O desenvolvimento de salmonelose em pombos é considerado uma condição perigosa. Esta violação causa sérios danos à população de aves. Portanto, é estritamente proibido ignorar os sintomas da patologia. Para evitar o desenvolvimento da doença, as aves devem ser vacinadas em tempo hábil e devem ser observadas regras rigorosas de higiene. Se aparecer uma violação, você pode usar medicamentos e receitas tradicionais para tratamento.
Descrição da doença
A salmonelose é causada por microrganismos bacterianos pertencentes ao gênero Salmonella e que persistem por muito tempo no ambiente externo. As aves não são as únicas portadoras da doença. A patologia também é transmitida por ratos e insetos. A infecção ocorre pela inalação de poeira que contém fragmentos de bactérias. Suas fontes podem ser comida, água, lixo. A salmonelose é transmitida aos pintinhos através da casca do ovo.
A patologia pode ter diferentes opções de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o curso mais complexo da doença é observado em pintinhos e aves jovens. As taxas de mortalidade, neste caso, chegam a 90%. A Salmonella se desenvolve rapidamente no fígado, cérebro e articulações. Também pode afetar os intestinos, rins e pulmões.
Razões para a aparência
Salmonella tem excelente resistência. Portanto, as vias de infecção por bactérias podem ser diferentes. Na maioria das vezes, o desenvolvimento da doença é causado pelo consumo de alimentos ou água infectados. O curso da doença depende da condição da ave e de fatores externos.
As principais causas da doença incluem o seguinte:
- Água contaminada. As bactérias entram na água através dos excrementos das aves doentes. Portanto, é importante limitar o acesso dos pombos domésticos ao esgoto ou à água suja. Recomenda-se colocar um bebedouro com água limpa no aviário.
- Comida contaminada. A fonte mais comum de infecção são os grãos infectados por roedores.
- Enfraquecimento do sistema imunológico. Na maioria dos casos, a salmonelose é diagnosticada em aves enfraquecidas pela fadiga, falta de vitaminas ou desnutrição.
- Violação das regras de higiene. Neste caso, as bactérias penetram nos alimentos e na água. Portanto, é importante controlar a limpeza das ferramentas e da roupa de cama.
- Falta de ventilação normal. As bactérias se desenvolvem ativamente em áreas mal ventiladas.
Pombos infectados podem causar infecção dos pintinhos - isso ocorre através dos poros da casca.
Formas e sintomas da doença
Os sintomas da patologia dependem da sua forma. A doença pode ser ocultada e transmitida aos pintinhos. Em 90% dos animais jovens, a patologia aguda provoca a morte.
Escondido
Com este tipo de patologia, os pombos parecem saudáveis ou apresentam ligeiros sinais de doença. No entanto, eles são uma fonte de infecção. As bactérias estão localizadas no fígado, rins e intestinos.
Eles também afetam o cérebro, ovários, articulações e pulmões. Os microrganismos são excretados periodicamente nas fezes.
Em aves adultas com salmonelose, é observada deposição irregular de ovos. Muitas vezes eles permanecem não fertilizados. A morte do embrião também ocorre frequentemente. Quanto mais jovens as aves, mais aguda é a patologia.
Explícito
Esta forma é típica de aves enfraquecidas e com alta virulência do patógeno. Nesse caso, as aves recusam comida e morrem em 8 a 14 dias. Os pássaros jovens com esta doença ficam apáticos, não voam, perdem o apetite, mas bebem muita água. Frequentemente são observados distúrbios intestinais, que causam a morte em 50-70 dias.
Os principais sinais de uma forma óbvia da doença incluem o seguinte:
- diminuição do apetite;
- apatia;
- sede pronunciada;
- diminuição da atividade física;
- penas eriçadas;
- diarréia.
Métodos de tratamento para salmonelose em pombos
Para eliminar a salmonelose, deve ser realizada terapia combinada. Com diagnóstico oportuno e tratamento adequado, é possível curar aves infectadas em 90% dos casos.
Antes de iniciar a terapia, é importante desinfetar completamente o pombal. Para fazer isso, você pode usar o medicamento “Virkon S”. É inofensivo para pombos e pessoas. Para fazer uma solução, é necessário misturar 50 gramas do produto com 5 litros de líquido.A composição ajuda a combater vírus, fungos, mofo.
