As cabras são um dos animais de fazenda mais comuns domesticados pela humanidade desde tempos imemoriais. Eles se distinguem pela boa saúde, fertilidade e produzem carne dietética, leite curativo e lã. Estes animais são úteis na agricultura familiar e são criados industrialmente, pelo que o aparecimento de doenças pode ameaçar o gado. É importante conhecer as causas do líquen em cabras e ser capaz de lidar eficazmente com a doença.
Causas da doença
Os animais sofrem de vários tipos de infecções de pele causadas por fungos. A micose é mais comum. Afeta animais domésticos e de fazenda.Gatos e cães são mais suscetíveis a isso do que outros; bovinos, ovinos e caprinos sofrem com isso com menos frequência.
No entanto, as infecções fúngicas são altamente contagiosas, o que significa que são transmitidas através do contato com uma pessoa infectada. A doença também pode migrar de cabras e outros representantes para pessoas e vice-versa, uma vez que não existem patógenos específicos que sejam diferentes para pessoas e animais.
Tricofitose, microsporia e sarna são causadas pelos fungos Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. Nas cabras, instalam-se na pele e danificam os tecidos e a lã, localizando-se em áreas delicadas - orelhas, nariz, focinho, estômago e espalhando-se por todo o corpo.
Sintomas de infecção
A micose se parece com uma mancha esbranquiçada, rosada ou avermelhada, geralmente de formato oval ou redondo, sobre a qual os pelos caem e se formam escamas escamosas e que coçam.
Crianças e animais jovens são mais frequentemente afetados porque a sua imunidade ainda não está totalmente desenvolvida e a sua pele é muito mais suscetível a infecções. No entanto, isso não significa que uma cabra adulta não possa ser infectada. Se ela entrar em contato com companheiros de tribo doentes ou outros habitantes do curral, ou animais de estimação, ela poderá adoecer em qualquer idade.
Traços de líquen inicialmente quase imperceptíveis podem aumentar e crescer, causando coceira e irritação. As cabras tentarão coçar o local dolorido, o que pode espalhar a infecção para outras áreas do corpo e também levar a uma infecção bacteriana secundária devido à entrada de microorganismos no tecido danificado.
Métodos de diagnóstico
Uma infecção fúngica pode ser detectada visualmente se a doença tiver progredido muito. No entanto, várias infecções ocorrem de forma latente e as manifestações externas podem ser semelhantes entre si.Portanto, a única maneira precisa de identificar o líquen pode ser realizar um diagnóstico especial por um veterinário.
Para fazer isso, um esfregaço é retirado do foco de atividade patológica e examinado ao microscópio. Caso esse método não traga resultados, será necessário utilizar a inoculação do patógeno em meio nutriente em placa de Petri. Este método permitirá determinar com precisão o tipo de patógeno e iniciar o tratamento profissional.
Como tratar adequadamente a micose em cabras
As doenças fúngicas são transmitidas por esporos que “aderem” ao pelo e ficam presos aos tecidos. Portanto, antes de iniciar o tratamento, é aconselhável retirar os pelos, pelo menos nas partes afetadas, o mais curtos possível ou pelo menos apará-los. Isto reduzirá o risco de disseminação do líquen para tecidos saudáveis e facilitará o uso simplificado de agentes externos.
O animal deve ser tratado com uma composição que mate fungos e esporos. Os melhores medicamentos para esse fim são o Imaverol e o Lime Sulphur, mas você também pode usar shampoos que contenham a substância miconazol, por exemplo, o Nizoral. Os detergentes antimicóticos atuam por contato direto, ou seja, atuam sobre o patógeno durante a lavagem, mas são indicados para animais de grande porte. Por exemplo, você pode lavar uma cabra adulta com shampoo e depois, se necessário, complementar o procedimento com tratamento. Um banho com medicamento semelhante é suficiente para uma criança.
Se o banho não for suficiente ou se houver áreas danificadas profundas e extensas no corpo da cabra, é utilizado um tratamento complexo.Externamente, as feridas são tratadas com pomadas antimicóticas e medicamentos antifúngicos como griseofulvina, cetoconazol ou itraconazol são administrados internamente. O último remédio tem menos toxicidade e efeitos colaterais.
A escolha do medicamento, posologia e período de tratamento estão relacionados ao tipo de doença, idade e peso do animal, sendo, portanto, prerrogativa do médico veterinário.
Possível perigo
O líquen pode não aparecer externamente ou ser quase imperceptível até certo momento. No entanto, a doença se desenvolve, corroendo gradualmente a força do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico. Nessa condição, uma cabra pode facilmente “pegar” qualquer doença. O sistema imunológico pode não ser capaz de lidar com resfriados ou outras doenças, fazendo com que o animal sofra ou até morra.
Principalmente a micose e o líquen podem causar infecção secundária, o que piora ainda mais o estado do animal. Do ponto de vista puramente técnico, a pelagem sofre, o que pode causar prejuízos financeiros ao agricultor na criação de cabras de lã fina ou felpudas. Além disso, o líquen pode causar alterações na lactação, de modo que a cabra não conseguirá alimentar seus filhotes ou não produzirá leite suficiente se pertencer a uma raça especializada.
Os medicamentos para o líquen também podem representar um perigo, especialmente se a dosagem ou o momento do tratamento forem violados. Vários medicamentos provocam efeitos colaterais que afetam negativamente o funcionamento do fígado, dos rins, do trato gastrointestinal e também inibem o funcionamento da medula óssea.
Métodos de prevenção
Para evitar o surto da doença entre os caprinos e a transmissão para outros animais, bem como para as pessoas que cuidam deles, é necessário seguir estas recomendações:
- Manter a limpeza nas instalações onde as cabras são mantidas.
- Limpar, pentear e, se necessário, lavar os animais, pois muitas vezes os fungos se desenvolvem em pelos sujos, despenteados e emaranhados.
- Isole a cabra ou cabrito infectado para evitar a propagação do herpes zoster.
- Uso de vacinas especializadas.
- A alimentação equilibrada e o cumprimento das regras de criação de cabras promovem uma forte imunidade natural, o que ajuda a não se infectar ou a enfrentar rapidamente a infecção através do próprio corpo.
Se você fornecer condições de vida às cabras, alimentá-las com ração natural balanceada e iniciar rapidamente os procedimentos quando o líquen for detectado, você poderá evitar perdas graves e salvar o gado, incluindo crianças e animais adultos.