Sintomas e tratamento da salmonelose em bezerros, instruções de uso do soro

A salmonelose em bezerros é uma infecção aguda associada à infecção por bactérias perigosas. Neste caso, os animais apresentam sintomas de febre e o funcionamento dos órgãos digestivos é perturbado. Em situações difíceis, os órgãos respiratórios sofrem, inclusive os pulmões. Para lidar com a violação, é recomendável consultar um veterinário em tempo hábil.


Antecedentes históricos, danos económicos

Salmonol e Smith foram os primeiros a identificar o agente causador da doença. Isso aconteceu em 1885. Mais frequentemente, indivíduos sexualmente maduros são afetados e são capazes de transmitir a infecção a outros animais e pessoas. A salmonelose é considerada uma doença comum que ocorre em muitos países, e a Rússia não é exceção. Os danos económicos são medidos pela mortalidade significativa de animais jovens. Ao mesmo tempo, a patologia se espalha rapidamente e em pouco tempo pode causar danos a todo o rebanho.

Patógeno e causas da doença

A salmonelose é causada por pequenos bastonetes - em média, seus tamanhos são de 2 a 4 mícrons. Eles têm bordas arredondadas. Todos os tipos de salmonela, que causam danos aos animais jovens, morrem quando expostos a uma temperatura de 70 a 75 graus por 15 a 30 minutos. Além disso, são capazes de resistir ao congelamento por 3-4 meses. A Salmonella pode viver nas fezes, no estrume e na água durante vários meses.

Na maioria das vezes, a patologia se desenvolve na primavera - durante o parto. A principal causa da infecção é considerada um enfraquecimento significativo do sistema imunológico em animais jovens e uma violação da resistência geral do corpo a vários vírus e bactérias. Isso se deve à falta de vitaminas e minerais e às condições de vida desfavoráveis.

A salmonelose é especialmente perigosa para bezerros com idade entre 10 e 60 dias. Animais fracos ou fisicamente subdesenvolvidos sofrem primeiro. A infecção ocorre quando uma vaca portadora de salmonela bebe leite.

salmonelose em bezerros

Sintomas e curso da patologia

Os sintomas da patologia dependem diretamente da forma do seu curso. Além disso, pode ser agudo e crônico.

Forma aguda

Na salmonelose aguda em bezerros, os seguintes sinais estão presentes:

  • fraqueza geral - os animais mentem ou dormem constantemente;
  • secreção de líquido pelo nariz;
  • aumento de temperatura para 39-42 graus;
  • perda total ou parcial de apetite;
  • desenvolvimento de diarreia - observado no 2-3º dia;
  • vazamento involuntário de fezes - ocorre no 5º dia.

Na salmonelose aguda, os sintomas variam. Às vezes, as manifestações padrão incluem rinite, conjuntivite e tosse.

Crônica

A salmonelose crônica apresenta aproximadamente os mesmos sintomas. No entanto, a artrite também é adicionada a eles. Esta forma de patologia ocorre na ausência de tratamento adequado do processo agudo. Neste caso, a salmonelose crônica pode estar presente por 2 a 3 meses. É por isso que é tão importante iniciar a terapia em tempo hábil. Nas vacas, a doença pode ser praticamente assintomática, já que seu organismo é mais resistente à doença.

Como a doença é diagnosticada?

É importante realizar um diagnóstico diferencial de salmonelose com dispepsia, pasteurelose e colibacilose. Também é importante distinguir a patologia da infecção diplocócica ou estreptocócica. Recomenda-se fazer um diagnóstico abrangente.

Nesse caso, vale levar em consideração a situação epizoótica. Os sintomas, os dados dos exames bacteriológicos e dos testes sorológicos não são de pouca importância.

Para fazer um diagnóstico preciso, é recomendável enviar ao laboratório amostras de fígado, baço, tecido pulmonar e vesícula biliar. Para identificar o portador, é necessário exame do fígado e do baço. Para fazer um diagnóstico durante a vida, vale a pena estudar as fezes e o sangue.

salmonelose em bezerros

Regras para o tratamento da salmonelose em bovinos

A assistência oportuna ajudará a prevenir a morte em massa de animais e a alcançar uma recuperação completa. Neste caso, recomenda-se a realização de terapia complexa. Suas principais tarefas incluem o seguinte:

  • supressão de microrganismos bacterianos;
  • eliminação dos sintomas de intoxicação;
  • normalização dos órgãos digestivos.

