geralmente diminui e a frequência cardíaca e a respiração aumentam.
Em casos complexos de patologia, ocorre desidratação grave. Nesse caso, os bezerros apresentam fraqueza severa, olhos fundos e membranas mucosas secas. Seu pelo fica arrepiado. Frequentemente ocorrem tremores no corpo, perda de sensibilidade e pele seca. Antes da morte, a pele fica pálida ou azulada. Um aumento na frequência cardíaca também é observado. A morte do animal geralmente ocorre dentro de 2 a 5 dias.
Diagnóstico do problema
Para fazer um diagnóstico preciso, é necessário avaliar a dinâmica do bem-estar do animal ao longo de vários dias. Com a dispepsia comum, os bezerros apresentam fraqueza e diminuição da atividade motora. As fezes ficam amareladas e apresentam um odor desagradável. Também existe o risco de evacuações involuntárias. Se você pressionar a barriga, a panturrilha ficará nervosa.
O aparecimento de tais sinais é motivo para procurar um veterinário. O médico fará um diagnóstico com base no quadro clínico e nos exames de sangue. Este teste ajudará a identificar anormalidades eletrolíticas e baixos níveis de potássio. Além disso, com dispepsia, a contagem de leucócitos e a VHS diminuem.
Regime de tratamento para dispepsia de panturrilha
Para lidar com uma forma simples da doença, é recomendável seguir estas regras:
- descarte as próximas 2 porções de colostro;
- administrar solução salina morna com concentração de 1%.
Após 12 horas, o estado do bebê deve se recuperar. Quando a diarreia cessa, a frequência das mamadas duplica. Neste caso, o tamanho da porção deve ser reduzido em 2 vezes. Durante a semana, a nutrição deve voltar ao normal. Recomenda-se dar ao bezerro 500 mililitros de soro fisiológico antes de cada refeição. Deve estar à temperatura ambiente. É importante ressaltar que é proibido o uso de açúcar comum em vez de glicose, pois isso pode piorar o estado do bezerro.
No caso de uma forma tóxica da doença, deve-se fazer o seguinte:
- cancelar o colostro;
- no primeiro dia, administrar soro fisiológico para normalizar as funções digestivas e restaurar o equilíbrio hídrico;
- no 2º dia, reduzir a diária pela metade e dar comida em porções iguais 4 vezes ao dia;
- usar um curso de antibióticos para suprimir a microflora putrefativa;
- Use sulfonamidas para combater bactérias.
Correção nutricional
Caso ocorra dispepsia simples ou tóxica, não é recomendado dar colostro ao bezerro. Deve ser substituído por solução salina.É uma solução de sal de cozinha com concentração de 1%. A temperatura do líquido deve ser de 38 graus.
Recomenda-se manter o bezerro com metade do volume de colostro durante os próximos 3-4 dias. A segunda metade deve ser substituída por solução salina. Também é permitido dar decocções de plantas medicinais ou arroz. Durante um mês após a doença, você precisa continuar a administrar soro fisiológico e restaurar gradualmente o suprimento de leite. Recomenda-se dar todos os líquidos através de chupeta. Isso ajudará a evitar que o excesso de leite entre no corpo e a prevenir a recaída da doença.
Bloqueio de novocaína
Este procedimento ajuda a lidar com dores intensas. Neste caso, recomenda-se administrar o medicamento na área afetada. A escolha do agente ou sua combinação depende da duração necessária do efeito e do grau de intensidade da dor. Para diminuir desconfortos no trato digestivo, recomenda-se o uso de 1 mililitro de solução de novocaína na concentração de 0,5% por 1 quilograma de peso corporal. A injeção deve ser realizada no primeiro buraco faminto. Além disso, recomenda-se inserir a agulha de 20 a 30 milímetros.
Tratamento compensatório
Na medicina veterinária, o tratamento compensatório é um tratamento em que as funções do órgão afetado são substituídas por outras. Com o desenvolvimento da dispepsia, é necessária a compensação da função intestinal. Para isso, o animal recebe uma solução de suco gástrico na concentração de 50%. Recomenda-se fazer isso 20 minutos antes das refeições. A utilização desta ferramenta ajuda a obter os seguintes resultados:
- compensar a deficiência enzimática;
- estimular as funções do pâncreas e ativar a síntese do suco gástrico;
- regular o equilíbrio ácido-base;
- restaurar a microflora intestinal;
- desinfetar os órgãos digestivos;
- facilitar a digestibilidade do leite.
Para repor o equilíbrio hidroeletrolítico, é necessária uma solução eletrolítica. Para fazer isso, você pode comprar medicamentos prontos - por exemplo, Regidron. Você também pode fazer a solução sozinho.
Terapia específica
Se a situação for complicada por infecção ou contaminação bacteriana, o bezerro deve ser tratado com antibióticos, sulfonamidas e nitrofuranos. Os agentes antibacterianos só podem ser prescritos por um médico. A tetraciclina é mais frequentemente usada para dispepsia. Ajuda a lidar com a maioria das infecções. O curso do tratamento dura 4 dias. Neste caso, o produto deve ser tomado 3 a 4 vezes ao dia.
As sulfonamidas têm efeito antibacteriano. Eles também reduzem a inflamação e combatem a produção de toxinas. Este grupo inclui “Sulgin”, “Ftalazol”, “Ftazin”. Os nitrofuranos são necessários para suprimir a microflora gram-negativa e gram-positiva. Estes incluem “Furacilina”, “Furagin”. O curso da terapia dura 3-4 dias.
Remédios populares
Para tratar um bezerro, você pode usar decocções de ervas e envolventes. Recomenda-se cozinhá-los por meia hora em fogo baixo. Normalmente, um punhado de materiais vegetais é usado para cada 2 litros de água. Para dispepsia, são indicadas ervas com efeito adstringente. Estes incluem casca de carvalho, elecampane e erva de São João. Você também pode usar cones de amieiro. Arroz, linhaça e aveia são usados para envolver decocções.
Ações preventivas
Para prevenir a patologia, é recomendado seguir estas regras:
- fornecer à vaca quantidade suficiente de vitaminas e microelementos na fase seca;
- após o parto, proporcionar à fêmea uma alimentação balanceada;
- observar as normas sanitárias e higiênicas do celeiro;
- manter a temperatura ambiente ideal;
- Isole imediatamente os animais doentes.
Recomenda-se iniciar a alimentação do bezerro com colostro apenas 1 hora após o nascimento, e a alimentação deve vir de uma vaca saudável. A dispepsia é uma patologia bastante complexa que ocorre frequentemente em bezerros. Para lidar com isso, é recomendável entrar em contato imediatamente com um veterinário e seguir suas instruções.