Medicação
Os antibióticos são considerados os medicamentos mais eficazes para a salmonelose. São perfeitamente absorvidos pelas paredes intestinais e, portanto, agem rapidamente. Nesse caso, a dosagem dos medicamentos é de grande importância.
Os meios mais eficazes incluem:
- "Gentamicina" - a droga se dissolve em água. Recomenda-se alimentar as aves com a mistura resultante durante uma semana. Este tempo é suficiente para eliminar a patologia. Para 1 litro de água use 0,5 gramas de remédio.
- "Estreptomicina" - a composição deve ser administrada por via intramuscular. Recomenda-se fazer isso duas vezes ao dia. O intervalo entre as injeções deve ser de 12 horas. Para 1 quilo de peso, são utilizadas 50 mil unidades do medicamento.
- “Parastop” - esta substância deve ser combinada com água. São necessários 10 dias para alimentar um pombo com a mistura. Recomenda-se ingerir 1 mililitro da substância para 1 litro de água.
- Recomenda-se que a furazolidona seja adicionada aos alimentos por 5 dias. A dosagem do medicamento deve ser de 3 miligramas da substância por 1 quilograma de peso.
- "Amoxiclav" - este medicamento deve ser misturado com água. Recomenda-se tomar 0,4 gramas de medicamento por 1 litro de líquido. Custa 3 dias para tratar um pássaro com ele. Se necessário, a dose pode ser ligeiramente aumentada.
- “Baytril” é uma substância medicinal que se recomenda misturar com água potável. Nesse caso, recomenda-se ingerir 0,5 mililitros da substância por 1 litro de líquido. Dar a composição aos pombos custa de 3 a 5 dias.
Remédios populares
Também é possível tratar a salmonelose em pombos com remédios populares. As substâncias mais eficazes incluem:
- Chá de camomila. Para prepará-lo, recomenda-se levar 1 colher pequena de matéria-prima desidratada por copo de água fervente e deixar por 1 a 2 horas.Quando a composição esfriar completamente, deve-se coar bem e dar às aves em vez de água por 1 semana. A composição tem um efeito suave, por isso é adequada para aves de qualquer idade.
- Infusão de própolis ou pão de abelha. Os produtos apícolas devem ser utilizados durante a postura dos ovos. Isso ajuda a proteger pombos e pintinhos adultos. Para fazer uma mistura saudável, recomenda-se tomar 1 colher grande de infusão ou pão de abelha triturado e misturar com 1 litro de água. Use o produto preparado em vez de água.
- Decocção de agulhas de pinheiro. Esta substância possui propriedades antimicrobianas pronunciadas. Ele também contém muitas vitaminas e microelementos. Para fazer uma substância útil, recomenda-se pegar 1 copo de agulhas de pinheiro e infundir em 1 litro de água fervente. Isso deve ser feito por 1-2 horas. Coe bem a mistura acabada. Substitua a água potável pelo produto resultante por 1 semana. Se necessário, a terapia pode ser estendida até que os sintomas da patologia desapareçam.
Cuidando de pombos após doença
Após a terapia medicamentosa, os pombos devem receber cuidados cuidadosos.
Para normalizar as funções do sistema digestivo, você pode usar o preparado vitamínico “Felucen”. Além de substâncias úteis, inclui cascalho. Este componente torna os alimentos mais fáceis de digerir.
Ações preventivas
Para minimizar o risco de desenvolver salmonelose em pombos, as aves precisam ser vacinadas em tempo hábil. Além disso, as seguintes medidas ajudarão a reduzir a probabilidade da doença:
- fornecer aos pombos alimentos de qualidade;
- limpeza e desinfecção semanal do aviário, ventilação frequente, cumprimento das normas de higiene;
- Controle de roedores;
- verificação de salmonela nas aves - deve ser feita 2 vezes por ano antes do acasalamento;
- introdução de vitaminas e suplementos dietéticos na alimentação - esses componentes ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
- uso de antibióticos leves.
A salmonelose em pombos é comum e pode levar à morte do gado. Para minimizar o risco de desenvolver a doença, é importante engajar-se na sua prevenção. Se aparecerem sintomas de patologia, é recomendável tomar medidas oportunas. Para combater a doença, vale recorrer a medicamentos ou receitas tradicionais.