Antes de iniciar o tratamento em bezerros doentes, recomenda-se fazer o seguinte:

  • isolar o animal doente em sala separada;
  • fornecer dieta ao bezerro;
  • crie um microclima adequado na sala - umidade, ventilação e temperatura são importantes;
  • introduza vitaminas e minerais em sua dieta que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Antibióticos

Um dos métodos mais eficazes de combate à salmonelose é o uso de agentes antibacterianos e sulfonamidas. Antes de administrar um medicamento, é imprescindível avaliar a reação do animal a ele. Na maioria das vezes, a levomicetina é usada para salmonelose. Recomenda-se utilizá-lo na quantidade de 0,04 gramas por 1 quilograma de peso corporal. Antes do uso, a composição deve ser misturada com água e dada aos bezerros. Recomenda-se fazer isso 3 vezes ao dia. O curso da terapia dura 2-3 dias.

Também é permitido o uso de tetraciclina para este diagnóstico. A substância é administrada aos bezerros na quantidade de 0,02 gramas por 1 quilograma de peso. A sintomicina não é menos eficaz. Ao mesmo tempo, 0,02-0,04 gramas devem ser usados ​​​​por 1 quilograma de peso corporal.

Especialista:
Uma opção de tratamento eficaz é uma combinação de medicamentos antibacterianos com sulfonamidas - Sulcimida, Norsulfazol.

Esta opção de terapia é especialmente eficaz para a salmonelose crônica. Com sua ajuda é possível evitar a ocorrência de pneumonia. Neste caso, a dosagem de sulfonamidas no primeiro dia de tratamento deve ser de 0,1 gramas por 1 quilograma de peso corporal.

Droga sintomicina

Soro antitóxico

No primeiro dia de terapia deve ser utilizado soro antitóxico polivalente. É feito à base de imunoglobulinas e antitoxinas de animais saudáveis.Nesse caso, o medicamento é combinado com antibióticos do grupo das tetraciclinas. Promove a formação de imunidade passiva a patógenos.

Ao tratar bezerros, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso. O medicamento é recomendado para administração por via intravenosa ou intramuscular. Nesse caso, animais de até 10 dias recebem de 5 a 10 centímetros cúbicos de soro. Os bezerros recebem 20 centímetros cúbicos da droga por 10 a 30 dias. Para atingir o efeito máximo, o volume diário deve ser dividido em 3-4 vezes. O soro ajuda a neutralizar a atividade de microrganismos bacterianos, enquanto os antibióticos ajudam a evitar a ocorrência de pneumonia.

Em que casos a vacina é indicada?

Um método eficaz para prevenir o desenvolvimento de salmonelose é vacinação de bezerros. Vários tipos de remédios são usados ​​para prevenir a doença. Porém, para bezerros a melhor opção é a vacina com formolalum. Vale a pena vacinar-se nos primeiros 2 a 3 dias de vida. Nesse caso, recomenda-se administrar o medicamento por via subcutânea - na região do pescoço. Após 3-5 dias, o procedimento é realizado novamente.

A vacinação oportuna de vacas prenhes é de particular importância. Devem administrar o medicamento em 2 doses, com intervalo de 8 a 10 dias. Na primeira vez recomenda-se administrar 10 centímetros cúbicos do medicamento, na segunda - 15. As novilhas grávidas são vacinadas 50-60 dias antes do parto. O efeito da droga dura 6 meses. Então as injeções devem ser repetidas. Recomenda-se comprar a vacina apenas em lojas especializadas ou farmácias veterinárias. Ao usar o medicamento, é importante seguir rigorosamente as instruções. Vale a pena considerar que após a vacinação, a imunidade do bezerro não se desenvolve imediatamente - isso acontece somente após 10 a 12 dias.

Ações preventivas

O tratamento da salmonelose é considerado bastante difícil. É mais fácil prevenir a ocorrência de patologia. Para fazer isso, você deve seguir as seguintes regras:

  • seguir as recomendações veterinárias e sanitárias para criação de bezerros;
  • tratar sistematicamente as instalações com desinfetantes;
  • evitar o acúmulo de resíduos em currais contendo gado;
  • equipar adequadamente o rebanho;
  • fornecer água suficiente aos animais;
  • combater ativamente roedores e outras pragas;
  • isolar prontamente os indivíduos infectados;
  • Vacinação na hora certa.

A salmonelose é considerada uma doença perigosa que pode levar à morte de bezerros. Portanto, quando surgirem os primeiros sinais de doença, é recomendável entrar em contato imediatamente com um veterinário. Para evitar o aparecimento da doença, vale a pena se vacinar na hora certa.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim